Início » Colunas » Coluna do Verchai » Sorteio define oitavas de final da Liga dos Campeões

Sorteio define oitavas de final da Liga dos Campeões  

Reencontro de Messi e Cristiano Ronaldo é anulado por erro da UEFA no sorteio, e Paris Saint-Germain cai contra o Real Madrid.

oitavas champions league

Depois de um erro cometido pela UEFA no sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões realizado às 8 horas (de Brasília) desta segunda-feira (13), um novo sorteio teve de ser realizado às 11 horas. O que aconteceu foi que o primeiro time sorteado, o Villarreal, não poderia enfrentar o Manchester United nas oitavas de final, por terem se classificado pelo mesmo grupo, mas os Red Devils foram incluídos no sorteio e saíram exatamente contra o Submarino Amarelo, de forma que um novo adversário teve de ser sorteado. Na sequência do primeiro sorteio, o Manchester United não foi incluso no sorteio do time que enfrentaria o Atlético de Madrid, apesar de que deveria ter sido, uma vez que o software registrou o confronto do time inglês com o Villarreal. Desta forma, o sorteio das oitavas de final teve de ser anulado para a realização de um novo sorteio de confrontos.

No primeiro sorteio, um dos envolvidos na polêmica, o Manchester United, tinha caído contra o Paris Saint-Germain, em um confronto que protagonizaria o reencontro de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo na Liga dos Campeões. No segundo sorteio, porém, o Paris Saint-Germain de Messi e Neymar acabou caindo contra o Real Madrid, o maior campeão isolado da Europa, com 13 títulos de Liga dos Campeões. Com seus estrelados jogadores, incluindo o zagueiro Sergio Ramos, ex-Real Madrid, o Paris Saint-Germain vai em busca do seu primeiro título de Liga dos Campeões, e vai protagonizar aquele que certamente é o confronto mais aguardado destas oitavas de final.

Diferentemente de outros momentos da história, é o Paris Saint-Germain que carrega consigo um time superestrelado, enquanto o Real Madrid, por sua vez, aposta no seu peso histórico e na mescla de um time experiente (com nomes como Casemiro, Kroos, Modric e Benzema, que já foram campeões continentais mais de uma vez) com jogadores ainda muito jovens e promissores, como Vinícius Júnior e Rodrygo. No comando técnico, porém, o PSG tem o argentino Mauricio Pochettino, que ainda busca se firmar como um grande nome do cenário europeu, enquanto o Real Madrid conta com o experiente e consagrado italiano Carlo Ancelotti, que já tem em seu currículo três títulos da Liga dos Campeões, entre outras conquistas nacionais.

Após cancelamento de reencontro com Messi, Cristiano Ronaldo tem outro reencontro marcado: contra o Atlético de Madrid de Diego Simeone.

O Manchester United se livrou de uma pedreira nas oitavas de final, mas pegou outra. O confronto com o Paris Saint-Germain foi cancelado pelo erro da UEFA no primeiro sorteio, mas, no segundo, acabou caindo contra outro gigante europeu: o Atlético de Madrid. Com isso, ao invés do reencontro com um eterno rival, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, com a camisa do Manchester United, vai ter um reencontro com o técnico Diego Simeone, do qual foi carrasco em outras edições da Liga dos Campeões, quando vestia a camisa do Real Madrid. Foram duas decisões de títulos do gajo contra o técnico argentino e em ambas o craque português balançou as redes e saiu vitorioso.

Isso sem se falar em tantas outras vezes em que eles se enfrentaram pelo Campeonato Espanhol e por outras fases de mata-mata da Liga dos Campeões. Agora, porém, a situação de ambos é diferente. Cristiano Ronaldo está voando no auge dos seus 36 anos, mas ainda busca aquele equilíbrio perfeito com os seus outros 10 companheiros de time. Do outro lado, o técnico Diego Simeone está em reconstrução com o Atlético de Madrid, praticamente está fora da luta por título espanhol nesta temporada e por muito pouco não ficou fora das oitavas de final desta Liga dos Campeões, mas, como sempre, mostrou força para ficar com a vaga no mata-mata da competição mais importante da Europa.

Líder da fase de grupos com 100% de aproveitamento, Liverpool enfrenta o atual camepão italiano

Outro destaque destas oitavas de final da Liga dos Campeões é o duelo entre a Internazionale de Milão, a atual campeã italiana, e o Liverpool. Os Reds chegam como favoritos não só por terem se classificado na liderança do grupo "B" (tido como o grupo da morte por envolver Atlético de Madrid, Porto e Milan) ostentando 100% de aproveitamento, mas por conta do trabalho sólido e duradouro do técnico Jürgen Klopp. O Liverpool foi campeão da Liga dos Campeões pela sexta vez na temporada 2018/19 e ergueu seu primeiro título da Premier League na temporada seguinte (2019/20), ambos sob o comando do alemão. Agora, Klopp busca ir ainda mais longe: luta ponto a ponto com Manchester City (líder) e Chelsea (3º) pelo título da Premier League, e, é claro, quer também o título da Liga dos Campeões. A Inter de Milão, por sua vez, teve alguma dificuldade para se classificar, mas conseguiu garantir um lugar nas oitavas de final depois de dez anos (a última vez tinha sido na temporada 2011/12). A Internazionale é a atual campeã italiana e, sob um novo trabalho nesta temporada (do agora técnico Simone Inzaghi) tomou a liderança da competição nacional na última rodada, disputada no último fim de semana.

Outros confrontos:

Além dos duelos de gigantes, as oitavas de final da Liga dos Campeões também reserva duelos de campeões. O atual campeão da Liga dos Campeões, Chelsea, se classificou na vice-liderança de seu grupo, mas deu "sorte" no sorteio e vai enfrentar o atual campeão francês, o Lille, nas oitavas de final. Já o atual vice-campeão da Liga dos Campeões e campeão inglês, Manchester City, vai ter pela frente o atual campeão português, Sporting. O Bayern de Munique, atual eneacampeão alemão, vai enfrentar o campeão austríaco nestas oitavas de final, o Red Bull Salzburg, em um confronto que é tido como um clássico em razão de o Leipzig, também da Red Bull, ter se tornado um adversário direto do Bayern na Alemanha (tanto dentro de campo como fora de dele, financeiramente falando). Por fim, a Juventus vai enfrentar o atual campeão da Liga Europa, Villarreal, e o Ajax, campeão holandês, enfrenta o Benfica de Jorge Jesus.

Deixe um comentário