Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da 24ª rodada da Premier League

Resumo da 24ª rodada da Premier League  

Manchester City de Guardiola volta a vencer e segue caminhando a passos largos para o segundo título consecutivo da Premier League.

em destaque Pep Guardiola vestindo seu moletom no jogo do Manchester City contra o Arsenal, em Londres
(Divulgação/Man City)

Depois de ter sido surpreendido pelo Southampton na última rodada, empatando fora de casa por 1 a 1, o Manchester City não titubeou e voltou a somar três pontos na Premier League. Os comandados de Josep Guardiola receberam o Brentford no Etihad Stadium, em Manchester, nesta quarta-feira (9), pela 24ª rodada da Premier League, e confirmaram o favoritismo ao lado da torcida. Surpreendente nesta primeira temporada de volta à elite do futebol inglês e buscando seguir somando pontos para se manter distante da zona de rebaixamento, o Brentford conseguiu segurar a pressão inicial dos Citizens e até tentou suas investidas no campo de ataque, mas sem muito sucesso. No entanto, como sempre controlando a posse de bola e impondo uma marcação pressão, com linhas bem adiantadas, o Manchester City acuou o Brentford no seu campo de defesa e passou a criar uma chance atrás da outra. Mas foi em um erro na saída de bola, quando a marcação dobrou sobre o atacante espanhol Sergi Canós e ele perdeu no campo de defesa, que Raheem Sterling pegou a última linha de marcação do Brentford exposta e, tendo partido para cima de Mads Rasmussen (lateral-direito dinamarquês de apenas 22 anos), acabou sendo derrubado na área. O 23º pênalti sofrido por Sterling na Premier League (sendo o jogador com mais pênaltis sofridos na competição) imediatamente foi assinalado pelo árbitro e, na cobrança, Riyad Mahrez abriu o placar para o Manchester City: goleiro de um lado, bola do outro, no ângulo. Valente, o Brentford tentou adiantar suas linhas de marcação para buscar o empate e teve uma grande chance quando o zagueiro John Stones escorregou e perdeu a bola na entrada da área do Manchester, mas o lateral-esquerdo Rico Henry, após boa tabela com o iraniano Saman Ghoddos, perdeu o tempo da passada ao ficar na cara do gol e facilitou a defesa de Ederson na finalização, que saiu sem força. No segundo tempo o Manchester City voltou a dominar as ações ofensivas e o Brentford voltou a se defender bem, mas também voltou a errar na saída de bola: o goleiro David Raya entregou para Sterling ao tentar sair jogando e até conseguiu defender a finalização do atacante inglês, mas, no rebote, Kevin de Bruyne mandou para o fundo da rede. Sem problemas para controlar a partida até o apito final, o Manchester City garantiu a vitória por 2 a 0 e abriu 12 pontos de vantagem para o vice-líder, Liverpool, que entra em campo nesta quinta-feira (10), às 16:45 (no horário de Brasília), recebendo o Leicester City em Anfield Road com transmissão da ESPN para a TV fechada do Brasil. Em caso de vitória, o Liverpool volta a diminuir a distância em relação ao Manchester City para 9 pontos, tendo, porém, uma partida atrasada (da 19ª rodada, em casa, contra o Leeds United) para fazer, de forma que ainda pode ficar a 6 pontos do líder, que disputou todas as 24 rodadas.

Manchester United tropeça diante do lanterna da Premier League e “cede” 4ª posição da tabela para o West Ham

Na luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões em meio a sérios problemas para encontrar o seu melhor equilíbrio dentro da competição, o Manchester United voltou a ficar fora do G-4 da Premier League. A 24ª rodada começou na última terça-feira (8), com o West Ham reassumindo a 4ª posição da tabela ao vencer o Watford em casa, por 1 a 0, com gol do atacante inglês Jarrod Bowen, um dos grandes destaques desta equipe comandada pelo escocês David Moyes, que vem se destacando neste Campeonato Inglês. Com o resultado, cabia ao Manchester United vencer o lanterna da competição, o Burnley, jogando fora de casa em partida que também aconteceu na última terça-feira, para voltar a ocupar um lugar na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, mas os Red Devils voltaram a decepcionar. Logo depois da eliminação na Copa da Inglaterra para o Middlesbrough, equipe da Segunda Divisão da Inglaterra, o Manchester United não conseguiu superar o Burnley para terminar a 24ª rodada da Premier League no G-4. Mesmo com Cristiano Ronaldo no banco de reservas por opção do técnico Ralf Rangnick, o Manchester United saiu na frente do Burnley com gol de Paul Pogba, que não marcava na Premier League há mais de um ano (desde janeiro de 2021). O primeiro tempo poderia ter terminado com goleada em razão dos dois gols que foram anulados (um contra e outro de Varane) e as diversas chances que foram criadas pelo Manchester, mas ficou apenas no 1 a 0, que custou caro na volta do intervalo. Logo aos 2 minutos do segundo tempo, o atacante holandês Wout Weghorst se livrou bem da marcação dupla de Mc Tominay e Harry Maguire e deixou Jay Rodríguez na cara do gol para deixar tudo igual no placar. E nem mesmo a entrada de Cristiano Ronaldo aos 23 minutos foi capaz de mudar o rumo da partida, que acabou empatada em 1 a 1. Com o resultado, o Manchester United terminou a 24ª rodada na 5ª posição da tabela, com um ponto e uma partida a menos que o West Ham, atual 4º colocado.

A situação do Manchester United só não ficou pior porque o Southampton, depois do empate com o Manchester City na última rodada, voltou a surpreender na Premier League. A equipe comandada pelo austríaco Ralph Hasenhüttl bateu o Tottenham em pleno Hotspur Stadium, de virada, e não permitiu que os comandados de Antonio Conte alcançassem os mesmos 39 pontos do Manchester United. No entanto, tendo três partidas atrasadas para fazer (duas a menos que os Red Devils), o Tottenham ainda tem totais condições de alcançar a 4ª posição da Premier League. Em situação semelhante a esta encontra-se o Arsenal de Mikel Arteta, que, tendo duas partidas a menos que o Manchester United neste momento, está a uma vitória de alcançar o mesmo número de pontos dos Red Devils. Os Gunners entram em campo pela 24ª rodada da Premier League nesta quinta-feira (10), às 16:45 (no horário de Brasília), enfrentando o Wolverhampton no Estádio Molineux com transmissão exclusiva da ESPN pelo “Star+”, em streaming.

Deixe um comentário