Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo vence Corinthians e mantém sonho do tri

Flamengo vence Corinthians e mantém sonho do tri  

A relação de “amor e ódio” entre Renato Portaluppi e a torcida do Flamengo podem estar com os dias contados, ou não.

em destaque renato gaúcho na sua coletiva de apresentação como treinador do flamengo
(Foto: Alexandre Vidal/CRF)

O Flamengo é forte e tem força. Não à toa Rogério Ceni, assim como seu antecessor, o espanhol Domènec Torrent, foram demitidos mesmo tendo cerca de 60% de aproveitamento. O torcedor flamenguista quer mais do que ver seu time jogar bem, quer vitórias e títulos. É claro que essa é a maior expectativa de todos os torcedores do mundo, mas, pelo menos aqui no Brasil, talvez, também, em razão dos valores que envolvem o clube, as vitórias e os títulos são como uma obrigação para o Flamengo.

Foi por causa de toda essa exigência, que parece cercar o Flamengo agora mais do que nunca, provavelmente pelo trabalho que o português Jorge Jesus conseguiu fazer em um curto espaço de tempo, que até mesmo Renato Portaluppi, tido como o principal técnico do futebol brasileiro, ficou muito próximo de ver seu trabalho chegar ao fim no Rubro-Negro Carioca mesmo não tendo praticamente tempo algum para executar as suas ideias.

Na verdade, quando Renato Portaluppi assumiu o Flamengo, uma mudança significativa aconteceu. Quando Rogério Ceni foi embora, na 10ª rodada do Brasileirão, o Flamengo tinha 4 vitórias e 4 derrotas em 8 partidas disputadas e ocupava a 12ª posição. Renato Portaluppi, que já estava no Rio de Janeiro como se aguardasse pelo chamado do clube, foi anunciado para substituir Ceni no mesmo dia em que este foi demitido.

Apenas com conversas do novo técnico com o elenco, uma vez que o tempo era insuficiente para a implementação imediata de uma nova forma de jogar, o Flamengo emplacou uma sequência de 8 vitórias consecutivas (4 delas pelo Brasileirão, além das partidas de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores). Depois de uma derrota para o Internacional que interrompeu a sequência e que Renato Gaúcho chamou de “acidente”, o Flamengo voltou a ficar invicto por 8 partidas, das quais venceu 7.

Veio então mais uma derrota, para o Grêmio, e outras 9 partidas se passaram sem que o Flamengo de Renato voltasse a ser derrotado: foram mais 5 vitórias e outros 4 empates. Um destes empates foi na partida ida das semifinais da Copa do Brasil, contra o Athletico Paranaense, e a pressão sobre Renato Portaluppi se instalou com a derrota para o rival Fluminense na partida seguinte, pelo Brasileirão, que foi seguida pela eliminação da Copa do Brasil em pleno Maracanã após derrota por 3 a 0 diante do Furacão pela volta das semifinais.

Mesmo assim, o Flamengo não se abateu e mostrou isso logo na partida seguinte, diante do Atlético Mineiro, em confronto direto pelo Brasileirão, que os cariocas venceram no Maracanã por 1 a 0. Na partida da última quarta-feira (17) a torcida mostrou que está fechada com o técnico, apoiou o time do início ao fim contra o Corinthians, e foi premiada com um gol de Bruno Henrique nos acréscimos do segundo tempo, responsável por manter acesa a esperança do terceiro título consecutivo do Campeonato Brasileiro. A única dúvida que permanece é se todo o apoio do torcedor rubro-negro vai ser mantido se, por um acaso, o Flamengo não vencer o título nacional e perder para o Palmeiras na final da Libertadores.

Análise da vitória simples do Flamengo sobre o Corinthians e os próximos passos do time carioca na busca pelo Tricampeonato Brasileiro

bruno henrique marca contra corinthians pelo brasileiro 2021
Bruno Henrique decide no fim e Flamengo vence Corinthians no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes da Silva/CRF)

O Flamengo vive um calendário insano, com jogos a cada 3 dias e, por esta razão, o técnico Renato Gaúcho sofre para escalar o time, seja por desgaste, lesão, ou mesmo por convocações para seleções. Na partida de ontem o Flamengo teve um time completo (e mais um pouco) de desfalques: Gabriel Barbosa, Everton Ribeiro, Isla (convocados para suas respectivas seleções), Rodrigo Caio, De Arrascaeta e Pedro (machucados), Diego Alves, Filipe Luís, William Arão, Andreas Pereira, Michael e Bruno Henrique (preservados). O técnico Renato Gaúcho levou a campo um Flamengo recheado de mudanças, um time completamente diferente daquele de que os torcedores estão acostumados a ver.

Do outro lado, o Corinthians, que lutava pela vitória para figurar no G-4 do Brasileirão, estava com time praticamente completo, à exceção do camisa 10, William, que ainda se recupera de lesão. Uma partida típica para o Timão jogar no contra-ataque e vencer por 1 a 0, mas esta não foi bem a estratégia usada pelo técnico Sylvinho. Pelo contrário, o Corinthians quis jogo no Maracanã. Com 3 atacantes, marcação alta e velocidade na criação das jogadas, o Corinthians queria mesmo os 3 pontos diante do Flamengo praticamente reserva. Tanto é que, principalmente no primeiro tempo, foi o time paulista que criou as melhores oportunidades de balançar as redes, mas faltou um algo a mais.

Já no intervalo, claramente insatisfeito com o que foi apresentado no primeiro tempo, apesar de o Flamengo ter conseguido ser competitivo e ter criado algumas boas chances, Renato Gaúcho fez logo 3 alterações: colocando em campo Gustavo Henrique, Filipe Luís e Bruno Henrique. Com o apoio da torcida, o Rubro-Negro Carioca cresceu no Maracanã e, aos poucos, foi tomando conta do jogo. Michael e Rodinei também foram a campo durante a etapa final e conseguiram agregar muito. Tanto é que, com passe de Rodinei, Bruno Henrique saiu na cara do gol e parou em Cássio, assim como Diego em uma bela cobrança de falta, e ainda teve um desvio de João Gomes em cruzamento de Michael que explodiu no travessão.

Mas Bruno Henrique sentiu dores e quase deixou a partida, mas pediu para permanecer em campo e definiu: em jogada pela direita, Rodinei driblou marcação dupla e cruzou na medida para o camisa 27 marcar, de cabeça, o gol da vitória. Com o resultado, o Flamengo manteve a distância de 8 pontos em relação ao líder, Atlético Mineiro, e segue com alguma chance de alcançar a liderança nas 6 rodadas finais, mas, além de ter que vencer todas, precisa torcer para que o Galo perca 3 vezes. E a reta final de campeonato não é fácil para o Rubro-Negro Carioca: enfrenta o Internacional no Beira-Rio já no próximo sábado, pela 34ª rodada, e encara o Grêmio, também no Rio Grande do Sul, na próxima terça-feira (23), antes da decisão da Copa Libertadores da América, com o Palmeiras, que está marcada para o sábado da semana que vem (27/11).

Deixe um comentário