Início » Colunas » Coluna do Verchai » Jogos encerram a 35ª rodada do Brasileirão

Jogos encerram a 35ª rodada do Brasileirão  

Inter enfrenta o Sport podendo abrir boa vantagem na liderança

em destaque atletas do Inter com técnico Abel Braga, no jogo contra o Fortaleza
Jogadores do Inter com o técnico Abel Braga, na vitória sobre o Fortaleza, pelo Brasileirão (Divulgação: Internacional)

Cinco jogos movimentam o Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (10), encerrando a 35ª rodada, com exceção da partida do Palmeiras, contra o Coritiba, por conta da disputa do Mundial de Clubes. Vale lembrar também que a 35ª rodada do Brasileirão começou no último sábado (6), com o Bahia (16º) empatando em 3 a 3 com o Goiás (18º) e o Atlético Goianiense (12º) empatando em casa, por 1 a 1, com o Santos (10º). No domingo, o Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato depois de empatar com o RB Bragantino jogando fora de casa, e na segunda-feira (8) o Grêmio (6º) goleou o lanterna e já rebaixado Botafogo em pleno Nilton Santos. O Grêmio se manteve firme na busca por uma vaga direta para a fase de grupos da próxima Libertadores, mas já não tem chances de alcançar o líder, Internacional. E com o empate do Flamengo, a equipe colorada pode abrir vantagem de quatro pontos no topo da tabela, faltando apenas nove para serem disputados até o fim do campeonato. Para isso, porém, o time comandado por Abel Braga precisa esquecer o empate sem gols com o Athletico Paranaense na última rodada para reencontrar o caminho da vitória jogando em casa contra o Sport, às 19 horas (de Brasília) desta quarta-feira. A equipe de Recife está conseguindo se manter firme na luta contra o rebaixamento, estando na 14ª colocação neste momento (um ponto à frente do Vasco, que ocupa a 17ª posição e é a equipe mais próxima de escapar da queda à Série B do Brasileirão). No entanto, o Sport raramente consegue arrancar pontos dos times que lutam na parte mais alta da tabela de classificação. A última vez que isso aconteceu foi no empate por 1 a 1 com o Grêmio, na 26ª rodada. Desde então o Sport venceu o Fortaleza e o Bahia jogando em casa, e o Botafogo fora, na última rodada, e perdeu para Palmeiras, Fluminense, Corinthians e Flamengo. No primeiro turno, o Internacional venceu o Sport por 5 a 3 jogando em Recife. Portanto, no Beira-Rio, a expectativa é de que o colorado não tenha grandes problemas para conseguir os três pontos.

Atlético Mineiro e São Paulo ainda sonham com o título?

Às 21 horas desta quarta-feira o São Paulo recebe o Ceará no Morumbi podendo alcançar a 3ª colocação, com 61 pontos. Neste caso, o São Paulo diminuiria para cinco pontos a distância para o líder, Internacional. No entanto, ainda que o Internacional perdesse para o Sport na partida das 19 horas, a diferença a ser tirada do líder nestas últimas rodadas e, também, do Flamengo, que segue firme na busca pela liderança, seria uma missão muito difícil. Mesmo assim, a vitória sobre o Ceará nesta quarta-feira é fundamental para o tricolor paulista. Isso porque as seis rodadas que o São Paulo está sem vencer não só lhe custaram a liderança do Campeonato brasileiro como também já deixam a equipe próxima de perder lugar no G4. Neste momento, o Fluminense (5º colocado) está apenas dois pontos atrás do São Paulo e, apesar de ter uma partida a mais em relação ao tricolor paulista, pode assumir a 4ª posição temporariamente. Tudo dependeria de um tropeço do São Paulo diante do Ceará, que precisa dos três pontos para voltar à luta pelo G8 (visto que os 7º e 8º colocados herdam vagas para a fase preliminar da próxima Libertadores). Caso o Ceará conseguisse vencer, o Fluminense poderia assumir a 4ª posição da tabela, mas desde que alcançasse os três pontos diante do Atlético Mineiro. No entanto, a equipe comandada por Jorge Sampaoli também quer a vitória para voltar a se aproximar da liderança. A partida entre Fluminense e Atlético Mineiro acontece às 21:30 (horário de Brasília) e vai ser transmitida pela Rede Globo em TV aberta para todo o país, com exceção dos estados de São Paulo e do Paraná, que acompanham a partida entre Ahtletico Paranaense e Corinthians. Na 8ª posição, o Corinthians espera somar pelo menos um ponto para se manter firme com a última vaga para a disputa da próxima Libertadores. Do outro lado, no entanto, o Furacão espera somar os três pontos para saltar da 11ª para a 8ª posição, deixando o próprio Corinthians para trás.

Fortaleza e Vasco fazem duelo contra o rebaixamento

Às 19:15 desta quarta-feira o Fortaleza recebe o Vasco na Arena Castelão em um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Na 15ª posição da tabela e apenas um ponto à frente do Vasco (17º), o Fortaleza precisa de pelo menos um empate para manter alguma distância da zona de rebaixamento. A equipe cruz-maltina também precisa de pelo menos um ponto para passar o Bahia na tabela e deixar o tricolor baiano na pior. O problema é que o Vasco perdeu para o Flamengo na última rodada e não vence há três partidas, enquanto o Fortaleza venceu duas das últimas quatro partidas que disputou, vindo de vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba. Portanto, o Vasco dificilmente vai conseguir uma vitória nesta partida fora de casa, mas pode conseguir surpreender se o Fortaleza não conseguir lidar com as ausências de Romarinho e Osvaldo no ataque e a equipe ficar ansiosa dentro de campo. A equipe comandada por Enderson Moreira é favorita no confronto, mas vai precisar estar em seu melhor nível para conseguir somar os três pontos e abrir boa vantagem da zona de rebaixamento. Caso contrário, o Vasco de Vanderlei Luxemburgo certamente vai se aproveitar das oportunidades que tiver para conquistar a vitória.

Deixe um comentário