Início » Colunas » Coluna do Verchai » Qual foi a primeira seleção a vencer uma Copa do Mundo?

Qual foi a primeira seleção a vencer uma Copa do Mundo?  

Você sabe qual foi a primeira seleção a vencer uma Copa do Mundo de futebol? Foi o Uruguai, que ganhou da Argentina na final da edição inaugural, em 1930. A seleção uruguaia foi a primeira a levantar um troféu a nível mundial.

em destaque estadio centenario capital uruguaia montevideu
O estádio Centenário foi construído para sediar a Copa do Mundo de 1930. Recebeu dez partidas, incluindo a grande final, Uruguai 4 x 2 Argentina (Divulgação)

A primeira Copa, em 1930, teve a participação de 13 países, bem diferente de hoje em dia que na Copa do Mundo de 2022, por exemplo, quando 32 países estarão na disputa da Copa do Catar.

Na época da primeira Copa foi quando o futebol começou a se popularizar no mundo e os atletas a se profissionalizar. Foi nessa época mais ou menos que muitos clubes brasileiros, por exemplo, foram fundados.

Sobre a criação do primeiro Mundial de seleções

O criador da competição foi o francês Jules Rimet no ano de 1928, logo após ficar à frente da presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Mas a ideia de ter uma competição mundial começou bem antes. No ano de 1905, durante um congresso em Paris, a FIFA, junto com seus países filiados, aceitou que tivesse  uma competição a nível internacional entre times de futebol. Porém, nessa época não houve nenhum time inscrito para que o evento ocorresse em 1906.

Em 1914, uma competição de futebol nos jogos olímpicos foi sugerida que se tornasse uma competição a nível mundial pelo delegado holandês Mr. Hirschman, que também foi o responsável por ficar e guardar os documentos da FIFA enquanto a Primeira Guerra Mundial acontecia. Após o fim da guerra em 1920, houve uma conferência na Bélgica e nesse evento, a ideia de oficializar o futebol nos jogos olímpicos foi abandonada. Nesse mesmo evento, o francês Jules Rimet foi eleito o terceiro presidente da história da Fifa, onde permaneceu por 35 anos no comando. Sua contribuição para a primeira Copa em 1930 foi muito importante, tanto que o primeiro troféu recebeu o seu nome.

A cobertura da mídia na primeira copa teve aproximadamente 500 jornalistas envolvidos, e na sua grande maioria da América do Sul. Os meios de comunicação usados foram jornal, cinema e rádio.

Os primeiros jogos foram gravados e estão guardados na Cinemateca Nacional do Uruguai, na cidade de Montevidéu.”

Algumas curiosidades da primeira Copa:

  • Apenas países do continente americano haviam se inscrito até a data limite da primeira Copa. Logo depois, quatro países resolveram participar do evento.
  • Os jogos aconteceram em somente três estádios da cidade de Montevidéu: Centenário (dez partidas, incluindo a final), Gran Parque Central, pertencente ao Nacional, e Estádio Pocitos (hoje demolido), que pertencia ao Peñarol.
  • O primeiro gol a ser marcado na história das copas foi no jogo entre França e México, no dia 13 de julho de 1930. Quem fez o gol foi o Lucien Laurent, da França.
  • Em um dos jogos que aconteceu entre a França e Argentina, o árbitro acabou se equivocando e deu fim de jogo seis minutos antes do horário que deveria ser o término. O que aconteceu foi que a torcida argentina invadiu o campo para comemorar a vitória, mas quando percebeu o que havia feito, teve que pedir para que os torcedores saíssem do campo para que pudessem concluir o jogo.
  • Durante a final da primeira Copa em que estava acontecendo o jogo entre Uruguai e Argentina, o jogador argentino Monti recebeu ameaças de morte se por acaso a Argentina ganhasse e se tornasse campeã.
  • No mesmo jogo, ou seja, entre Uruguai e Argentina, cada time queria jogar com sua bola, mas cada uma tinha um tamanho diferente. A solução foi que em cada tempo uma bola seria utilizada. 
  • A maioria dos jogadores que foram convocados para jogar na Copa, jogavam em equipes nacionais. Um dos principais motivos de as convocações serem em sua grande maioria nacionais, é por causa da facilidade ou no caso, dificuldade de deslocamento e negociações com os seus clubes.

Os grupos da primeira Copa do Mundo ficaram assim:

Grupo A

Argentina

Chile

França 

México

Grupo B

Brasil

Bolívia 

Iugoslávia

Grupo C

Uruguai

Peru

Romênia

Grupo D

Estados Unidos

Paraguay

Bélgica

A primeira Copa do Mundo foi a única sem um processo de qualificação. Todos os países afiliados à FIFA na época foram convidados a participar e tiveram até 28 de fevereiro de 1930 para responder. Os países das Américas demonstraram grande interesse, como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Estados Unidos, México, Paraguai e Peru participantes. Ao todo, sete equipes sul-americanas participaram, mais do que em qualquer outra edição. No entanto, devido à longa e cara travessia do Atlântico e à ausência de ex-jogadores do clube, poucas equipes europeias estavam dispostas a participar.  Alguns estavam se recusando a viajar para a América do Sul sob quaisquer circunstâncias, e nenhuma equipe europeia estava interessada em participar antes do prazo de fevereiro.

Os belgas participaram depois que o vice-presidente da FIFA, Rudolf Sidreyes, os convenceu a fazê-lo.

“Estivemos no Conte Verde por duas semanas. Embarcamos em Villefranche com belgas e romenos. Fizemos alongamentos básicos e treinamento no convés. Os técnicos nunca falavam de tática.” Disse Lucien Laurent.

Os romenos embarcaram no navio SS Conte Verde em Gênova, os franceses embarcaram em Villefranche-sur-Mer em 21 de junho de 1930 e os belgas embarcaram em Barcelona com o presidente da FIFA Jules Rimet, troféu do torneio e três europeus. Os árbitros nomeados foram os belgas Jean Langenus e Henri Christophe, além de Thomas Valverde. A seleção brasileira embarcou em 29 de junho quando o navio atracou no Rio de Janeiro antes de chegar ao Uruguai em 4 de julho. Iugoslávia de Marselha no Florida Steamboat.

Classificação final da primeira Copa em 1930

Na colocação final, o pódio ficou assim:

1º lugar – Uruguai – campeão da Copa do Mundo

lugar – Argentina

lugar – Estados Unidos

lugar – Iugoslávia

A Argentina teve o melhor ataque da copa com 10 gols marcados; a melhor defesa sem gol foi do Uruguai e Estados Unidos; a maior goleada foi no jogo entre Argentina e Estados Unidos onde deu 6 x 1 para a Argentina e Uruguai e Iugoslávia que deu 6 x 1 para o Uruguai.

 Como os árbitros vieram de vários países, foi resolvido que antes do início do campeonato mundial, os quinze árbitros convocados passaram por um treinamento para que quando estivessem apitando os jogos não houvesse divergência ou que cada um apitasse de um jeito.

Quando vemos o formato de hoje de uma Copa do Mundo, nem imaginamos tudo que foi feito, modificado para ser esse mega evento que é hoje.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

trofeu fifa world cup
(Imagem: reprodução)

Deixe um comentário