Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão da última rodada de 2020 de La Liga

Previsão da última rodada de 2020 de La Liga  

Barcelona, de Lionel Messi, pode terminar o ano fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa.

Barcelona, de Messi, recebe o Eibar no Camp Nou (Reprodução: Instagram/Laliga)

Nesta terça-feira (29), o Barcelona recebe o Eibar no Camp Nou com um objetivo claro em mente: encerrar 2020, pelo menos, entre os 4 melhores do Campeonato Espanhol. É verdade que o Barcelona ainda tem uma partida atrasada para fazer (da 1ª rodada, contra o Elche), mas a distância de 8 pontos para o líder (Real Madrid) é bastante decepcionante para os torcedores, que já estão acostumados com o clube lutando pela liderança desde as primeiras rodadas. No entanto, como passa por um período de transição sob o comando do holandês Ronald Koeman, a equipe catalã demorou para embalar. O Barcelona perdeu 4 das 14 partidas que disputou no Campeonato Espanhol até aqui, incluindo os confrontos diretos contra seus principais concorrentes ao título: derrota por 3 a 1 em casa para o Real Madrid, e derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid fora. Por outro lado, desde que parou de se preocupar com a Liga dos Campeões e focou todos os seus esforços no campeonato nacional, o rendimento melhorou e o Barcelona deu um salto na tabela de classificação: foram 3 vitórias e apenas 1 empate (com o Valência) nas últimas 4 rodadas. O craque e camisa 10, Lionel Messi, voltou a ir às redes com mais constância, chegou à 7 gols no campeonato e se aproximou dos artilheiros (Benzema, Iago Aspas e Gerard Moreno têm 8 gols). É apoiado neste embalo que o Barcelona tenta alcançar mais uma vitória para quem sabe terminar 2020 entre os 4 melhores classificados. Para isso, o Barcelona vai precisar querer tanto a vitória quanto o Eibar, que certamente vai lutar com todas as suas forças para somar pelo menos um ponto e, assim, seguir fora da zona de rebaixamento. Pelo menos no que diz respeito ao extra campo, que há algumas temporadas vem sendo um problema para o time catalão, as coisas parecem estar melhorando. Na segunda-feira (27), Messi concedeu entrevista ao canal espanhol “LaSexta” e, apesar de ter voltado a criticar a gestão do ex-presidente Josep Maria Bartomeu, não poupou elogios ao clube e ao novo treinador (Koeman). Se vencer o Eibar nesta terça-feira, em partida que vai ser transmitida pela ESPN Brasil às 15:15 (horário de Brasília), o Barcelona pode ganhar mais um pouco de confiança para voltar a se colocar na luta pela liderança do campeonato.

Real Madrid tenta se manter na busca pela liderança

Vice-líder do Campeonato Espanhol, o Real Madrid ainda não pode entrar em campo sem pressão da imprensa e dos torcedores. O técnico Zinédine Zidane ainda não conseguiu convencer os exigentes madridistas de que a sua equipe possui o que é necessário para se colocar forte na busca por títulos. Mesmo tendo conseguido se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões na primeira posição de seu grupo, além de ter alcançado a vice-liderança do campeonato nacional, o atual time do Real Madrid ainda é visto com muita desconfiança pelos torcedores e sofre uma grande pressão da imprensa local. Mesmo assim, o técnico francês insiste em dizer que seu time está em evolução e que tem tudo o que precisa para fazer uma boa temporada à frente do maior campeão da Espanha e, também, da Europa. Até aqui, apesar de não ter conseguido manter uma campanha unânime, sem falhas, o Real Madrid conseguiu fazer tudo o que precisava: avançou para as oitavas da Liga dos Campeões e está estabelecido na luta pelo título do Campeonato Espanhol. No entanto, o Atlético de Madrid, que soma os mesmos 32 pontos da equipe merengue e lidera o campeonato por conta do saldo de gols, pode abrir larga vantagem no topo da tabela, tão logo jogue as duas rodadas nas quais não entrou em campo (contra o Sevilla em casa e contra o Levante fora, pela 1ª e 2ª rodada, respectivamente). Por isso, é fundamental que o Real Madrid alcance a 7ª vitória consecutiva nesta quarta-feira (30), às 17:30 (horário de Brasília), contra o Elche (equipe que luta contra a zona de rebaixamento).

Atlético de Madrid quer encerrar o ano na liderança de La Liga

Na liderança do Campeonato Espanhol, o técnico Diego Simeone mais uma vez se coloca como a pedra na sola do sapato do Barcelona e, também, do Real Madrid. Apesar de ter vacilado no confronto direto com o rival local, que impediu que o clube se isolasse na liderança mesmo com duas partidas a menos, o Atlético segue firme no topo da tabela de classificação. Ninguém duvidaria da capacidade do time comandado por Simeone, o qual já foi campeão espanhol e, também, europeu (2 títulos da Liga Europa), mas o fato de ainda ter duas partidas para fazer e já estar na liderança de La Liga faz crescer ainda mais a expectativa por mais um título nacional. Como era de se esperar, a maior virtude do Atlético de Madrid está na defesa: foram apenas 5 gols sofridos nas 13 partidas disputadas (o 2º time menos vazado sofreu o dobro de gols). No entanto, chama a atenção o fato de que o sistema ofensivo também vem funcionando muito bem. Tanto é que, ao lado do Barcelona, o Atlético possui a melhor média de gols marcados por partida (são 2 por jogo). Muito disso, inclusive, passa pelos pés de um ex-jogador do time catalão: Luis Suárez. O uruguaio é o artilheiro do Atlético de Madrid no campeonato, com 7 gols marcados em 10 partidas disputadas. E nesta quarta-feira (30), pela 16ª rodada, a equipe colchonera vai ter um bom teste diante do Getafe (12º colocado), que apesar de não ter conseguido embalar no campeonato por conta do ataque pouco eficiente, é uma equipe bastante qualificada e não costuma sofrer muitos gols. Por outro lado, se mais uma vez conseguir somar os três pontos e se manter na liderança, o Atlético de Madrid definitivamente vai ser o time a ser batido nesta temporada, e tem grandes chances de conquistar o título.

Deixe um comentário