Início » Colunas » Coluna do Verchai » Palmeiras renova com Dudu e traça rota para 2023

Palmeiras renova com Dudu e traça rota para 2023  

Os jogadores e a comissão técnica do Palmeiras só se reapresentam na Academia de Futebol no início do ano que vem, mais especificamente na próxima segunda-feira (02/01), para iniciar a preparação para a temporada 2023.

Foto: Divulgação/Palmeiras

No entanto, é possível dizer que a pré-temporada já começou na última segunda-feira (19), só que de forma remota. Desde então, sob a orientação dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance, os jogadores realizam trabalho físico direto de suas casas ou de onde quiserem, sendo acompanhados de forma digital, através da câmera dos seus aparelhos eletrônicos. E o Palmeiras já está se movimentando, também, na parte administrativa de preparação para a temporada 2023. Na última sexta-feira (23), o Palmeiras deu fim à novela que se transformou a tentativa de renovação com um de seus principais jogadores: o atacante Dudu, de 30 anos. As conversas do clube com o jogador se estenderam pelos últimos meses e, mesmo com o fim do vínculo acontecendo apenas no fim de 2023, o Palmeiras se preocupava com o interesse de outros gigantes brasileiros na aquisição do jogador. No entanto, com presença do jogador na Academia de Futebol, o Palmeiras anunciou a renovação com Dudu até o fim de 2025, com uma cláusula de renovação automática até o fim de 2026 dependendo do cumprimento de uma meta preestabelecida: disputar pelo menos 50% das partidas em que estiver apto no último ano do vínculo com o alviverde.

A história de Dudu com o Palmeiras e sua importância para as pretensões do clube em 2023

Eduardo Pereira Rodrigues, o Dudu tal como nós conhecemos hoje, foi moldado nas categorias de base do Cruzeiro, onde também fez sua estreia como profissional em 2009, com 17 anos. No entanto, não tendo sido aproveitado pelo Cruzeiro, onde chegou a retornar para as categorias de base em 2010, Dudu foi emprestado ao Coritiba neste mesmo ano, disputando 21 partidas pelo Verdão Paranaense. Tendo ganhado experiência pelo Coritiba, Dudu retornou para o Cruzeiro em 2011 e disputou 18 partidas, tendo marcado o primeiro (e o segundo) gol de sua carreira neste mesmo ano, de forma que acabou atraindo o interesse do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, que adquiriu o jogador pela bagatela de 5 milhões de euros (pouco menos de 12 milhões de reais na cotação da época). Na equipe ucraniana, Dudu disputou 31 partidas entre as temporadas 2011/12, 2012/13 e 2013/14, mas não conseguiu alcançar o seu melhor futebol, tendo marcado apenas 3 gols neste período. Com isso, o Grêmio entrou na jogada e conseguiu fechar um contrato de empréstimo com o jogador em 2014, em uma parceria que rendeu bons frutos: foram 55 jogos disputadas, com 8 gols marcados (até então, a melhor temporada de Dudu, aos 22 anos). Foi então que Dudu atraiu o interesse de 3 gigantes de São Paulo: o Tricolor Paulista, o Corinthians e o Palmeiras, que acabou adquirindo 50% dos direitos econômicos do atleta pelo valo de 3 milhões de euros pagos ao Dínamo de Kiev. Já em sua primeira temporada pelo Verdão, em 2015, Dudu caiu nas graças da torcida: marcou os 2 gols do Palmeiras contra o Santos, na final da Copa do Brasil daquele ano, que o Verdão venceu após disputa por pênaltis. Ao todo, naquele ano, Dudu disputou 55 jogos, tendo marcado 16 gols e dado 14 assistências. A partir de então Dudu virou unanimidade no Palmeiras, e conquistou outros dois títulos importantes: os Campeonatos Brasileiros de 2016 e de 2018, sempre sendo peça fundamental do clube.

No entanto, em 2020, em meio a problemas pessoais que o jogador enfrentou, Dudu se transferiu ao Al-Duhail, do Catar, por empréstimo, chegando no fim da temporada europeia 2019/20. Na temporada seguinte (2020/21), Dudu marcou 15 gols e deu 16 assistências em 35 partidas disputadas, mas o Al-Duhail não conseguiu vencer nenhum campeonato e optou por não exercer o direito de compra-lo pelo valor de 6 milhões de euros (cerca de 40 milhões de reais na cotação da época). Com isso, Dudu voltou ao Palmeiras em meados de 2021, bem a tempo de ajudar o clube na conquista do bicampeonato da Libertadores, sendo fundamental na semifinal, quando marcou o gol que acabou dando a classificação sobre o Atlético Mineiro na partida de volta, no Mineirão. Neste ano de 2022, Dudu não conseguiu ajudar o Palmeiras a passar pelo Athletico Paranaense na semifinal da Libertadores, mesmo tendo jogado os 90 minutos das partidas de ida e de volta, mas, junto com o clube, e sendo importante, conquistou a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro. Ao todo, com a camisa do Palmeiras, Dudu tem quase 401 jogos completos, com 89 gols marcados e 95 assistências para gol (sendo, dessa forma, o jogador que mais entrou em campo, mais marcou e mais deu assistências neste século pelo clube). Seu retrospecto demonstra a importância de um jogador como Dudu, agora com a experiência de seus 30 anos, para a pretensão do Palmeiras em voltar a conquistar títulos importantes em 2023.

As chegadas e as saídas do Palmeiras para 2023

Mesmo após a venda de Endrick, de apenas 16 anos, pelo valor astronômico de 60 milhões de euros, o Palmeiras ainda tem planos de fazer caixa e o volante Danilo pode acabar deixando o clube ainda antes do início da temporada 2023. Os boatos se confirmaram depois de o Palmeiras recusar uma investida do Vasco por Gabriel Menino, que pode cumprir a mesma função de Danilo, que atrai o interesse de clubes europeus. Além do Monaco e do Milan, o Arsenal estaria já em conversas para contratar Danilo, mas ainda não entrou em acordo com o Palmeiras, que espera faturar cerca de 130 milhões de reais com a saída do jogador de apenas 21 anos, que é titular absoluto do técnico Abel Ferreira desde 2021. Além dele, outros jogadores podem estar de saída do Palmeiras em 2023, como Breno Lopes e Rafael Navarro. 3 já tiveram seu futuro definido fora do Verdão: Gustavo Scarpa foi para o Nottingham Forest, Wesley foi vendido ao Cruzeiro e, mais recentemente, o lateral-esquerdo Jorge foi cedido ao Fluminense por empréstimo. Por isso, o clube deve atuar no mercado até o fim da janela de transferências, apesar de não ter contratações previstas até o dia 2 de janeiro, quando o elenco volta a treinar e se preparar para a nova temporada.

Deixe um comentário