Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da 24ª rodada do Brasileirão

Resumo da 24ª rodada do Brasileirão  

Com sete desfalques e artilheiro como dúvida, Flamengo deve ter dificuldade para vencer Red Bull Bragantino fora de casa e seguir na caça ao líder.

Técnico do Red Bull Bragantino, Maurício Barbieri
Maurício Barbieri, ex-Flamengo e já há algum tempo técnico do Red Bull Bragantino (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

A 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começou na última terça-feira com a partida entre Corinthians e Bahia, vencida de virada pelo Timão por 3 a 1, e continua nesta quarta-feira (06) com 8 partidas.

Destas, a que mais se destaca acontece às 20:30 (no horário de Brasília), em Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid, envolvendo Red Bull Bragantino e Flamengo. Ao menos no que diz respeito a tabela de classificação, esta é a partida que envolve dois times do mais alto nível nacional, que lutam por pelo menos uma vaga direta na próxima Copa Libertadores da América.

O Bragantino, que joga em casa, está motivado por ter conseguido uma classificação inédita para a final da Copa Sul-Americana recentemente, vencendo o tradicional Libertad nas partidas de ida e de volta das semifinais. No Brasileirão, a equipe do interior de São Paulo ocupa a 5ª posição da tabela (que dá vaga na fase qualificatória da próxima Libertadores), com uma partida e, agora, três pontos a menos que o 4º colocado (o Corinthians, que no momento ocupa uma das vagas diretas à fase de grupos da Libertadores).

E isso porque o Red Bull Bragantino não vence no Campeonato Brasileiro há cinco rodadas, tendo computado duas derrotas e três empates neste período. Na última partida a equipe de Mauricio Barbieri fez um confronto direto com o Corinthians pela chance de terminar a 23ª rodada na 4ª posição da tabela e até conseguiu abrir 2 gols de vantagem, mas acabou cedendo o empate na reta final do jogo.

Apesar disso, o Bragantino tem boas chances de somar pelo menos um ponto diante do Flamengo nesta rodada, pois a equipe comandada por Renato Portaluppi terá pelo menos 7 desfalques importantes. Gabriel Barbosa, Éverton Ribeiro, De Arrascaeta e Isla estarão a serviço de suas respectivas seleções para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Além deles, David Luiz, Gustavo Henrique e Diego Ribas estão em recuperação e ainda não vão estar à disposição do técnico.

Ainda de acordo com o GE, Bruno Henrique, que é o artilheiro do Brasileirão neste momento, sentiu desconforto muscular e deve começar a partida no banco de reservas, de forma que o ataque deverá ser formado por Vitinho, Michael e Pedro.

Mesmo que conte com um elenco farto, o Flamengo demonstra uma queda de rendimento quando não conta com o time principal completo, principalmente quando se trata do quarteto ofensivo. Em 7 jogos sem os principais jogadores à disposição, Renato Portaluppi computa 4 derrotas e 3 vitórias (pouco menos de 43% de aproveitamento, o qual ultrapassa os 74% com o time completo). No entanto, com 11 pontos de distância para o líder, Atlético Mineiro, o Flamengo, atual bicampeão brasileiro, precisa voltar a vencer para não ficar ainda mais distante do sonho de levantar o troféu nacional pela terceira vez consecutiva.

Líder isolado, Galo espera aumentar série invicta diante do lanterna do campeonato

Às 19 horas (de Brasília) desta quarta-feira acontecem 4 partidas simultâneas: o Sport (19º) recebe o Juventude (15º) na Arena de Pernambuco em partida que vale a luta contra a zona de rebaixamento; Atlético Goianiense (10º) e Athletico Paranaense (9º) se enfrentam no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, somando os mesmos 30 pontos em 22 rodadas disputadas e buscam os 3 pontos para se aproximarem do G-6; o Ceará (12º) enfrenta o Internacional (7º), que pode subir para 6º com uma vitória, na Arena Castelão; e, finalmente, em Santa Catarina, na Arena Condá, a Chapecoense, lanterna do Brasileirão estando 9 pontos atrás do penúltimo colocado e há 13 do primeiro time fora da zona do rebaixamento, recebe o líder do campeonato, Atlético Mineiro.

É verdade que a Chape vem mostrando alguma evolução nas últimas rodadas, tendo conquistado sua primeira vitória no Brasileirão na 20ª rodada. O campeão da Série B de 2020 perdeu apenas 3 dos últimos 8 jogos que disputou, tendo arrancado um empate com o São Paulo em sua última partida. No entanto, o fato é que o Atlético Mineiro, líder isolado do Campeonato Brasileiro, é amplo favorito diante do lanterna isolado. Se a Chapecoense venceu apenas uma das 23 partidas que fez na competição, o Atlético Mineiro venceu 15 das 22 rodadas que disputou neste Brasileirão. Vale destacar o sistema defensivo da equipe mineira, que sofreu apenas 13 gols e é o melhor do campeonato com larga vantagem em relação aos demais (o segundo menos vazado é o Flamengo, com 19 gols sofridos em 20 partidas). Ainda que o técnico Cuca tenha alguns desfalques importantes, como do zagueiro Junior Alonso, do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do camisa 10, Eduardo Vargas, que estão defendendo suas seleções, outros nomes de peso como Hulk e Nacho Fernández, entre outros, devem ser suficientes para a manutenção da invencibilidade do Atlético Mineiro.

Palmeiras tem confronto traiçoeiro diante do América em Minas Gerais

Sem vencer há 4 partidas, das quais duas foram pelo Brasileirão, o Palmeiras volta a entrar em campo pela competição em busca de somar pontos para seguir na caça ao líder, que já tem 10 pontos de vantagem neste momento. No entanto, a missão não é fácil como parece. Apesar de Palmeiras e América Mineiro estarem em situações opostas na tabela de classificação, o atual momento das equipes também é oposto, mas em um sentido favorável ao time mineiro.

A equipe comandada por Vagner Mancini está lutando contra o rebaixamento, mas perdeu apenas uma das últimas 11 rodadas que disputou e está invicto há 6. O Palmeiras, por outro lado, apesar de estar lutando na parte mais alta da tabela de classificação, venceu apenas 3 das últimas 10 partidas que disputou no Brasileirão, tendo empatado 2 e perdido 5 neste período. Chama a atenção a fragilidade defensiva do Verdão, fato que foi mencionado pelo técnico Abel Ferreira em sua última entrevista coletiva, após o empate por 1 a 1 com o Juventude. Para tornar a missão ainda mais difícil para o Palmeiras, Weverton, Gustavo Gómez, Piquerez e Marcos Rocha não vão estar à disposição do técnico português. A partida acontece às 21:30 (no horário de Brasília) desta quarta-feira, com transmissão da Globo para a TV aberta. No mesmo horário acontecem as partidas entre Fluminense (8º com 32 pontos) e Fortaleza (4º com 36 pontos), no Maracanã; e entre Grêmio (18º com 22 pontos) e Cuiabá (11º com 29 pontos) na Arena do Grêmio.

Deixe um comentário