Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da 35ª rodada e reta final do Brasileiro

Resumo da 35ª rodada e reta final do Brasileiro  

Cinco jogos movimentaram o Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (10), encerrando a 35ª rodada, apesar da partida do Palmeiras, contra o Coritiba, que foi adiada para a próxima quarta-feira (17) por conta da disputa do Mundial de Clubes.

A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro começou no último sábado (6), com o Bahia (16º) empatando em 3 a 3 com o Goiás (18º) e se mantendo fora da zona de rebaixamento, com quatro pontos de vantagem para a equipe goiana. No mesmo dia (6) o Atlético Goianiense (12º) empatou em casa, por 1 a 1, com o Santos (10º) e o resultado foi um péssimo resultado para ambos, pois não conseguiram se estabelecer na luta por vaga na Libertadores e tampouco na Copa Sul-Americana.

No último domingo (7), o Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato depois de empatar com o RB Bragantino jogando fora de casa, apenas diminuindo de dois para um ponto a distância em relação ao líder Internacional.

Em destaque, o goleiro Cleiton, do Red Bull Bragantino, fazendo defesa no jogo contra o Flamengo, pelo Brasileiro 2020
(Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

Na segunda-feira (8) teve mais um jogo da 35ª rodada: o Grêmio (6º) goleou o lanterna e já rebaixado Botafogo em pleno Nilton Santos e se manteve firme na busca por uma vaga direta para a fase de grupos da próxima Libertadores. Na última quarta-feira (10), finalmente, o Internacional entrou em campo para enfrentar o Sport, que luta contra o rebaixamento e conseguiu acabar com uma invencibilidade de dez rodadas do líder (dos quais o Inter venceu nove), em pleno Beira-Rio. Com o resultado, a equipe de Recife abriu a importante vantagem de quatro pontos para o primeiro time na zona de rebaixamento, faltando apenas três rodadas para o fim do campeonato. Por outro lado, o Internacional perdeu a chance de abrir quatro pontos para o vice-líder Flamengo, mas segue um ponto à frente do atual campeão. Também na quarta-feira o Fortaleza fez 3 a 0 pra cima do Vasco na Arena Castelão e abriu quatro pontos de vantagem para a equipe cruz-maltina, que é a primeira dentro da zona de rebaixamento (seguida por Goiás, que tem chances mínimas de permanecer na Série A, e Coritiba e Botafogo, que já estão matematicamente confirmados na Série B do Brasileirão). A bola também rolou no Morumbi, onde o São Paulo empatou por 1 a 1 com o Ceará, com os dois gols sendo marcados nos acréscimos do segundo tempo. O resultado manteve o São Paulo em 4º na tabela de classificação, com dois pontos de vantagem para o 5º colocado (Fluminense) e dois pontos atrás do Atlético Mineiro (3º), mas com uma partida a menos (fora de casa, contra o Palmeiras). O tricolor carioca fez duelo com o Galo também na quarta-feira, em partida no Maracanã que terminou sem gols. O contrário do que aconteceu na última partida da quarta-feira, entre Corinthians e Athletico Paranaense. Em confronto direto pela 8ª posição da tabela (que vai garantir a última vaga à fase preliminar da próxima Libertadores), o Corinthians recebeu o Athletico Paranaense na Neo Química Arena decidido a conquistar os três pontos. Tanto é que a equipe de Vagner Mancini fez três gols, passando à frente no placar em cada um deles, mas o Athletico Paranaense foi buscar, pois também precisava da vitória, e a partida terminou em patada em 3 a 3. O resultado manteve o Corinthians na 8ª posição da tabela, com uma partida a menos e um ponto a mais que o RB Bragantino, que vem na 9ª colocação. O Furacão, por sua vez, subiu para a 10ª posição, mas com os mesmo 47 pontos do Santos (11º), que ainda tem uma partida atrasada para fazer (pela 33ª rodada, contra o Corinthians).

Mesmo na vice-liderança, Flamengo depende apenas de si para conquistar o bicampeonato

Flamengo, de Rogério Ceni, vence Sport, embala e segue firme na briga pelo título (Foto: Alexandre Vidal / CRF)

Neste momento, o Flamengo ocupa a 2ª posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, a equipe comandada por Rogério Ceni ganhou um novo ânimo com a derrota do Internacional na última rodada. Apesar de ter continuado na liderança, o colorado está apenas um ponto na frente do rubro-negro carioca e as equipes vão fazer um confronto direto na penúltima rodada do campeonato. A partida entre Flamengo e Internacional acontece no Maracanã e está marcada para acontecer no dia 21 deste mês (um domingo). Antes disso, já no próximo domingo (14), o Internacional entra em campo para enfrentar o desesperado Vasco da Gama em São Januário. No mesmo dia, o Flamengo vai até Itaquera para jogar contra o Corinthians. Ou seja, duas partidas complicadas, mas com favoritismo dos primeiros colocados na 36ª rodada, que antecede a rodada do embate entre líder e vice. Por conta disso, o Flamengo depende apenas de si para conquistar o bicampeonato brasileiro. Se vencer o Corinthians na próxima rodada, o rubro-negro carioca pode até confirmar o título no confronto direto com o Internacional, ou pelo menos chega para a última rodada, na qual enfrenta o São Paulo, muito próximo da conquista. O Flamengo vem em uma sequência de quatro partidas sem derrotas, tendo vencido cinco das últimas sete que disputou. O Internacional, por sua vez, venceu nove das onze partidas que disputou, mas foi exatamente nas últimas duas rodadas que o time de Abel Braga não conseguiu vencer, e a falta de resultados positivos neste período recente pode acabar pesando agora, na reta final.

Deixe um comentário