Início » Colunas » Coluna do Verchai » Final da Copa do Nordeste será entre times da Série B

Final da Copa do Nordeste será entre times da Série B  

taca da copa do nordeste foto thais magalhaes cbf 1
Troféu da Copa do Nordeste, a chamada Lampions League” (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Depois de 9 anos, Ceará e Sport vão voltar a decidir o título da Copa do Nordeste. Coincidentemente, ambas as equipes vão disputar a Série B do Campeonato Brasileiro neste ano. O Ceará foi rebaixado da Série A no ano passado de forma surpreendente depois de 5 anos na elite do futebol nacional, exatamente depois de ter conquistado duas classificações consecutivas para disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana (em 2020 e 2021). No ano passado, inclusive, o Ceará chegou nas quartas de final da competição continental, mas acabou sendo eliminado pelo São Paulo. Depois disso, a equipe não conseguiu se recuperar no Brasileirão, trocou de técnico e acabou rebaixada de volta à Série B depois de 5 anos.

Já o Sport manteve a sua saga de acesso à Série A em um ano e rebaixamento à Série B no outro nestes últimos 5 anos. Depois do acesso conquistado em 2013 pela Série B, o Sport conseguiu ficar por 5 anos na elite do futebol brasileiro e chegou a alcançar uma 6ª posição no Brasileirão de 2015, mas acabou amargando o rebaixamento em 2018, exatamente no ano em que o Ceará retornava e permanecia na Série A. Em 2019, porém, o Sport bateu na Série B e já retornou à Série A em 2020, tendo permanecido até o ano seguinte, quando acabou sendo rebaixado mais uma vez. No ano passado o Sport esteve na luta pelo acesso, mas acabou perdendo o embalo após o empate com o Vasco no confronto direto pela 4ª posição, válido pela 35ª rodada.

Prévia da final:

O jogo de ida está previsto para o dia 19 de abril, na Arena Castelão, em Fortaleza, e a volta para o dia 3 de maio, na Ilha do Retiro, em Recife. Na primeira e única vez que Ceará e Sport se enfrentaram na final da Copa do Nordeste, em 2014, o Leão da Ilha levou a melhor e faturou o seu terceiro título da competição, pois já havia vencido em 1994 e 2000. Naquela oportunidade, porém, o mando foi invertido em relação ao deste ano (a primeira partida foi em Recife e a segunda em Fortaleza) e o Ceará ainda estava em busca do seu primeiro título da Copa do Nordeste. De lá para cá, o Vozão se colocou em um outro patamar, tanto regional quanto nacional e até internacionalmente, e faturou o título do Nordestão duas vezes: em 2015 e 2020. Agora, pela quinta vez em uma decisão, o Ceará está em busca do terceiro troféu, enquanto o Sport, que vai disputar a final da competição pela 7ª vez, vai em busca do quarto título.

Nesta temporada, as equipes se enfrentaram na 3ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste com mando do Ceará, que conseguiu uma vitória de virada, por 3 a 2. O Vozão, inclusive, foi o único a vencer o Sport em 2023. Sob o comando de Enderson Moreira desde o fim da temporada passada, o Sport computou neste ano: 16 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota nas 21 partidas disputadas até aqui, pela Copa do Nordeste e pelo Campeonato Pernambucano. Já o Ceará, sob o comando do paraguaio Gustavo Morínigo (ex-comandante do Coritiba), venceu 14, empatou 4 e perdeu apenas 2 das 20 partidas que disputou em 2023, tendo sido derrotado pelo Ferroviário na 1ª e pelo Vitória na 7ª rodada do Nordestão, além do empate com o Ituano pela segunda fase da Copa do Brasil, que acabou em eliminação da equipe cearense após disputa nos pênaltis.

Momento do Ceará:

Apesar da eliminação amarga na Copa do Brasil para a boa equipe do Ituano, que lutou pelo acesso até a última rodada da Série B no ano passado e foi semifinalista do Paulistão neste ano, o Ceará está motivado para conquistar o título da Copa do Nordeste depois de ter eliminado o atual campeão, Fortaleza, na semifinal. Foi a 3ª vitória do Vozão no 3º clássico de 2023 com o seu maior rival: depois de vencer nas primeiras fases da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense, superou o Fortaleza na semifinal da competição nordestina, disputada na última quarta-feira (29). Em uma partida eletrizante, como não poderia deixar de ser, o Ceará demonstrou um altíssimo nível de competitividade e venceu pelo placar apertado de 3 a 2. No entanto, como as partidas de ida e volta da final da Copa do Nordeste vão acontecer apenas entre meados de abril e o início de maio, muita coisa ainda pode acontecer até lá, inclusive a primeira derrota do Ceará para o seu principal rival, o Fortaleza. Isso porque as principais equipes do estado cearense vão se enfrentar na final da competição estadual, e a primeira partida vai ser já neste sábado (1º de abril), com mando do Fortaleza. O Ceará tenta dar fim a atual hegemonia do seu rival no estado, uma vez que o Leão do Pici está em busca do 5º título consecutivo do Campeonato Cearense.

Momento do Sport:

Invicto no Campeonato Pernambucano, o Sport vai disputar a última rodada contra o Central (6º colocado – último na repescagem para as semifinais) fora de casa neste sábado (1º de abril). Com 5 pontos de vantagem para o 3º colocado, o Sport já está garantido nas semifinais de forma direta, tendo em vista que os 3º, 4º, 5º e 6º colocados disputam, em cruzamento olímpico (o melhor contra o pior classificado), uma repescagem para a semifinal, na qual os líder e vice da primeira fase confirmam classificação direta. No entanto, a equipe corre um risco mínimo de perder a liderança, pois um empate já é suficiente para confirmar a melhor campanha da 1ª fase e, mesmo em caso de derrota, o vice-líder, Retrô, precisaria vencer o Íbis e tirar uma diferença de 4 gols de saldo (assim, se o Leão da Ilha perder por 2 a 0, por exemplo, o Retrô precisaria vencer o Íbis com uma vantagem de 3 gols).

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário