Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo dos playoffs da Europa League

Tudo dos playoffs da Europa League  

Barcelona e Napoli fazem “confronto de Liga dos Campeões” pelos playoffs da Uefa Europa League.

(Divulgação: SSC Napoli)

Em sua primeira temporada sem o ídolo, craque, capitão e camisa 10, Lionel Messi, com o qual o Barça esteve presente em todos os mata-matas da Liga dos Campeões, o clube catalão caiu na fase de grupos da competição mais importante do Velho Continente pela primeira vez em 20 anos. Nem mesmo o retorno de Xavi Hernández, agora no comando técnico da equipe, foi capaz de reascender a chama do Barcelona, que acabou ficando na 3ª posição do grupo “E” da Liga dos Campeões (atrás de Bayern de Munique e Benfica) e, com isso, não avançou para as oitavas de final. Restou para o despedaçado Barcelona um lugar nos playoffs da Liga Europa, mas o momento é tão complicado que os Blaugranas não puderam contar sequer com a sorte no sorteio dos confrontos da segunda competição mais importante da Europa, e acabou caindo contra o Napoli, um time com força e que constantemente disputa a Liga dos Campeões. No entanto, desde a queda na fase de grupos da Liga dos Campeões até a disputa da partida de ida pelos playoffs da Liga Europa, o Barcelona reforçou bastante o seu elenco, com aquisições como a dos atacantes Ferrán Torres, Adama Traoré e Aubameyang, e chegou forte para encarar o Napoli.

Mesmo assim, vivendo um ótimo momento sob o comando do experiente técnico italiano Luciano Spalletti, o Napoli conseguiu um bom resultado na primeira partida contra o Barcelona, empatando por 1 a 1 no Camp Nou, e deixou tudo indefinido para a partida da volta, que acontece nesta quinta-feira (24), às 17 horas (de Brasília), no Estádio Diego Armando Maradona, na Itália, com transmissão da ESPN na TV fechada. Além de estar totalmente vivo na luta pelo título do Campeonato Italiano, no qual ocupa a 3ª posição da tabela e está a apenas 2 pontos de distância do atual líder, o Milan, o Napoli está invicto a seis partidas e espera conseguir surpreender o Barcelona neste confronto da Liga Europa. Do outro lado, no entanto, o Barcelona vem de cinco partidas de invencibilidade, tendo goleado o Valência em sua última partida, com direito a hat-trick de Aubameyang. A equipe comandada pelo ídolo Xavi Hernández está em plena evolução e não espera ficar de fora das oitavas de final da Liga Europa, razão pela qual, mesmo jogando fora de casa, ostenta um leve favoritismo de acordo com os sites de aposta (na Betmotion a odd é de 2.75 para vitória do Napoli, contra 2.60 para vitória do Barcelona).

Após surpreendente derrota na Alemanha, Dortmund precisa de placar elástico fora de casa para avançar às oitavas

Também não deu para o Borussia Dortmund na Liga dos Campeões, e a equipe acabou vindo para a disputa dos playoffs da Liga Europa. No entanto, apesar de ter caído contra um time consideravelmente mais fraco, o Rangers, da Escócia, o Borussia Dortmund foi surpreendido na primeira partida, disputada na Alemanha, perdeu por 4 a 2 e vai precisar de um placar elástico na partida de volta, fora de casa, para conseguir se classificar às oitavas de final. O Rangers vem conseguindo manter um ótimo nível de competitividade sob o comando do holandês Giovanni van Bronckhorst, que teve a dura missão de substituir Steven Gerrard. Não por acaso o Rangers está firme na busca pelo bicampeonato escocês e tem boas condições de evitar uma derrota elástica para o Borussia Dortmund jogando em casa na partida de volta dos playoffs da Liga Europa para avançar às oitavas de final. Por outro lado, há que se considerar que o Borussia Dortmund vem de vitória por 6 a 0 sobre o Borussia Mönchenglabach e não vai poupar esforços para pelo menos vencer o Rangers por 2 gols de diferença e levar a decisão para a prorrogação e, posteriormente, pênaltis. A partida acontece na Escócia às 17 horas (de Brasília) desta quinta-feira (24), com transmissão da ESPN pelo “Star+”.

Porto tem adversário complicado, mas está próximo de classificação

O Porto foi mais um que não conseguiu avançar para as oitavas de final da Liga dos Campeões e acabou caindo nos playoffs da Liga Europa. No entanto, assim como o Barcelona, foi sorteado para enfrentar um adversário bastante qualificado: a Lazio. Ainda assim, conseguiu uma vitória importante na partida de ida, por 2 a 1, e depende de um simples empate na volta, jogando fora de casa, para confirmar a classificação para as oitavas de final.

O time comandado por Sérgio Conceição está invicto a 14 partidas, das quais venceu 13, e está firme na liderança da Liga Portuguesa, de forma que tem boas condições de avançar na Liga Europa. Do outro lado, apesar de estar longe de ser uma das mais vencedoras da Itália, a Lazio sempre forma equipes competitivas. Comandada pelo experiente Maurizio Sarri nesta temporada (o qual tem em seu currículo uma conquista da Liga Europa, pelo Chelsea), a Lazio conta em seu elenco com nomes importantes, com o artilheiro italiano Ciro Immobile, e ainda pode surpreender nestes playoffs, principalmente porque joga em casa o confronto da volta, marcado para às 14:45 (no horário de Brasília) desta quinta-feira (24), com transmissão da ESPN 4 na TV fechada.

Outros destaques dos playoffs:

Sevilla x Dinamo Zagreb: maior campeão da Liga Europa, o Sevilla é sempre um time a ser batido nesta competição. A equipe comandada por Julen Lopetegui foi mais uma que não conseguiu avançar na Liga dos Campeões, mas faz uma grande campanha no Campeonato Espanhol, onde ocupa a vice-liderança, e não deve ter problemas para avançar às oitavas de final depois de vencer a partida de ida, contra o Dinamo, por 3 a 1, de forma que pode até perder na volta, por 1 gol.

RB Leipzig x Real Sociedad: depois de duas temporadas consecutivas lutando pelo título alemão e disputando o mata-mata da Liga dos Campeões, o Leipzig perdeu o fôlego. A equipe da Red Bull viu técnicos e jogadores importantes deixarem o clube e busca a reconstrução na atual temporada e, apesar de seguir bastante competitiva, vai ter dificuldade para se classificar às oitavas de final da liga Europa. Muito em razão da qualidade do seu adversário, o Real Sociedad, que conseguiu arrancar um empate na primeira partida, na Alemanha, e precisa de uma vitória simples em casa para se classificar.

Zenit x Real Betis: depois de um duelo eletrizante na primeira partida, disputada na Rússia, que terminou em vitória do Betis, por 3 a 2, a equipe espanhola depende de um empate em casa para se classificar e é favorita para avançar.

Os outros dois duelos desta primeira fase do mata-mata da Liga Europa são entre Atalanta e Olympiacos, no qual a equipe italiana já abriu vantagem com a vitória por 2 a 1 na primeira partida; e Sheriff x Braga, na qual o time da Moldávia surpreendeu e pode até perder por um gol na volta para avançar às oitavas de final da Liga Europa. Os oito que avançarem vão disputar as oitavas de final contra os líderes de cada um dos oito grupos da Liga Europa, que garantiram vaga direta nas oitavas. São eles: Lyon, Monaco, Spartak Moscou, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Estrela Vermelha, Bayer Leverkusen e West Ham. O sorteio dos confrontos acontece na manhã da próxima sexta-feira (25).

Deixe um comentário