Início » Colunas » Coluna do Verchai » LaLiga: resumo do 2020 do Campeonato Espanhol

LaLiga: resumo do 2020 do Campeonato Espanhol  

Barcelona decepciona, fica no empate com o modesto Eibar em pleno Camp Nou, e termina ano fora da zona de classificação para a Champions.

Irregular, Barcelona, de Messi, termina 2020 numa decepcionante sexta posição em LaLiga (Foto: Instagram/Champions League)

O 2020 do Campeonato Espanhol encerra nesta quinta-feira (31), na 16ª rodada, com as partidas entre Athletic Bilbao (11º) x Real Sociedad (4º), que vai ser transmitida pela ESPN Brasil à partir das 10 horas (de Brasília), e entre Osasuna (19º) x Alavés (13º), com transmissão do Fox Sports à partir das 12h15. A rodada começou na segunda-feira (29), com o Sevilla recebendo o Villarreal no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán para um confronto direto na luta por um lugar no G4, que garante vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Até então na 5ª colocação, o Sevilla precisava da vitória para terminar o ano no G4, enquanto o Villarreal (4º colocado com 3 pontos de vantagem) estaria tranquilo com um empate. No entanto, o time da casa mostrou força e eficiência para conquistar uma vitória por 2 a 0, alcançando os mesmos 26 pontos do Villarreal (que foi para a 5º) e subindo para a 3ª posição por conta do saldo de gols (vale lembrar que o Sevilla ainda tem duas partidas a menos, válidas pelas 1ª e 2ª rodadas, contra Atlético de Madri e Elche, respectivamente). Neste momento, com os mesmos 26 pontos de Sevilla e Villarreal, o Real Sociedad ocupa a 4ª posição da tabela. O 6º colocado, por incrível que pareça, é o Barcelona, que enfrentou o Eibar na segunda-feira e mais uma vez decepcionou ao empatar com o modesto time do País Basco pela primeira vez na história do Campeonato Espanhol dentro do Camp Nou. O resultado é apenas mais um sinal de que as coisas não vão nada bem na equipe catalã, que ainda corre o risco de perder o seu principal jogador, Lionel Messi, ao fim da atual temporada. O craque argentino, inclusive, foi poupado na partida diante do Eibar por ter recebido uma folga extra para o natal e o réveillon, mas, como torcedor, acompanhou da arquibancada ao empate em 1 a 1 e não escondeu sua insatisfação: mãos na cabeça quando Braithwhite errou pênalti no primeiro tempo; gesto negativo quando Araujo perdeu bola que gerou o gol do adversário, e comemoração quase desconfiada depois que Dembélé fez o gol que deu o empate ao Barcelona. Em meio a tudo isso, Philippe Coutinho, que havia entrado no segundo tempo, deixou o campo com dores no joelho e deve “desfalcar” a equipe pelo menos até fevereiro.

Vice-líder, Real Madrid luta contra irregularidade para buscar título espanhol

Não é mistério para ninguém que o Real Madrid luta para voltar a conquistar títulos desde a saída de sua grande estrela, Cristiano Ronaldo. Em sua última temporada (2017/18) pela equipe merengue, o craque português conquistou o tricampeonato da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes. Depois disso, o Real Madrid venceu “apenas” dois títulos: da Supercopa da Espanha de 2019 e do Campeonato Espanhol da temporada passada (2019/20). No entanto, o que mais pesou para os torcedores merengues foram as duas eliminações consecutivas nas oitavas de final da Liga dos Campeões (para o Ajax na temporada 2018/19 e para o Manchester City na temporada 2019/20). A ausência de força para sustentar o pesado histórico que carrega o Real Madrid (maior vencedor da Espanha e, também, da Europa) certamente é o que mais incomoda seus exigentes torcedores. Nem mesmo o ídolo Zinédine Zidane, que fez história tanto como jogador quanto como treinador, escapa da mira dos críticos de Madrid. Ultimamente a “bomba” está sobrando também para o lateral-esquerdo Marcelo. O experiente brasileiro, que já foi unanimidade na equipe titular e está quase completando 15 anos de carreira pelo clube, há um bom tempo vem sendo muito criticado pela imprensa de Madrid e se tornou praticamente um reserva de luxo de Zidane. Na última quarta-feira (30), Marcelo estava no time titular e não conseguiu ajudar o Real a sair de campo com uma vitória sobre o Elche (15º na tabela de classificação). Os merengues até saíram na frente do placar com gol de Luka Modric, mas um pênalti infantil de Carvajal no início do segundo tempo gerou o empate do Elche, e o Real não conseguiu mais furar o bloqueio adversário. Com o tropeço, o Real Madrid segue na vice-liderança do campeonato, ainda com boa vantagem em relação ao 3º colocado, mas 2 pontos atrás do líder, Atlético de Madrid.

Atlético de Madrid encerra 2020 na liderança e abre vantagem para o Real Madrid

Na liderança do Campeonato Espanhol, o técnico Diego Simeone mais uma vez se coloca como a pedra na sola do sapato do Barcelona e, também, do Real Madrid. Apesar de ter vacilado no confronto direto com o rival local, o Atlético de Madrid segue firme no topo da tabela de classificação. Na quarta-feira, os colchoneros receberam o Getafe no Wanda Metropolitano e conseguiram uma vitória muito importante sobre o duro adversário. O único gol da partida, que garantiu a vitória ao Atlético de Madrid, foi marcado pelo recém-chegado Luis Suárez, que fez seu 11º jogo pelo clube no Campeonato Espanhol e, com 8 gols marcados, já é um dos artilheiros da competição (além de ser o artilheiro do Atlético até aqui na temporada). Com o resultado, o Atlético de Madrid se manteve no topo da tabela de classificação e contou com o tropeço do Real Madrid na rodada para abrir 2 pontos de vantagem em relação ao rival. Naturalmente, ninguém duvidaria da capacidade do time comandado por Simeone, o qual já foi campeão espanhol e, também, europeu (2 títulos da Liga Europa), mas o fato de ainda ter duas partidas para fazer e já estar na liderança de La Liga faz crescer ainda mais a expectativa por mais um título nacional. Como era de se esperar, a maior virtude do Atlético de Madrid está na defesa: foram apenas 5 gols sofridos nas 14 partidas disputadas (o 2º time menos vazado sofreu o dobro de gols). No entanto, chama a atenção o fato de que o sistema ofensivo também vem funcionando muito bem. Tanto é que, mesmo com duas partidas a menos, o Atlético de Madrid só não marcou mais gols que o Barcelona e o Real Madrid.

Deixe um comentário