Início » Colunas » Coluna do Verchai » Como Flamengo superou crise para conquistar muitos títulos?

Como Flamengo superou crise para conquistar muitos títulos?  

O Flamengo é uma das maiores clubes do Brasil e da América do Sul. Uma das equipes mais vitoriosas de nosso futebol. No entanto, nem sempre foi assim. O Mengão já passou por altos e baixos e até quase declarou falência.

Classificação atualizada do Brasileirão Série A 2022

História do Flamengo

O Flamengo ou Mengão (apelido da torcida) é uma das equipes mais poderosas, rica e campeã do Brasil. Mas a história do clube começou bem diferente, porque em 1895 foi o ano da sua criação, mas não como uma equipe de futebol e sim de Remo, na época o Remo era o esporte mais praticado no Brasil. Desta forma o clube carioca foi criado em 1912, e sua primeira partida resultou em uma vitória contra a equipe do Mangueira. Em 1926 foi uma das equipes mais poderosas do Brasil com o título do Campeonato Carioca, em 1933 foi a primeira fez que jogou contra uma equipe que não é do Brasil, foi uma vitória em cima da equipe Argentina River Plate. Mas o Flamengo só foi competir em campeonatos profissionais na época a partir de 1934, o Flamengo começou a contratar grandes jogadores. Alguns anos depois a equipe do Flamengo ganhou seu primeiro título internacional. Depois desse titulo Internacional o Flamengo só foi voltar ter uma grande mídia na década de 70 com grandes jogadores como: Leandro, júnior (jogador com mais jogos pelo flamengo), Zico (maior ídolo do Flamengo), Andrade, etc. Com esses grandes jogadores o Flamengo conquistou a taça Guanabara e o seu primeiro título de Campeonato Brasileiro em 1981, nesse ano também ganhou a sua primeira Copa Libertadores da América vencendo a equipe do Cobreloa do Chile e ganhou o histórico Mundial de Clubes contra o Liverpool. Depois desses anos históricos do Flamengo, passou por algumas instabilidades, mas continuou contratando grandes jogadores como Romário, Sávio, Vagner Love, Adriano Imperador, Ronaldinho gaúcho. Uma das crises falando de futebol sem ser de questão tão financeira, foram as crises de quase rebaixamento do Flamengo nos anos de 1987, 1995, 2001 e isso era quando era o campeonato brasileiro mata-mata, mas na era dos pontos corridos o Flamengo passou mais sufoco, foi nos anos de 2013 e 2014.

Crise do Flamengo 2009

Vale destacar a fala do p Márcio Braga onde disse “acabou o dinheiro”, essa frase foi dita no início da temporada de 2009 exatamente no dia 24 de janeiro, essa crise se deu por falta de dinheiro para renovar contratos com grandes jogadores e estrelas de outros esportes do Flamengo, lembrando que o clube conta por exemplo, com o Basquete, ou seja, em vários setores do rubro-negro estavam existindo problemas. Desta forma, sem conseguir pagar os seus jogados e renovar os seus contratos, o Flamengo teve que começar a vender jogadores para pagar as suas próprias contas, o que deixou o elenco mais frágil, porém foi a saída que o clube teve para tentar resolver a situação. 

Crescimento financeiro e esportivo do Flamengo

Flamengo foi o campeão brasileiro de 2019 (Foto: Alexandre Vidal/Marcelo Cortes e Paula Reis/Flamengo)

Logo após ter esse ano péssimo nas finanças os sócios do clube foram atrás de conseguir uma nova diretoria para lidar com a sua situação financeira, melhorar a sua gestão, organizar, profissionalizar mais o elenco, a instituição e as pessoas que trabalham no clube. Por isso entrou um grupo na presidência do clube, nesse grupo havia pessoas como Rodolfo Landim ex-executivo da Petrobras, Wallin economista, Claudio Pracrownik e Eduardo Bandeira de Mello. Logo na primeira semana contrataram a auditoria da Ernst & Young para calcular as contas e dívidas do Flamengo, meses depois a Ernst & Young constatou uma dívida de um pouco mais de 750 milhões de reais, que na época foi a maior dívida do futebol Brasileiro. Partes dessas dívidas era por não pagar certos impostos, a má gestão do último presidente e dívidas judicias e trabalhistas. Umas das primeiras coisas que esse grupo fez, foi pagar a dívida fiscal ao governo federal e pagar a dívida estadual para o estado do Rio de Janeiro, com essas dívidas pagas o Flamengo pode fazer contratos com empresas públicas, uns dos contratos mais famosos e produtivo para o Flamengo foi com a empresa de roupas e objetos esportivos Adidas e com as lojas Havan. Outro grande ponto que ajudou o Flamengo foi utilizar a imensa torcida, e isso foi feito com a criação do sócio torcedor, com essa criação além de ajudar o Flamengo também iria ajudar os próprios torcedores com mais benefícios com compras, ingresso, etc. Esse grupo também fez um projeto para financiar dívidas de longo prazo, com essas várias mudanças o Flamengo conseguiu diminuir cada vez mais as suas dívidas, além de criar um centro de treinamento bem moderno e melhorar a sua base. Com essa melhora na base o Flamengo começou a lucrar bastante como, por exemplo, a venda de jogadores como Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, que trouxeram uma ótima renda para o Flamengo. Com esses aumentos da receita, o Flamengo começou a contratar grandes jogadores como: Diego Ribas, Diego Alves e Éverton Ribeiro, mais esses jogadores de início não trouxeram grandes títulos quando chegaram, mas a partir da chegada do ano de 2019 o Flamengo decidiu abrir os cofres e pode contar muitos jogadores como: Gabigol, De Arrascaeta, Bruno Henrique, Gerson, Rodrigo Caio, Plabo Marí, Rafinha, Filipe Luís, Pedro, Michael, etc. Com esses jogadores, o Flamengo ganhou bastantes títulos em 2019, 2020 e 2021. Em 2019 o Flamengo conseguiu mais de 100 milhões de reais só com a venda de ingressos, a partir desses títulos e com a boa gestão da diretoria, o Flamengo baixou muitas das suas dívidas, e tornando-se uma das equipas mais produtivas e vencedoras do futebol Brasileiro. Assim o clube parece que só vai melhorar os seus lucros, porque vem tendo vários jogadores promissores na sua base e vem trazendo os maiores públicos e uma das maiores rendas com ingressos no futebol Brasileiro

Deixe um comentário