Início » Colunas » Coluna do Verchai » Jogadores de futebol X a fama: até que ponto sabem lidar?

Jogadores de futebol X a fama: até que ponto sabem lidar?  

No decorrer das décadas, vimos muitas histórias de jogadores que se corromperam, que perderam todo o seu dinheiro e até a família. Tudo isso por não saberem lidar com a fama.

Vamos conhecer alguns casos de jogadores que faliram quando estavam no auge:

  • Zé Elias – foi um dos jogadores símbolo do Corinthians, era conhecido por jogar com raça em campo. Iniciou sua carreira profissional aos 17 anos de idade e ascendeu rapidamente. Fez parte da Seleção Brasileira de Futebol e também ficou alguns anos fora do Brasil jogando em times europeus. Depois de 8 anos morando fora, voltou para o Brasil e foi jogar no Santos e outros times brasileiros até a sua aposentadoria em 2009. Após se aposentar, se tornou comentarista esportivo, mas o fato é que pelo jeito não administrou muito bem tudo o que ganhou com seus contratos e com sua fama, já que chegou a ser preso em 2011 por não pagamento de pensão dos filhos do primeiro casamento.
  • Régis Pitbull – foi jogador em times como Corinthians, Ponte Preta e Vasco. Foi no Ponte Preta que ganhou destaque, mas seu sonho mesmo era jogar no Corinthians, no qual acabou sendo contratado, mas foi dispensado após não ter tido um bom desempenho no clube. Após passar por vários clubes, seus problemas começaram em 2001 quando ficou afastado dos gramados por 121 dias por uso de maconha e depois novamente em 2008 quando novamente o exame antidoping constatou a presença de maconha, deixando-o afastado por 30 dias. No final de 2009 após alguns desentendimentos com o clube que estava, resolveu se aposentar e se tratar e conseguiu ficar longe das drogas por dois anos e decidiu voltar aos gramados, onde jogou até 2015, mas desta vez no futebol amador. Depois disso, teve uma recaída e foi aí que o problema com as drogas piorou. No ano de 2019, foi feito inclusive um documentário seu sobre seu problema com as drogas e uma campanha para ajuda-lo com uma clínica de recuperação. Após um tempo da exibição, conseguiram sua internação, onde ficou até 2022 e agora ele trabalha numa fábrica de um amigo. Torcemos para que continue firme e recuperado.
  • Muller – O jogador atuou em vários grandes times brasileiros como Santos, Palmeiras, Corinthians entre outros, mas acabou se deslumbrando com a fama e com o dinheiro e admitiu que gastou muito com balada, mulheres e o que o dinheiro podia comprar. Resultado disso: gastou tudo o que ganhou e ficou sem nada, inclusive acabou morando de favor com um amigo. Hoje ele é comentarista esportivo e está se esforçando para reconstruir sua vida pessoal e financeira.
  • Garrincha – foi uma lenda do futebol brasileiro e dispensa muitas apresentações. Apesar de no campo ser um excelente jogador, na vida pessoal era um verdadeiro problema, pois gastava muito e bebia em excesso. Isso acabou abalando sua carreira e ele que gostava demais de uma “branquinha” (cachaça) acabou se tornando um alcoólatra e ficou internado diversas vezes, mas já com cirrose e esquecido, faleceu aos 49 anos de idade.
  • Jobson – Fez fama no Botafogo, onde ficou famoso nacional e internacionalmente, mas parecer que não soube lidar com a fama e o dinheiro, num contrato que era gigante para aquela época. Se envolveu com drogas e foi pego no exame antidoping, foi preso por 1 ano e após sua passagem por vários times, agora se encontra sem vínculo com nenhum time.
  • Perivaldo – Esse jogador teve o seu auge nas décadas de 70 e 80, chegou a ganhar milhões num time da Coréia do Sul, mas como ele quebrou o contrato com o time, isso foi digamos que o primeiro grande problema financeiro e de lá foi rumo a Portugal, onde não deu certo a sua entrada no Sporting Club. Após má gestão financeira, acabou perdendo tudo, inclusive chegou “ao fundo do poço” quando foi visto dormindo pelas ruas de Portugal.
  • Clodoaldo – Foi um jogador de grande destaque no Fortaleza, em meados dos anos 2000, chegando a ser reconhecido como um dos maiores artilheiros do time. Ficou no time até o ano de 2011 depois num período de 7 anos passou por vários time e em 2018 voltou ao Fortaleza e após a sua aposentadoria, sentiu na pele o resultado de sua gastança com festas e muitas dívidas, chegando inclusive a ser preso por falta de pagamento de pensão, onde só foi solto porque amigos fizeram uma vaquinha para soltá-lo.
  • Marcelinho Paraíba – Jogou no Grêmio e durante bastante tempo na Alemanha, onde acabou por ganhar mais dinheiro. Sua fortuna foi gasta em muitas festas custeadas por ele e segundo ele mesmo, acabou “bancando” vários amigos com moradia, inclusive na Alemanha, chegando a bancar 16 pessoas ao mesmo tempo. Atualmente aos 47 anos é técnico do Serra Branca, da segunda divisão.
  • Edmundo “Animal” – Foi um jogador que teve o início de sua carreira no Vasco, mas que passou por vários outros times brasileiros e volta e meia retornava ao Vasco. Por fim acabou se aposentando no Vasco mesmo. Sempre foi um jogador muito polêmico e sempre estava na mídia, geralmente não como um “bom moço”. Sempre foi festeiro e mulherengo incluindo filhos fora do casamento. Sobre sua vida financeira, já teve problemas com pagamento da pensão do filho e seu comportamento pessoal mudou bastante após um acidente sofrido em 1995. Hoje Edmundo é comentarista esportivo.
  • Paul Gascoigne – Foi um jogador de grande nome na Inglaterra até meados dos anos 90. Após a sua aposentadoria, começou a atuar como treinador do Algarve United no ano de 2005 e outro time de quinta divisão, mas mesmo assim, não teve sucesso na carreira. Após sua aposentadoria, acabou se envolvendo com drogas e álcool, mas bem antes disso, teve seu nome num escândalo em que agredia sua esposa e boatos que foi trabalhar drogado enquanto era treinador. Depois de um tempo fora da mídia, em 2018 voltou a aparecer sendo acusado de assédio sexual.

O que vemos ao analisar esses poucos nomes acima, é que se o atleta ou qualquer pessoa não estiver bem amparada, com bons psicólogos e agentes, a tendência é que as pessoas se corrompam, achando que o dinheiro compra tudo e que a fama libera entrada para tudo. O problema definitivamente não é entrar, mas sair da lama depois de se sujar. Fica a reflexão!

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário