Início » Colunas » Coluna do Verchai » Brasil tem primeiro grande desafio na Copa América

Brasil tem primeiro grande desafio na Copa América  

Partida contra a Colômbia pode garantir ao Brasil a manutenção da liderança do grupo B da Copa América e proporcionar maior série de vitórias da era Tite

Richarlison no treino da Seleção em Teresópolis no Rio de Janeiro
Richarlison em treino da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção Brasileira enfrenta a Seleção Colombiana às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira (17) no estádio Nilton Santos (o Engenhão), no Rio de Janeiro, com transmissão do SBT para a TV aberta e, também, da ESPN Brasil para os assinantes da TV a cabo. A partida é válida pela terceira rodada para o Brasil, que ganhou uma “folga” na rodada passada (tendo em vista que cada grupo é formado por 5 seleções e, consequentemente, uma delas sempre fica de fora de cada rodada de jogos), mas já é o último jogo da fase de grupos para a Colômbia, que disputou as três rodadas disputadas até aqui e aparece na vice-liderança do grupo B com 4 pontos somados (1 vitória, 1 empate e 1 derrota). A liderança do grupo é ocupada pela Seleção Brasileira, que venceu as duas partidas que fez até aqui e, somando 6 pontos neste momento, está muito próxima de confirmar a liderança do grupo e, de quebra, proporcionar ao técnico Tite a sua maior série de vitórias desde a chegada à Granja Comary (local da sede da seleção). Se vencer a Colômbia nesta quarta-feira, Tite vai emplacar uma sequência de 10 vitórias, superando sua marca anterior, de 9 vitórias consecutivas, o que aconteceu logo quando assumiu o comando da Seleção Brasileira, em 2016, e acabou com derrota para a Argentina em partida amistosa disputada em junho de 2017. Caso alcance o feito de 10 vitórias consecutivas, Tite vai se igualar a Luiz Felipe Scolari, que conseguiu o mesmo entre 2013 e 2014 (o recorde, no entanto, ainda é de Zagallo, que emendou uma sequência de 14 vitórias no ano de 1997). Além disso, alcançando nove pontos com uma vitória na terceira rodada, o Brasil possivelmente vai para a última partida desta fase de grupos da Copa América já garantido na liderança do grupo B. No entanto, enfrentando uma Colômbia que está indo para sua última rodada e precisa somar pontos para garantir uma boa classificação, a Seleção Brasileira vai estar diante do desafio mais difícil dos últimos jogos.

As dificuldades da Seleção Brasileira para o confronto com a Colômbia:

Os comandados de Tite iniciaram a caminhada nesta Copa América vencendo a Venezuela com tranquilidade, pelo placar de 3 a 0, e goleando o Peru por 4 a 0 na partida seguinte. Mas a partida da segunda rodada, na verdade, foi bem mais dura que a primeira. Vale lembrar que o duelo da Seleção Brasileira com os peruanos foi marcado por chances dos dois lados, principalmente no primeiro tempo, apesar de o placar ter sido aberto cedo, com Alex Sandro (lateral-esquerdo da Juventus, formado nas categorias de base do Atlético Paranaense, agora Athletico) aparecendo como elemento surpresa na área para completar cruzamento de Gabriel Jesus (atacante do Manchester City e, como muitos sabem, formado nas categorias de base do Palmeiras). Os comandados do técnico Tite até conseguiram criar outras oportunidades de gol no primeiro tempo e controlaram o jogo em muitos momentos, mas a Seleção Peruana, muito bem comandada por Ricardo Gareca, também teve boas oportunidades no setor ofensivo, como em uma ótima jogada de Christian Cueva no meio de campo, que só não terminou em gol porque Danilo (lateral-direito da Juventus formado nas categorias de base do América Mineiro) salvou depois que Yoshimar Yotún já havia tirado do goleiro Ederson. No segundo tempo, com as entradas de Richarlison e Éverton Ribeiro, a Seleção Brasileira conseguiu impor o ritmo do jogo e teve mais tranquilidade para decretar a goleada: Neymar fez em belo chute da entrada da área, Éverton Ribeiro em belo jogada coletiva e Richarlison definiu nos acréscimos, aproveitando rebote. Para o confronto com a Colômbia desta quarta-feira, o técnico Tite não quis revelar qual time vai ser escalado, tendo se limitado a afirmar que vai manter o rodízio de goleiros, o que significa que Weverton vai estar em campo (Alisson fez a partida de estreia e Ederson jogou a segunda rodada). No entanto, Marquinhos deve voltar a fazer dupla de zaga com Thiago Silva e Casemiro, que foi poupado na última partida, também deve retornar à titularidade. Além disso, a expectativa é de que Richarlison esteja de volta ao ataque, e Éverton Ribeiro pode ser uma boa surpresa pelo desempenho apresentado até aqui. Apesar disso, Tite deve apostar no time mais próximo ao que realmente deve ser titular durante o restante da competição, pois se trata de uma partida importante para medir o desempenho dos atletas. A Colômbia chega de derrota para o Peru e vai entrar em campo determinada a arrancar pelo menos um empate com a Seleção Brasileira. A última partida entre brasileiros e colombianos terminou empatada em 2 a 2 e o fato de o gramado do Engenhão estar em mal estado (como foi destacado pelos jogadores da Seleção Brasileira em entrevistas) pode favorecer um jogo truncado.

Tite pode se tornar o primeiro técnico brasileiro a vencer a Copa América duas vezes consecutivas

Mais do que favorito para ostentar a melhor campanha da fase de grupos, a Seleção Brasileira é amplamente favorita a levantar o troféu pela décima vez em sua história e, assim, se aproximar um pouco mais dos 15 títulos que ostenta o maior campeão da Copa América, o Uruguai. Mais do que pensar em alcançar a celeste, ou mesmo os hermanos argentinos, que ostentam 14 troféus da competição sul-americana, Tite e seus comandados se preocupam em defender um tabu que pesa dentro de campo, principalmente para os adversários. A Seleção Brasileira jamais perdeu uma Copa América que jogou em casa: venceu todas as cinco edições em que sediou a competição. Para levantar o troféu pela segunda vez consecutiva e totalizar 10 conquistas de Copa América, o técnico Tite conta com a equipe mais valiosa da Copa América, tendo sete dos onze jogadores mais caros de acordo com o Transfermakt (a lista é formada por: Alisson, Éder Militão, Marquinhos, Fabinho, Casemiro, Gabriel Jesus e Neymar pelo Brasil; Lionel Messi e Lautaro Martínez na Argentina; e José María Giménez e Federico Valverde do Uruguai). Por todas estas razões, o Brasil é amplo favorito para ficar com o troféu pela segunda vez consecutiva e fazer Tite entrar para a história como o primeiro técnico brasileiro a conseguir tal feito (se unindo a Alfio Basile e ficando atrás de Guillermo Stábille, que levantou o troféu com a Argentina três vezes consecutivas nos anos de 1945, 46 e 47).

21h: Brasil x Colômbia (Engenhão) – transmissão do SBT e da ESPN Brasil

Leia também:

VAR estraga o futebol quando se mete onde não deveria

Fair play: jogador do Magnus faz gol de mão e avisa o árbitro

Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

Deixe um comentário