Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão do encerramento do 1º turno do Brasileiro

Previsão do encerramento do 1º turno do Brasileiro  

Corinthians x Internacional é destaque deste sábado (31).

Às 19 horas deste sábado, o Premiere transmite com exclusividade a partida entre Corinthians e Internacional, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Neo Química Arena, estádio do Corinthians em Itaquera, na zona leste de São Paulo (Reprodução: Instagram da Neo Química Arena)

O encontro entre alvinegros e colorados acontece em um momento no qual as equipes lutam por coisas opostas dentro da competição. Os mandantes nesta partida ocupam a 13ª posição e ainda têm, como principal objetivo, somar pontos para se afastar da zona de rebaixamento. Atualmente, o Corinthians está 3 pontos à frente do Vasco da Gama (17º colocado e primeiro dentro da zona de rebaixamento), mas a equipe carioca tem duas partidas a menos. Vale lembrar, porém, que 3 rodadas atrás (antes de Vagner Mancini assumir o comando da equipe), o Corinthians estava 5 rodadas sem vencer e ocupava um dos 4 lugares da zona de rebaixamento. Desde então, o Timão sofreu uma goleada para o Flamengo, é verdade, mas computou outras duas vitórias (sobre Athletico Paranaense e Vasco). Chama a atenção o fato de Vagner Mancini ainda não ter conseguido vencer nos domínios corintianos. O comandante computa um total de 4 partidas à frente do Corinthians, com 2 vitórias (fora de casa) e 2 derrotas (em casa). Na última partida, em casa, perdeu por 1 a 0 para o América Mineiro, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A derrota foi um golpe duro para o Timão, mas a equipe já precisa voltar a concentrar suas forças no Campeonato Brasileiro. De acordo com informações da ESPN, Vagner Mancini (que ainda não conta com Jô, lesionado, e Gustavo Mantuan, que se machucou pela Seleção Brasileira Sub-20 e vai ter de passar por cirurgia no joelho) deve ir à campo com uma escalação bastante diferente ofensivamente, a qual terá: Cássio; Fagner, Marllon, Gil e Fábio Santos; Xavier, Éderson e Cazares; Ramiro, Otero e Léo Natel. Sem um atacante de ofício, a expectativa é de que o Corinthians aposte em uma marcação bem fechada em seu campo defensivo, apostando na velocidade ofensiva para contra-atacar. Isso porque, além da fase difícil pela qual vem passando, o Timão terá pela frente o atual líder do Campeonato Brasileiro. O Internacional de Eduardo Coudet está sem perder no Brasileiro há 7 rodadas e vem de vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Goianiense, fora de casa, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Como poupou a maior parte de seus titulares na partida de meio de semana, Coudet vai ter elenco completo e descansado para enfrentar o Corinthians, mas só teve um dia para treinar (a quinta-feira), uma vez que, por conta da chuva em São Paulo nesta sexta, a equipe colorada se restringiu a treinos físicos na parte interna do hotel no qual está hospedada. Assim, o Inter deve ir à campo com aquele que tem sido sua equipe titular, com: Marcelo Lomba; Heitor (ou Rodinei), Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick e Marcos Guilherme; Thiago Galhardo e Abel Hernández.

 

Em crise, Botafogo abre a rodada em jogo complicado contra o Ceará.

A rodada de encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro (Série A) começa às 17 horas deste sábado, com a partida entre Botafogo e Ceará, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O alvinegro carioca chega para a partida após uma derrota para o Cuiabá, em casa, pela Copa do Brasil, que custou o cargo do técnico Bruno Lazaroni. O gerente de futebol do Botafogo, Túlio Lustosa, confirmou que o Botafogo já entrou em contato com alguns nomes (como Roger Machado e Daniel Garnero, que tem outros planos e não demonstraram interesse) e busca anunciar um novo nome o mais rápido possível: “o ideal seria que o treinador já assistisse o jogo contra o Ceará” afirmou Túlio em entrevista ao GE. Até lá, o interino Flávio Tenius assume a “bomba”, e afirmou que deve enfrentar o Ceará com uma equipe semelhante àquela que vinha sendo utilizada por Bruno Lazaroni, mas com algumas modificações pontuais: “quando as coisas não estão funcionando, temos que dar uma mudadinha” disse o comandante interino. Atualmente na 16ª posição, o Botafogo está há apenas 1 ponto da zona de rebaixamento e precisa de um resultado positivo para reagir na competição. Do outro lado, porém, o Ceará de Guto Ferreira, que vem de empate com o Santos, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil, está em boa fase. O Vozão não perde no Brasileiro há 4 rodadas (2 empates e 2 vitórias) e, atualmente na 10ª colocação, sonha com a parte alta da tabela de classificação. O atual campeão da Copa do Nordeste só tem um problema para lidar na partida contra o Botafogo: o desgaste do elenco, que está indo para a 5ª partida em duas semanas.

 

Outros jogos deste sábado.

No mesmo horário em que o Corinthians joga contra o Internacional, o Coritiba recebe o Atlético Goianiense no Couto Pereira, em Curitiba. O alviverde paranaense vem de derrota para o Ceará, que custou o cargo de Jorginho no comando técnico. O clube já anunciou a chegada de Rodrigo Santana para o comando, ex-treinador do Atlético Mineiro que trabalhou com Ricardo Oliveira no Galo em 2019. No entanto, para enfrentar o Atlético Goianiense neste sábado, o time será comandado por Pachequinho, interinamente. Na penúltima (19ª) posição, os 3 pontos seriam fundamentais para o Coritiba começar a se recuperar na competição e passar a ter chances de deixar a zona de rebaixamento. Do outro lado, o Atlético Goianiense, que não vence há 3 jogos, ainda é o 11º colocado e tenta reencontrar o melhor equilíbrio para não voltar ao sufoco de lutar contra o rebaixamento.

Finalmente, às 21 horas deste sábado, o Fortaleza (8º colocado com 24 pontos em 16 partidas) recebe o Fluminense (4º colocado com 29 pontos em 18 partidas) na Arena Castelão sonhando em se aproximar ainda mais do G4. Do outro lado, o Fluminense tenta manter uma invencibilidade que já dura 7 jogos para seguir firme na zona de classificação para a Libertadores. O Fortaleza de Rogério Ceni, porém, está sem perder há 12 partidas, tendo sido eliminado recentemente nas oitavas da Copa do Brasil nos pênaltis, após dois empates com o São Paulo.

Deixe um comentário