Início » Colunas » Coluna do Verchai » Sorteados os confrontos do mata-mata da Libertadores 2022

Sorteados os confrontos do mata-mata da Libertadores 2022  

Temos os times que disputarão os duelos das oitavas de final da Copa Libertadores 2022, a competição mais importante do continente sul-americano. Os duelos das oitavas, bem como o chaveamento de todo o mata-mata, foram definidos em sorteio nesta sexta-feira (27).

Porém, antes de fazer uma análise dos duelos, faremos um breve resumo de como os grupos da fase anterior ficaram.

Troféu Libertadores
Troféu Libertadores (Imagem: reprodução Conmebol)

Pelo grupo A, o Palmeiras passou com sobra na primeira colocação, vencendo os 6 jogos disputados na fase de grupos, e conquistando 18 pontos, tendo então 100% de aproveitamento com impressionantes 25 gols marcados e apenas 3 sofridos em 6 jogos. Na segunda colocação ficou o Emelec com apenas 8 pontos conquistados, fruto de 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Pelo grupo B, a primeira colocação foi definida pelo saldo de gols, pois a campanha de Libertad e Athletico-PR foram quase idênticas, com 10 pontos cada um, com a diferença de 1 gol de saldo para o Libertad, que terminou na primeira colocação.

No grupo C, em primeiro lugar tivemos o Estudiantes de La Plata, com 13 pontos, e em segundo o Velez Sarsfield, com 8, num grupo bem disputado entre todas as equipes.

Partindo para o Grupo D, o Atlético-MG, grande favorito do grupo, quase se complicou na conquista do primeiro lugar, visto que fez uma campanha irregular com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, tendo conseguido a primeira colocação através do saldo de gols, 3 a mais que o seu rival Tolima, que conquistou os mesmos 11 pontos do Galo. Vale destacar que o América Mineiro, outro brasileiro na disputa, não conseguiu se classificar e ficou na lanterna do grupo.

No grupo E, tivemos outro grupo complicado, com pelo menos 3 times lutando até a última rodada pela classificação. Em primeiro lugar ficou o Boca Juniors, com 10 pontos, e em segundo, outro brasileiro, o Corinthians, com 9 pontos e apenas um a mais que o terceiro colocado.

Pelo grupo F, tivemos o tradicional River Plate na primeira colocação com folgados 16 pontos, seis a mais que o brasileiro, e segundo colocado, Fortaleza, que pela primeira vez na sua história chega a uma fase de oitavas-de-final da Copa Libertadores, feito histórico.

Outro grupo bastante disputado foi o G, o qual tivemos os 4 times com chances de classificação até as duas últimas rodadas, e na última rodada, 3 times com chances reais. Os classificados foram Colon na primeira colocação, com 10 pontos, e em segundo, o Cerro Porteno, com 8 pontos, empatado com o Olimpia, porém com um gol a mais de saldo, fato que lhe deu a classificação.

No grupo H, o clube brasileiro Flamengo faturou a primeira colocação com folga, atingiu 16 pontos com 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos, e deixando o segundo colocado Talleres Cordoba em segundo, 5 pontos atrás. Esse foi o grupo em que o primeiro e segundo colocados mais se distanciaram dos demais.

Dito isso, e definidos os confrontos, falaremos um pouco mais sobre eles:

Athletico-PR x Libertad: este jogo temos duas equipes que se enfrentaram na fase de grupos, tendo existido uma vitória para cada lado, 1×0 para o Libertad na ida, no Paraguai, com o atacante Pablo do Athletico tendo perdido um pênalti, e 2×0 para o Athletico jogando na sua casa. Jogo complicado, que vai ser de muita disputa entre as duas equipes.

Fortaleza x Estudiantes: duelo complicado para o Fortaleza, apesar de ter feito uma fase de grupos relativamente segura, enfrenta um adversário que teve 4 vitórias e 1 empate em 6 jogos, duelo difícil, mas que o Fortaleza se jogar o que jogou contra o River Plate na Argentina e no Brasil, pode conquistar a classificação.

Palmeiras x Cerro Porteno: o Palmeiras teoricamente tem um dos adversários mais fáceis, pelo nível que o Palmeiras está atualmente, o Palmeiras teve 100% de aproveitamento até aqui, e encara uma equipe que suou para se classificar na segunda posição do seu grupo. Não deve haver surpresas nesse confronto.

Atlético-MG x Emelec: o Atlético, assim como o Palmeiras, entra como grande favorito neste confronto, apesar de o Galo não ter feito uma campanha maravilhosa na fase de grupos, tem equipe e força para chegar longe na competição, deve passar das oitavas-de-final sem muitos sustos.

Flamengo x Tolima: a equipe brasileira tem neste confronto um adversário perigoso, o Tolima tem se mostrado um time forte em alguns aspectos, principalmente no seu contra-ataque, em que o Flamengo costuma dar espaço para as equipes adversárias. O Flamengo tem o favoritismo, porém tem que tomar cuidado e jogar de forma séria, para não ser surpreendido.

Corinthians x Boca: outro duelo em que os times já se enfrentaram na fase de grupos, com o Corinthians tendo conquistado no confronto direto uma vitória em casa por 2×0 e um empate em 1×1 na Argentina. É um confronto duríssimo para a equipe paulista, porém, já deu mostras de que pode conquistar a classificação.

Talleres x Colon: duelo bem parelho tecnicamente, apesar de o Colon ter sido o primeiro colocado do seu grupo, conquistou menos pontos que o Talleres, que foi segundo colocado no seu grupo (10×11). Serão duas partidas muitos disputadas, onde qualquer uma que passar, não será nenhuma surpresa.

Velez Sarsfield x River Plate: clássico argentino, porém o River, com toda sua história, tradição e força na Libertadores, deve passar sem grandes dificuldades pelo Velez. O River fez uma ótima campanha na fase de grupos, conquistando 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos, enquanto que o Velez conseguiu se classificar em segundo colocado com dificuldades. O River deve passar sem grandes sustos.

Confrontos definidos, teremos então:

Athletico-PR x Libertad (29/06 e 06/07)

Fortaleza x Estudiantes (29/06 e 06/07) 

Palmeiras x Cerro Porteno (29/06 e 06/07)

Atlético-MG x Emelec (29/06 e 06/07)

Flamengo x Tolima (29/06 e 06/07)

Corinthians x Boca (29/06 e 06/07)

Talleres x Colon (29/06 e 06/07)

Velez Sarsfield x River Plate (29/06 e 06/07)

Deixe um comentário