Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo inicia pré-temporada sem novas contratações

Flamengo inicia pré-temporada sem novas contratações  

O Flamengo deu início a chamada pré-temporada na última segunda-feira (26). 31 jogadores se reapresentaram no Ninho do Urubu para a realização de avaliações físicas e uma bateria de exames médicos.

Foto: Marcelo Cortes | CRF

A partir de então, os especialistas vão poder preparar a preparação física que for mais adequada às necessidades de cada atleta, visando retomar o melhor condicionamento deles o quanto antes, visto que o Campeonato Carioca tem previsão para iniciar já no dia 13 de janeiro.

Estes são os atletas que se apresentaram no Ninho do Urubu na segunda-feira (26):

Goleiros: Santos, Hugo, Matheus Cunha e Kauã.

Laterais: Matheuzinho, Filipe Luís, Ayrton Lucas, Ramon, Marcos Paulo e Wesley.

Zagueiros: David Luiz, Léo Pereira, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio, Pablo, Cleiton, Noga e Diegão.

Volantes: Thiago Maia, João Gomes, Pulgar, Vidal e Igor Jesus.

Meias: Victor Hugo e Matheus França.

Atacantes: Gabriel, Everton, Marinho, Mateusão, André e Werton.

 

Além de não contar com nenhum reforço por enquanto, o grupo que se reapresentou nesta semana também não contou com os 4 jogadores que disputaram a Copa do Mundo do Catar: Pedro, Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Varela. Estes vão se reapresentar na próxima segunda-feira (02/01/23), junto com a única nova contratação do Flamengo: Vítor Pereira. Mesmo na próxima semana, porém, o técnico português ainda não vai poder contar com 2 atletas, que se recuperam de lesão e têm previsão de retorno apenas em meados de 2023. São eles: Bruno Henrique e Daniel Cabral.

 

Jovens compensam a ausência de contratação?

Em relação ao elenco de 2022, campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, o Flamengo não conta com 3 jogadores que não tiveram seus contratos renovados: o goleiro Diego Alves, o lateral-direito Rodinei e o meia Diego. Por outro lado, o Flamengo teve o retorno de 3 jovens promessas que estavam emprestadas: o zagueiro Gabriel Noga (retornando do Bahia), o lateral-esquerdo Ramon (retornando do Red Bull Bragantino) e o atacante Thiaguinho (retornando do Houston Dynamo, dos EUA). Além deles, outros jovens das categorias de base do Flamengo vão ganhar a oportunidade de mostrar seu potencial à Vítor Pereira: Kauã, Marcos Paulo, Wesley, Cleiton, Diegão, Igor Jesus, Matheus França, Mateusão, André e Werton. Alguns destes, como Matheus França, Igor Jesus e Mateusão, atuaram pelo Flamengo já em 2022, enquanto outros, como André, Cleiton e Marcos Paulo estão subindo do Sub-20. Apesar disso, o Flamengo não está parado no mercado de transferências.

 

Flamengo busca opções para reforçar o elenco que vai ter uma temporada cheia em 2023

É verdade que o Flamengo tem um elenco recheado de jogadores de muita qualidade e até poderia se dar ao luxo de não investir neste mercado de transferências que mesmo assim continuaria muito forte. No entanto, o Rubro-Negro Carioca tenta a repatriação de Gerson desde antes do fim da temporada 2022, mas, mesmo com o técnico croata Igor Tudor deixando claro que não conta com o volante brasileiro, o Olympique de Marselha não quer aceitar vender o jogador por um valor menor do que o que pagou para tê-lo: 20 milhões de euros (cerca de 110 milhões de reais na cotação atual). Ainda assim, visando uma possível desvalorização de mercado do jogador, ou até mesmo um negócio de empréstimo, o Flamengo aguarda um desfecho feliz nesta história, até porque Gerson já revelou o desejo de retornar à Gávea. E o Flamengo estava muito próximo de acertar a chegada do atacante Douglas Costa, mas a negociação sofreu uma reviravolta inesperada quando o Grêmio entrou na jogada e o jogador revelou seu desejo de retornar ao Tricolor Gaúcho. Tanto é que, mesmo depois de conversas com o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, para acertar sua contratação, Douglas Costa viajou para Porto Alegre para negociar com o Grêmio. Apesar de todas as dificuldades que vem enfrentando para conseguir um novo nome de peso no elenco, Marcos Braz já afirmou que o Flamengo busca uma grande contratação para anunciar ainda no início de janeiro.

Vítor Pereira é o novo técnico do Flamengo ( Divulgação ESPN)

A chegada de Vítor Pereira

Se o Flamengo ainda não conseguiu encaminhar nenhuma grande contratação para o elenco, para o comando técnico o clube alcançou o seu grande desejo: a contratação de Vítor Pereira, ex-técnico do Corinthians. O comandante português deixou o clube paulista afirmando que precisava retornar ao seu país de origem para cuidar de assuntos pessoais, mas o Flamengo manteve conversas com o treinador desde o fim da temporada 2022 e, no dia 13 deste mês, fez o anúncio oficial da sua contratação. E para aumentar as expectativas dos rubro-negros, Vítor Pereira gravou um vídeo na semana seguinte, afirmando que vai em busca de títulos com o Flamengo em 2023. No entanto, o técnico português vai chegar ao Flamengo apenas no dia 2 de janeiro (próxima segunda-feira), uma vez que seu contrato com o Corinthians tem duração até o dia 31 de dezembro deste ano.

Na visão de um ex-técnico do Flamengo, chamado Jorge Jesus, Vítor Pereira é o melhor técnico português em atuação no Brasil: “basta ver os resultados dele em Portugal” disse o Mister em entrevista concedida em maio deste ano de 2022, quando Vítor Pereira estava iniciando seu trabalho com o Corinthians. No Timão, Vítor Pereira fez um excelente trabalho: mesmo com um elenco limitado, conseguiu ser vice-campeão da Copa do Brasil (perdendo para o Flamengo na final), foi às quartas de final da Copa Libertadores da América (passando pelo Boca Juniors nas oitavas de final e caindo para o Flamengo nas quartas) e foi 4º colocado no Brasileirão, classificando o Corinthians de forma direta à fase de grupos da Libertadores 2023.

Antes de assumir o Corinthians, Vítor Pereira tinha atingido o auge de sua carreira pelo Porto, sendo bicampeão da Liga Portuguesa nas temporadas 2011/12 e 2012/13. Na temporada 2014/15, Vítor Pereira assumiu o Olympiacos, da Grécia, onde conquistou o título do Campeonato Grego e da Copa da Grécia. Entre 2018 e 2020 o técnico português esteve no comando do Shanghai Port, da China, por onde conquistou o título da China Super League e da Super Copa da China. Vítor Pereira também teve passagens pelo futebol turco, comandando o Fenerbahçe, e pelo futebol alemão, onde comandou o TSV 1860 Munique, mas não teve tanto sucesso.

Deixe um comentário