Início » Colunas » Coluna do Verchai » Brasil confirma vaga na final da Copa América

Brasil confirma vaga na final da Copa América  

O Brasil confirmou vaga na final da Copa América ao vencer o Peru, por 1 a 0, com brilho de Neymar e consolidação do sistema defensivo da seleção de Tite.

em destaque neymar melhor em campo na semifinal brasil 1 x 0 peru copa américa 2021
(Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Na última segunda-feira (05) a Seleção Brasileira voltou a enfrentar a Seleção Peruana nesta Copa América, mas, desta vez, para definir quem iria para a decisão da competição. Defendendo o 100% de aproveitamento em casa na Copa América (o Brasil venceu as cinco vezes que a competição foi disputada em seu território), a Seleção Brasileira tomou as rédeas da partida e se lançou ao ataque em busca da vitória desde os primeiros minutos da partida. A primeira grande chance de marcar aconteceu antes dos 10 minutos, quando Lucas Paquetá teve espaço na entrada da área e enfiou nas costas da defesa peruana para Richarlison, que limpou o goleiro e ajeitou para a chegada de Neymar, mas o camisa 10, desequilibrado e pressionado, acabou chutando pra fora. Os peruanos logo fecharam suas linhas muito baixas (não só para trás do meio de campo como muito próximas de sua própria área) e se tornou uma questão de tempo até que o Brasil abrisse o placar: ainda antes dos 20 minutos, Casemiro acertou um lindo passe, de letra, para Lucas Paquetá, que cruzou rasteiro para Neymar empurrar pro gol, mas o craque do PSG desperdiçou mais uma vez e, na sobra, Richarlison parou em grande defesa de Pedro Gallese. Foi só depois dos 30 minutos do primeiro tempo, quando o Peru começou a buscar suas primeiras descidas ao campo de ataque, que a Seleção Brasileira conseguiu o gol da vitória: Neymar recebeu de Richarlison em contra-ataque, avançou até invadir a área, deixou dois marcadores na saudade e rolou na marca do pênalti para Lucas Paquetá empurrar para o fundo da rede. Depois do gol, porém, os brasileiros acabaram diminuindo o ritmo. E foi neste momento, mais especificamente na etapa complementar, que o sistema defensivo consolidado por Tite apareceu de forma decisiva. Já em outros momentos, como na virada sobre a Colômbia (gol de Casemiro) ou no empate em 1 a 1 com o Equador (gol de Éder Militão), os defensores desta Seleção Brasileira mostraram o seu valor. O que aconteceu na partida contra o Peru foi apenas mais uma consolidação: seguro para bloquear as investidas da seleção comandada por Ricardo Gareca, o Brasil só teve a vitória ameaçada em uma jogada aérea na qual o goleiro Ederson caçou borboleta e Alexander Callens só não marcou porque errou a cabeçada. Vale se atentar para o fato de que os dois gols sofridos pelo Brasil nesta Copa América foram através de jogadas aéreas.

Como chega a Seleção Brasileira para a decisão?

Com a vitória por 1 a 0 conquistada sobre o Peru nas semifinais, os comandados de Tite chegam com a confiança em alta para conquistar o segundo título consecutivo da Copa América e, consequentemente, manter o 100% de aproveitamento em casa (se ficar com o troféu, a Seleção Brasileira vai ter vencido as seis edições da competição disputadas no Brasil). O ponto de partida desta seleção certamente está no sistema defensivo. O técnico Tite conseguiu encontrar o melhor equilíbrio com Thiago Silva e Marquinhos formando a dupla de zaga e os campeões da Libertadores de 2011 com o Santos de Neymar, Alex Sandro e Danilo, nas laterais. Como se não bastasse, o ex-treinador do Corinthians, que também foi campeão da Libertadores (em 2012), acertou com Renan Lodi como substituto imediato de Alex Sandro, além de ter Éder Militão cobrindo muito bem a ausência de Thiago Silva (que sofreu bastante com lesão na última temporada) na defesa e, também, servindo como substituto imediato de Danilo na lateral-direita. No meio de campo, o intocável Casemiro (quatro vezes campeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid) ganhou um fiel escudeiro, tanto na marcação como na saída de bola: Fred (jogador do Manchester United). Por fim, deixando tudo perfeito, o técnico Tite acertou em ousar uma formação com praticamente quatro atacantes. Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Everton “Cebolinha” e até o mais novo convocado, Gabriel Barbosa, estão lutando por duas posições, pois as outras duas são ocupadas por Richarlison e, é claro, Neymar. O camisa 10 da Seleção Brasileira está encantando os torcedores com o futebol que vem apresentando aos 29 anos e sonha em conquistar sua primeira Copa América ao lado dos companheiros (em 2019 Neymar ficou de fora por lesão).

Duelo entre Argentina e Colômbia define desafiante do Brasil na final

Às 22 horas (de Brasília) desta terça-feira (06) acontece a partida entre Argentina e Colômbia no estádio Mané Garrincha, em partida válida pela semifinal da Copa América. A Seleção Colombiana eliminou simplesmente a Seleção Uruguaia (maior vencedora da Copa América com 15 títulos) nas quartas de final e está motivada para surpreender nas semifinais e ficar com a vaga na decisão. No entanto, do outro lado, a Seleção Argentina garantiu a liderança do grupo A alcançando os mesmos 10 pontos da Seleção Brasileira, que liderou o grupo B (por esta razão, estão em lados opostos da chave e só podem se enfrentar na final). Dessa forma, os argentinos enfrentaram a Seleção Equatoriana nas quartas, em partida que acabou em vitória por 3 a 0 da Seleção Argentina, com direito a mais um Show de Lionel Messi. Vale destacar que o craque argentino é artilheiro isolado da Copa América, agora com 4 gols marcados, e está há apenas1 gol de igualar a marca de Pelé, como maior artilheiro de uma seleção sul-americana. O Rei do futebol marcou 77 vezes em 92 partidas oficiais da Seleção Brasileira (sendo um total de 95 em 114 partidas, oficiais ou não) e é seguido por Messi, que chegou ao gol de número 76 em sua 149ª partida pela Argentina (com outras 46 assistências, tem participação em 122 gols da seleção). Na 3ª posição desta lista está Neymar, que já marcou 68 gols em 108 partidas oficiais da Seleção Brasileira: dois deles foram pela Copa América. Vale lembrar que, enquanto Neymar busca seu primeiro título de Copa América com a Seleção Brasileira, Lionel Messi busca o primeiro título com a seleção principal da Argentina (tendo perdido três finais de Copa América e uma de Copa do Mundo).

Deixe um comentário