Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo da Copa do Nordeste

Tudo da Copa do Nordeste  

Líder invicto do Grupo A, Fortaleza tem grande expectativa de conquistar o segundo título da Copa do Nordeste.

(Reprodução: Instagram)

Campeão da Copa do Nordeste pela primeira vez em 2019, sob o comando de Rogério Ceni, o Fortaleza sonha em voltar a levantar o título regional, agora sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda. Classificado para disputar a fase de grupos da Copa Libertadores da América pela primeira vez em sua história depois de protagonizar a melhor campanha de um clube nordestino na Série A do Campeonato Brasileiro (desde que a competição passou a ser disputada na atual forma, de pontos corridos), o Fortaleza chega para esta Copa do Nordeste com amplo favoritismo na busca pelo título, até porque manteve o técnico Vojvoda e a maioria dos atletas considerados fundamentais na campanha de 2021. Além disso, o Leão do Pici não ficou parado no mercado e anunciou algumas contratações importantes, como do experiente goleiro Fernando Miguel, que estava no Atlético Goianiense; do lateral-direito equatoriano Anthony Landazuri, contratado junto ao Independiente del Valle; do lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que estava emprestado pelo Grêmio ao Bahia; do zagueiro Wagner Leonardo, contratado por empréstimo do Santos; e dos atacantes Renato Kayzer, ex-Athletico Paranaense, e Silvio Romero, contratado por empréstimo do Independiente. Com as contratações, as expectativas são ainda maiores para o que o Fortaleza pode alcançar nesta temporada, a começar pela Copa do Nordeste, que é a única competição que a equipe disputa neste momento. Até aqui, o Fortaleza disputou quatro partidas, das quais venceu as duas primeiras e empatou as duas últimas, nas quais enfrentou adversários mais qualificados. O Leão do Pici goleou o Souza na estreia e venceu o Floresta-CE na segunda rodada, mas, tendo o Ceará por adversário na terceira partida, empatou por 1 a 1 mesmo jogando em casa. Na última rodada, enfrentando o Náutico fora de casa, o Fortaleza voltou a empatar, por 2 a 2, mas manteve a invencibilidade e a liderança do Grupo A, com 8 pontos somados. Agora, pela quinta rodada da Copa do Nordeste, enfrentando o Botafogo-PB, mais uma vez longe de seus domínios, o Fortaleza espera voltar a encontrar o caminho da vitória. Mesmo que ainda não conte com o atacante Robson, um dos principais destaques da equipe no ano passado, os comandados de Juan Pablo Vojvoda esperam alcançar uma boa vitória para seguirem no topo da tabela de classificação do Grupo A desta Copa do Nordeste. A partida acontece nesta terça-feira (15), às 19:30 (no horário de Brasília), com transmissão da ESPN na TV fechada. O Botafogo chega para o confronto motivado por ter alcançado sua primeira vitória na última rodada, mas deve encontrar bastante dificuldade para conseguir arrancar pontos do Fortaleza nesta partida, mesmo que conte com o apoio da torcida.

Líder invicto do Grupo B, Ceará tem confronto difícil com o Sport na quinta rodada da Copa do Nordeste

Às 21:30 (no horário de Brasília) desta terça-feira (15), o Ceará recebe o Sport na Arena Castelão, com transmissão do SBT na TV aberta. Assim como o Fortaleza, o Ceará está invicto na Copa do Nordeste e lidera seu grupo (B) com 8 pontos somados, e busca reencontrar o caminho da vitória depois de ter empatado por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa mesmo jogando em casa. A equipe comandada por Tiago Nunes não conseguiu confirmar o favoritismo na última partida e corre o risco de perder a liderança do Grupo B nesta rodada, até porque não vai ter facilidade para vencer o Sport. Ainda que o técnico Tiago Nunes deva voltar a apostar naquilo que tem de melhor para o clássico com o Leão da Ilha, deve encontrar dificuldade para somar os três pontos. Em reformulação para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro neste ano, o Sport espera fazer uma boa campanha nesta Copa do Nordeste, mas vai ter problemas para o clássico com o Ceará, pois não vai poder contar com quatro jogadores considerados titulares. Ainda assim, não vai ser uma partida fácil para o Ceará, que é favorito para sair de campo com os três pontos e seguir no topo da tabela de classificação do Grupo B.

Também às 21:30 (no horário de Brasília) desta terça-feira (15), o Náutico recebe o Atlético de Alagoinhas (Bahia) nos Aflitos, também com transmissão do SBT para algumas regiões. Atualmente na 4ª posição do Grupo B, com cinco pontos somados nas quatro partidas disputadas, o Náutico ainda não vai poder contar com o técnico Felipe Conceição, recém-contratado para substituir Hélio dos Anjos, em razão de o treinador não ter conseguido se inscrever no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, de forma que a equipe pernambucana mais uma vez vai ser comandada pelo assistente Marcelo Rocha. Do outro lado, o Atlético de Alagoinhas chega abalado por ter perdido cinco dos últimos cinco jogos, entre Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, e espera voltar a somar pontos para não se distanciar ainda mais da zona de classificação para as quartas de final desta Copa do Nordeste.

Na quarta-feira (16), às 19:30 (no horário de Brasília), o vice-líder do Grupo A, o CSA, que tem um ponto a menos que o Fortaleza, entra em campo pela quinta rodada para enfrentar o Bahia (vice-líder do Grupo B) fora de casa. O Tricolor Baiano, atual campeão da competição nordestina, venceu duas das três partidas que disputou até aqui e espera voltar a somar os três pontos nesta partida para ter chances de terminar a rodada na liderança do Grupo B, dependendo de um tropeço do líder, Ceará. 

Deixe um comentário