Início » Colunas » Coluna do Verchai » A conquista do Fluminense no Campeonato Carioca

A conquista do Fluminense no Campeonato Carioca  

Fluminense e Flamengo disputaram a grande final do Campeonato Carioca no último domingo (10), na partida o tricolor dominou completamente o Flamengo e venceu por 4 a 1. Podemos esperar sempre um grande jogo de futebol neste que é um dos grandes clássicos do futebol brasileiro, muitos gols, disputa, momentos de muita emoção, mas o que vimos no Maracanã na final foi um jogo completamente dominado pelo Fluminense.

O placar expressa o que foi de fato essa final, uma verdadeira demonstração de superioridade do Fluminense contra o Flamengo, clube com um dos elencos mais fortes do país. No jogo apenas um time entrou em campo como um grupo, jogando um futebol envolvente, superior tecnicamente e taticamente. Fernando Diniz é grande parte desse processo e o Fluminense se tornou campeão carioca com muito mérito, além de se colocar como um dos melhores clubes do futebol brasileiro nesta temporada.

Efeito Diniz

Fernando Diniz não estava na beira do campo nesta partida decisiva pois foi expulso no primeiro jogo, mas a presença do treinador e da sua filosofia no time é pertinente e mesmo sem o comando do técnico em campo, o time executou de forma brilhante todo o planejamento para a partida.

Podemos observar também a evolução da equipe sob o comando de Fernando Diniz. No ano passado, sob o comando do técnico, o clube conquistou ótimos resultados e voltou a ser um dos protagonistas do futebol nacional.

Em 2022 o Fluminense foi campeão carioca, chegou à semifinal na Copa do Brasil e ficou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, resultados que evidenciaram a grande evolução do clube ao longo dos anos, mas sob o comando de Diniz o Fluminense está alcançando outro patamar.

Final de um time só

Precisando virar um placar agregado de 2 a 0 favorável ao Flamengo, era esperada uma grande pressão do Fluminense em busca do resultado, no entanto, o que vimos foi um jogo, podemos colocar, até mesmo fácil.

No primeiro tempo a partida já dava sinais de qual poderia ser o placar final e ao longo do jogo tivemos a confirmação. Marcelo abriu o placar e marcou seu primeiro gol neste retorno para o Fluminense, não muito tempo depois, Cano deixou o seu. Com esse placar a final estava empatada e tudo levava a crer que o Flamengo teria mais ímpeto no jogo, pois não tinha mais o resultado em suas mãos, mas não foi o que aconteceu. No segundo tempo Cano marcou mais uma vez, agora após cobrança de pênalti, Santos defendeu a cobrança do atacante, mas no rebote o argentino conseguiu chegar na bola na frente dos adversários para marcar o gol.
Com a vantagem, o Fluminense estava conquistando o título carioca, mas não parou por aí, Alexsander também fez um gol e fechou o placar da partida para o Fluminense. O Flamengo marcou com Ayrton Lucas nos acréscimos, mas nada mais poderia ser feito, o Fluminense goleou o Flamengo na final e o resultado foi justo.

Possível fim para Vítor Pereira

Nesta temporada o Flamengo perdeu todos os títulos que disputou e o peso das derrotas caiu sobre o trabalho realizado pelo técnico português Vítor Pereira. Na última temporada o Flamengo obteve grandes conquistas sob o comando de Dorival Jr, venceu a Copa do Brasil sobre o Corinthians de Vítor Pereira e conquistou a Libertadores, duas conquistas de máxima expressão para o clube. No entanto, no final da última temporada a diretoria optou por substituir o treinador e o escolhido foi o português.

No comando do novo clube Vítor Pereira chegou com a missão de conquistar títulos, pois nesta primeira parte da temporada o clube disputaria cinco, incluindo a Taça Guanabara. E sem sucesso, o treinador não conseguiu formar um time competitivo e foi derrotado em cada uma delas.

Diante da falta de resultados, fica claro que o trabalho de Vítor Pereira no Flamengo está próximo de um fim, mas ainda não há uma posição oficial do clube sobre a permanência ou demissão do treinador.

Início longe do esperado

O Flamengo iniciou o ano com grandes expectativas, mas encerrou essa primeira parte da temporada como uma grande decepção. A equipe iniciou o ano perdendo a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, depois veio o mundial de clubes e o clube nem mesmo chegou à final esperada contra o Real Madrid, posteriormente a decepcionante final da Recopa Sul-Americana, perdendo o título no Maracanã na disputa de pênaltis. No Campeonato Carioca a equipe vinha no topo da tabela e precisava de um empate na última rodada no Maracanã com seu mando de campo para conquistar o primeiro título da temporada, mas decepcionou mais uma vez ao perder por 2 a 1.

No domingo o Flamengo teve a última oportunidade neste início de temporada de se tornar campeão, e mesmo vencendo a primeira partida por 2 a 0, além de ceder a virada, fez o seu pior jogo do ano.

Na busca por mais títulos

Após o agitado começo de ano para os clubes, ambos colocam foco na preparação para a estreia na primeira rodada do Campeonato Brasileiro e posteriormente na Copa do Brasil e Libertadores, competições que vão disputar este ano. No entanto, ambos chegam com expectativas muito diferentes.

Fortalecido neste início de temporada com Fernando Diniz realizando um trabalho sólido e um elenco que pode corresponder com as expectativas, o Fluminense espera um ano com grandes resultados. Além disso, ter Marcelo no elenco parece ter colocado o clube com novas perspectivas.

Para o Flamengo resta observar os erros que cometeu neste início de temporada para tentar voltar a ter o desempenho esperado de um dos melhores clubes do Brasil. A saída de Vítor Pereira parece iminente e esse é somente um dos problemas que o clube terá que resolver para se recuperar ao longo da temporada.

Veremos novos fatos escritos pelos clubes neste início de temporada a cada jogo com os títulos de maior expressão em disputa. E no momento o Fluminense é uma equipe que vai em busca de todos os títulos, como mostrou nessa final do Campeonato Carioca.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário