Início » Esportes » Futebol Internacional » Brasileiros levam vantagem em finais de Mundial contra ingleses

Brasileiros levam vantagem em finais de Mundial contra ingleses  

fernando torres vendo a festa do corinthians campeão do mundial de clubes 2012
Fernando Torres, observando a festa do Corinthians, após a derrota na final do Mundial de 2012. Palmeiras vai frustrar ingleses novamente? (Reprodução: imagem de TV)

Chelsea e Palmeiras farão no sábado (12) o sexto duelo direto entre Brasil e Inglaterra em finais de Mundial de Clubes. Os times brasileiros levam vantagem. Até aqui, foram três vitórias brasileiras e duas inglesas.

Verdade que na última vez, em 2019, eles levaram a melhor, com o Liverpool do trio de ataque Salah, Mané e Firmino superando o Flamengo de Bruno Henrique e Gabigol.

Já no último título de Mundial de Clubes de um clube sul-americano, deu Brasil sobre a Inglaterra, com o representante brasileiro Corinthians derrotando por 1 a 0 (gol de Paolo Guerrero) o mesmo Chelsea que o Palmeiras encara no sábado. Será que o Verdão repete o feito do seu maior rival?

Brasil x Inglaterra nas finais de Mundial de Clubes:

Copa Intercontinental 1981 – Flamengo 3 x 1 Liverpool

No primeiro confronto, em 1981, o Flamengo de Zico fez 3 a 0 no Liverpool de Kenny Dalglish na final da então Copa Intercontinental (Toyota Cup), em Tóquio, no Japão. Foram dois gols de Nunes e um de Adílio.

Copa Intercontinental 1999 – Manchester United 1 x 0 Palmeiras

Definitivamente, esta não é uma boa lembrança para a torcida palmeirense. Na Intercontinental 1999, que também foi jogada na capital japonesa Tóquio, o Verdão perdeu do Manchester United por 1 a 0.

Sob o comando de Luiz Felipe Scolari e com destaques como os meias Alex e Zinho e os atacantes Paulo Nunes e Evair, o Alviverde caiu graças ao gol de Roy Keane, aproveitando falha do goleiro alviverde e ídolo Marcos. O treinador dos Red Devils era Sir Alex Ferguson e naquele time jogava a estrela David Beckham.

Mundial de Clubes da Fifa de 2005 – São Paulo 1 x 0 Liverpool

Com grande atuação do “Mito” Rogério Ceni, autor de ótimas defesas, o São Paulo do técnico Paulo Autuori venceu o Liverpool por 1 a 0. O gol foi de Mineiro, recebendo ótimo passe de Aloísio Chulapa.

Segunda edição do Mundial de Clubes sob a chancela da Fifa, aquela edição teve o Japão como sede, com a final disputada em Yokohama. Foi o terceiro título mundial do Tricolor paulista.

Mundial de 2012 – Corinthians 1 x 0 Chelsea

Último título mundial de um clube sul-americano, o Mundial de Clubes de 2012 consagrou o ótimo trabalho do vitorioso Corinthians de Tite, hoje técnico da Seleção.

Na época, o Chelsea foi o adversário e o peruano Paolo Guerrero, o herói, autor do gol da segunda conquista de Mundial do Timão, em decisão disputada também no Estádio de Yokohama, no Japão. Antes, havia vencido o 1º Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, superando o Vasco, nos pênaltis.

Mundial de Clubes 2019 – Liverpool 1 x 0 Flamengo

Em uma reedição da final de 1981, o Liverpool finalmente ganhou de um time brasileiro em uma decisão de Mundial de Clubes. De quebra, deu o troco no Flamengo, vencendo, dessa vez, por 1 a 0. Mas os ingleses suaram e só chegaram ao gol na prorrogação. O autor foi o brasileiro Roberto Firmino.

Deixe um comentário