Início » Colunas » Coluna do Verchai » Man City mantém perseguição ao Arsenal na Premier League

Man City mantém perseguição ao Arsenal na Premier League  

A Premier League retornou na última segunda-feira (26), com as partidas da 17ª rodada, depois da pausa para Copa do Mundo. Antes desta paralisação, o Manchester City estava tentando se recuperar de alguns pequenos percalços do início da temporada para alcançar o embalado Arsenal de Mikel Arteta. E parece que nada mudou mesmo depois de mais de um mês de paralisação. Isso porque o Arsenal entrou em campo para enfrentar o West Ham no Emirates Stadium na segunda-feira (26) e conquistou uma bela vitória por 3 a 1. Dessa forma, o Arsenal ampliou a vantagem que tinha para o vice-líder, Manchester City, de 5 para 8 pontos. Mas isso porque o Manchester City ainda não havia entrado em campo nesta 17ª rodada. Os comandados de Pep Guardiola entraram em campo apenas nesta quarta-feira (28) e, como era esperado, voltaram a diminuir a distância em relação ao líder para 5 pontos.

Divulgação Vavel

Com brilho de Haaland, Manchester City vence o Leeds United fora de casa

A Premier League retornou apenas nesta semana, mas, na semana passada, o Manchester City já havia entrado em campo para disputar uma partida oficial: enfrentando o Liverpool no Etihad Stadium. A partida era válida pela 4ª rodada (ou oitavas de final) da Carabao Cup (a Copa da Liga Inglesa) e ambas as equipes ainda não contavam com todo os seus atletas, mas não deixaram de apresentar um grande futebol. No entanto, demonstrando superioridade, o Manchester City conseguiu vencer por 3 a 2 e avançar às quartas de final da competição, de forma que chegou motivado para enfrentar o Leeds United fora de casa pela 17ª rodada da Premier League na partida que foi disputada nesta quarta-feira. Mesmo ainda sem utilizar alguns jogadores que estiveram na Copa do mundo, como os portugueses João Cancelo e Bernardo Silva, Pep Guardiola conseguiu ter superioridade sobre o Leeds, apesar de ter encontrado bastante resistência, principalmente no primeiro tempo. Haaland até teve uma oportunidade clara de marcar ainda antes de 1 minuto de partida, quando recebeu lançamento longo nas costas da zaga e tentou encobrir o goleiro Meslier, que conseguiu fazer a defesa. No entanto, com um verdadeiro paredão que ora fechava a entrada da área e ora se amontoava dentro da área para defender, o Leeds conseguiu impedir que o Manchester United criasse boas oportunidades de marcar. Com o passar do tempo, porém, o time de Guardiola foi encontrando espaços, até castigar o Leeds com um gol no último minuto dos acréscimos do primeiro tempo. Logo quando parecia que o empate permaneceria pelo menos até o intervalo, Rodri surpreendeu subindo ao ataque para servir Mahrez e aproveitar o rebote de Meslier, no chute colocado do argelino, para abrir o placar. Depois, no segundo tempo, foi a vez de Haaland brilhar. Logo nos primeiros minutos, Grealish foi esperto para roubar da zaga e, na cara do gol, só rolou para o atacante norueguês empurrar pro fundo da rede. Minutos mais tarde, em uma tabelinha com Grealish, Haaland teve espaço na área para, de direita, marcar o segundo dele na partida (o 20º dele em 15 rodadas pelo City). O Leeds United até chegou a descontar em cobrança de escanteio de Greenwood completada por Pascal Struijk de cabeça, mas não evitou a derrota por 3 a 1.

 

Como fica a disputa intensa pela liderança da Premier League nesta reta final do primeiro turno?

Arsenal e Manchester City seguem na disputa da liderança da Premier League, ambos com 15 rodadas disputadas por conta dos jogos que foram adiados em razão da pandemia, mas os Gunners têm vantagem de 5 pontos. Por conta disso, já é certo que o Arsenal vai terminar 2022 no topo da tabela de classificação da Premier League, tendo em vista que só mais uma rodada vai ser disputada neste ano. A 18ª rodada começa nesta sexta-feira (30) e se encerra no domingo, dia 1º de janeiro de 2023, mas Manchester City e Arsenal entram em campo no sábado (31). Ambos são tidos como favoritos para vencerem seus confrontos, mas, teoricamente, o Arsenal vai ter o maior desafio. Isso porque, além de enfrentarem um adversário qualificado (o Brighton, que ocupa a 7ª colocação e luta por vaga em competições europeias), vai jogar fora de casa. Já o Manchester City deve ter um pouco mais de tranquilidade para vencer o desesperado Everton, que está a apenas 1 ponto da zona de rebaixamento, em casa, no Etihad Stadium. Depois, pela 19ª rodada, que inicia logo no dia seguinte ao término da 18ª (ou seja, no dia 2 de janeiro), o Arsenal vai enfrentar o embalado Newcastle (atual 3º colocado da Premier League) no Emirates Stadium, enquanto o Manchester City vai encarar um duelo de Big Six contra o Chelsea, fora de casa, no Stamford Bridge.

Foto: Jogadores do Manchester City comemorando um dos gols frente o Leeds United. | Gavetaesportiva

Como está a disputa por vaga em competições europeias?

Neste momento, o Newcastle do brasileiro Bruno Guimarães, que deu assistência para um dos gols da vitória por 3 a 0 da última segunda-feira (26), em partida fora de casa contra o Leicester City, válida pela 17ª rodada, ocupa a 3ª posição com 33 pontos somados (2 a menos que o Manchester City) em 16 rodadas disputadas (1 a mais que City e Arsenal). O Newcastle está em uma sequência de 13 partidas de invencibilidade, das quais venceu 9 (incluindo Tottenham e Chelsea). O Tottenham, inclusive, é o último na zona de classificação à UEFA Champions League, ocupando a 4ª posição com 30 pontos somados nas 16 rodadas que disputou. Portanto, o Tottenham ainda pode ser ultrapassado pelo Manchester United, que ocupa a 5ª colocação (que dá vaga na UEFA Europa League) com 29 pontos somados em 15 rodadas disputadas. Na 6ª posição (última a dar vaga na Europa League) está o Liverpool, com 25 pontos somados em 15 rodadas disputadas. Na 7ª colocação (que dá vaga na UEFA Conference League) está o Brighton & Hove Albion, somando os mesmos 24 pontos do Chelsea nas mesmas 15 rodadas disputadas.

Deixe um comentário