Início » Colunas » Coluna do Verchai » A esperada demissão de Vítor Pereira

A esperada demissão de Vítor Pereira  

Na última terça-feira (11), o Flamengo anunciou a demissão do técnico Vítor Pereira. O anúncio era aguardado com muita ansiedade pela torcida e de certa forma já havia uma certeza em relação à sua demissão após o treinador perder mais um título sob o comando do clube.

A decisão do Campeonato Carioca colocou um ponto final no trabalho realizado pelo técnico no rubro-negro, pois o time fez uma das suas piores partidas nos últimos anos e foi derrotado pelo Fluminense por 4 a 1 na grande final, tendo vencido o primeiro jogo por 2 a 0. A derrota selou o fim do trabalho realizado pelo técnico português e agora um novo momento se apresenta para o Flamengo.

Começo conturbado

O Flamengo conquistou dois grandes títulos na última temporada, venceu a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América sob o comando de Dorival Jr. Com os resultados o esperado era que o clube optasse por estender o contrato com o técnico para dar seguimento ao trabalho realizado, mas não aconteceu. A saída de Dorival foi oficializada no fim da temporada e o Flamengo optou por contratar Vítor Pereira.

Vítor Pereira chegou ao clube ciente de que disputaria cinco títulos neste início de temporada e que seria um período de grande teste, ao qual estaria sujeito ao sucesso ou fracasso num curto espaço de tempo. E a torcida rubro-negra conheceu somente a segunda opção, o fracasso. Desde os primeiros jogos o treinador já tinha seu trabalho contestado e as coisas só foram piorando.

Os primeiros tropeços

No comando do time, Vítor Pereira teve cinco oportunidades para levantar um título, mas saiu do clube de mãos vazias. A primeira oportunidade foi na Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, onde o clube perdeu por 4 a 3, num jogo muito disputado e que não mostrou muito como o clube de fato seguiria ao longo do início da temporada. Perder para o Palmeiras na final da forma que aconteceu não foi motivo para muita contestação, mas já havia sinais de mudança na postura do time.

Depois de um início contestável dado o desempenho do time no Campeonato Carioca, o Flamengo viajou para o Marrocos em busca do Mundial de Clubes, o grande momento do ano para todos os flamenguistas, mas o resultado foi muito abaixo do esperado, pois foi eliminado nas semifinais, o pior resultado do clube na competição. Uma final contra o Real Madrid e um resultado realista poderia ser o segundo lugar na competição, mas conquistar a terceira colocação no torneio ligou um alerta sobre o trabalho que estava sendo realizado no clube.

Recopa como decepcionante recomeço

Com o fracasso no Mundial de Clubes, o Flamengo visava o título da Recopa Sul-Americana como um recomeço de trabalho e a possível primeira conquista da temporada. O Independiente del Valle não se colocava como um adversário muito forte e o título era tratado como prioridade naquele momento dada a dificuldade que o elenco campeão vinha tendo. E o pior aconteceu, o Flamengo perdeu o título nos pênaltis no Maracanã.

A partir dessa derrota o trabalho de Vítor Pereira começou a ser mais questionado e a torcida começou a pressionar o clube sobre mudanças necessárias. O técnico resolveu modificar a equipe e colocou nomes importantes do elenco no banco, como Everton Ribeiro, Santos, Gabigol em algumas oportunidades e até mesmo Pedro, artilheiro do clube.

Últimas fichas no Carioca

No Campeonato Carioca Vítor Pereira teria a oportunidade de organizar o time, retomar a confiança perdida pelo elenco que está acostumado a grandes conquistas e definir um time titular que pudesse trazer novas perspectivas para o Flamengo. No entanto, o que vimos foi uma sequência de péssimos jogos e um futebol longe do esperado pelo elenco que o clube possui.

Na última rodada da Taça Guanabara o rubro-negro enfrentou o Fluminense com a vantagem do empate para levantar a taça, mas perdeu a partida e somou mais um resultado ruim. Pelas semifinais enfrentou o Vasco em dois jogos e venceu ambos, onde de fato o clube foi superior, mas já não jogava um futebol convincente.

A luta pelo título veio na final contra o Fluminense, onde o clube conquistou uma grande vitória na primeira partida por 2 a 0, mas no último domingo sofreu a goleada por 4 a 1 e terminou sem títulos neste início de ano. Resultado que culminou na demissão de Vítor Pereira

Demissão

Vítor Pereira deixa o Flamengo após 21 jogos disputados, onde venceu doze, empatou dois e perdeu sete, obtendo assim um aproveitamento de 60%. A passagem do técnico no clube durou pouco menos de quatro meses e nesse período a equipe marcou 39 gols e sofreu 25, longe dos parâmetros esperados.

A multa pela demissão do técnico português chega a 15 milhões de reais e os detalhes sobre como será paga ainda não foram divulgados. Mas diante dos resultados, parece que esse é o menor problema do clube.

Possíveis substitutos

Há rumores de que existe a possibilidade de uma volta de Dorival ao comando do clube, mas essa opção parece pouco provável. Os nomes mais cotados para assumir são de Sampaoli e do emblemático técnico português Jorge Jesus.
Jesus é unanimidade entre os dirigentes, os jogadores e a torcida, o nome preferido pelo Flamengo e o clube tem o treinador como plano A. No entanto, as conversas ainda devem ser iniciadas e um anúncio oficial deve ser feito em breve.

Resiliência

O Flamengo vai precisar mostrar resiliência para superar o momento que viveu neste início de temporada, pois o grupo parece enfraquecido e o início de um novo trabalho pode trazer dificuldades nos períodos iniciais. No entanto, a saída se mostrou necessária diante dos resultados.

Nesta temporada ainda não vimos o Flamengo que é um dos protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos e espera-se que a mudança possa trazer de volta o time vencedor.

Como diz o hino do clube, no Flamengo é “vencer, vencer, vencer”, e isso não parecia ser possível sob o comando de Vítor Pereira.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário