Início » Colunas » Coluna do Verchai » Catar foi um erro como sede da Copa do Mundo?

Catar foi um erro como sede da Copa do Mundo?  

Bastante criticado, o Catar se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2022. A escolha para abrigar um Mundial foi um erro?

Para o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter, sim. “A escolha do Catar foi um erro. Eu era o responsável por isso, como presidente da Fifa… É um país pequeno demais. O futebol e o Mundial são grandes demais para isso. Para mim é claro: o Catar foi um erro. Foi uma escolha ruim”, criticou, em entrevista ao jornal suíço “Tages-Anzeiger”, publicada nesta terça-feira (8).

Estrutura está pronta

O fato é que estamos a poucos dias do início da Copa do Mundo no Catar e parece que já está tudo pronto por lá. Ao que tudo indica, o Oriente Médio conseguiu se organizar muito bem desde a escolha para sediar o Mundial.

lusail stadium local da final copa do catar 2022
O Estádio Lusail abrigará jogos na fase de grupos, fase eliminatória e final da Copa do Mundo de 2022 no Catar (Imagem/divulgação: Fifa.com / via Getty Images)

Construíram oito estádios e muitas outras estruturas com tranquilidade e no prazo que estipularam, nem a pandemia do covid-19 atrapalhou ou atrasou o cronograma.

O último estádio a ser entregue e inaugurado foi o Lusail e teve um jogo entre Al-Arabi e Al-Rayyan, pela Catar Stars League, que aconteceu no dia 11 de agosto. Este estádio receberá um total de 10 partidas inclusive a final no dia 18 de dezembro. Mas essa não foi a inauguração oficial, essa aconteceu somente um mês depois, onde teve mais um jogo que foi o “teste final” para a Copa do Mundo.

Os estádios são:

Estádio Internacional Khalifa

Este estádio é o único dentre os 8 construídos que não foi feito do zero, pois ele já existe desde 1976. Ela passou por uma imensa reforma e agora sua capacidade será para 40.000 torcedores e aqui serão as quartas de final da Copa. Mesmo tão grande, terá a temperatura controlada para torcedores e jogadores e claro muito moderno.

Está localizado em Doha, no centro da Aspire Zone, uma área muito tecnológica e inovadora, onde poderá ser um ponto de encontro entre os torcedores.

Estádio Al-Bayt

O Estádio Al-Bayt está localizado na cidade de Al-Khor e nele serão as semifinais da Copa. Seu design é impressionante e lembra as tendas usadas pelo povo beduíno, que são os nômades que vivem pelo mundo árabe há séculos.

Este é maior que o primeiro e conta com 60.000 lugares, está num local mais amplo e com várias atrações para os torcedores usufruírem como: shopping center, hospital, etc. Está localizado a 60 quilômetros de Doha, e seu acesso é um pouco mais complicado, mas os torcedores poderão acessar o local com táxis e ônibus.

Estádio Al-Janoub

O estádio Al-Janoub tem uma estrutura impressionante, com capacidade para 40.000 pessoas.Seu projeto foi pensado pela renomada arquiteta e já falecida Dame Zaha Hadid. Com certeza é um estádio muito elegante em suas linhas curvas, que era a marca registrada da arquiteta. Sua inspiração foi nos cascos dos barcos de pesca na Península Arábica. O uso de elementos naturais como madeira também chama a atenção nessa construção. Este estádio está localizado na cidade de Al-Wakrah, 20 quilômetros de Doha. Uma linha de metrô foi criada para levar os torcedores até lá.

Estádio Education City

O Estádio Education City tem uma capacidade para cerca de 40.000 lugares e as partidas que acontecerão lá são até as quartas de final. O nome se deve à sua localização, em num campus da principal universidade do Catar. Seu projeto lembra um diamante irregular e sua beleza se destacará tanto de dia quanto a noite. Fica perto de Doha, a apenas sete quilômetros do centro. Seu acesso é considerado fácil para quem for até lá de carro ou metrô e a área conta com muito espaço verde, campo de golf e até um shopping center.

Estádio Al-Rayyan

Está localizado no antigo estádio Ahmed Bin Ali, e tem capacidade para mais de 40.000 pessoas. Receberá partidas até as quartas de final. Está localizado na cidade que leva o nome do estádio e é uma das mais tradicionais e históricas do Catar. Esta cidade fica à beira do deserto quem quiser conhecer mais profundamente a cultura local vai conseguir aqui. Fica a poucos quilômetros de Doha, e os torcedores também terão uma linha de metrô específica para chegar até lá.

Estádio Al-Thumama

O estádio Al Thumama fica a apenas 12 quilômetros de Doha e também terá por volta de 40.000 lugares. A peculiaridade do design desse estádio é que foi inspirado na gahfiya, que é a tradicional touca usada pelos homens árabes.

Como os demais, para chegar até ele, os torcedores poderão usar uma linha especial saindo de Doha e indo direto ao estádio.

Estádio Ras Abu Aboud

Na mesma média de 40.000 lugares esse estádio também vai conseguir receber esse número de torcedores e fica às margens do Golfo, a beira mar. Este estádio é marcado pela sustentabilidade e fica perto da cidade de Doha e dá até pra ver a cidade. É sustentável porque foi feito usando contêineres e materiais reaproveitados. Este estádio não ficará após a copa, ele será desmontado e seu material será reutilizado em outras construções pelo país.

Sua localização é privilegiada, pois é a beira-mar e ainda de fácil acesso – por meio de metrô saindo da área central de Doha.

Estádio Nacional de Lusail (Estádio Iconic)

O Estádio Nacional de Lusail será onde vai ser feita a abertura da Copa do Mundo do Catar e também o jogo de abertura e final. Este terá capacidade para receber aproximadamente 86.000 pessoas. A sua arquitetura teve inspiração em antigas técnicas artesanais árabes. A promessa é de que tanto a abertura quanto o encerramento serão inesquecíveis para o evento. 

A arena fica localizada em Lusail, uma cidade ao norte de Doha, que foi construída especialmente para o evento. A estrutura da cidade vai contar com muitas atrações, como marinas, resorts, uma série de lojas de grife, lazer e alimentação variadas. Fica a apenas 15 quilômetros ao norte de Doha. Esse estádio terá uma conexão direta de metrô da capital para facilitar o acesso dos torcedores à cidade.

Muitas polêmicas estão ao redor dessas construções monumentais no Catar, sendo acusados por trabalho escravo, inclusive que muitos prestadores de serviço acabaram morrendo durante as construções e que as famílias dessas pessoas não serão indenizadas.

Outro assunto diz respeito à possível compra de votos para que o Catar vencesse a disputa para sediar a Copa do Mundo 2022, com direito a envolvimento até de nomes da FIFA.

Seja como for, o evento está prestes a iniciar e se foi uma má decisão ou não, saberemos notícias no decorrer ou depois do evento mundial.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário