Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão da última rodada da Série B do Brasileiro

Previsão da última rodada da Série B do Brasileiro  

Título indefinido: América Mineiro e Chapecoense podem terminar com o caneco

Nesta sexta-feira (29) acontecem todos os jogos da última (38ª) rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e algumas coisas ainda podem mudar na parte de cima da tabela de classificação.

Líder América-MG joga última rodada da Série B em casa, no estádio Independência (Divulgação)

Na parte mais alta aparecem América Mineiro e Chapecoense, que dividem a liderança com os mesmos 70 pontos somados até aqui: ambos computam 19 vitórias, 13 empates e 5 derrotas em 37 rodadas disputadas. Neste momento, o Coelho só aparece na frente por conta do número de gols marcados (41 contra 39), mas o saldo de gols das equipes é o mesmo, pois a Chape tem a melhor defesa do campeonato (apenas 20 gols sofridos, contra 22 do América). Por conta disso, não é uma simples vitória que vai dar o título para o América e tampouco para a Chapecoense, pois qualquer gol marcado pode fazer a diferença em caso de as duas equipes terminarem o campeonato igualado no número de pontos. Se a Chapecoense empatasse em 3 a 3, por exemplo, e o América ficasse no 0 a 0 nesta última rodada, a equipe catarinense superaria o adversário no número de gols e terminaria com o título da Série B. Outro exemplo de possibilidade de título da Chape, com o mesmo número de pontos do América, seria em caso de vitória por 4 a 0 nesta última rodada, contra uma vitória simples do Coelho (por 1 a 0). Por outro lado, caso a Chapecoense termine o campeonato com o mesmo número de pontos e o mesmo saldo de gols, o América termina com o título por conta do número (menor) de cartões amarelos sofridos durante a temporada. O fato é que a Chape precisa descontar uma desvantagem para conquistar o título, mas o América Mineiro depende apenas de si para conquistar o título da Série B do Campeonato Brasileiro pela terceira vez, se tornando o maior vencedor da segunda divisão brasileira. 

Confrontos dos líderes

Chapecoense e América entram em campo às 21:30 (horário de Brasília), ambos jogando em casa nesta última rodada da Série B. Em Santa Catarina, a Chapecoense recebe o Confiança depois de ser derrotada por 2 a 0 pelo Operário Ferroviário, jogando fora de casa. Foi a derrota na última rodada que tirou a chance de o Verdão do Oeste de chegar para a rodada final dependendo apenas de si para ser campeão. Ainda assim, a equipe comandada Umberto Louzer tem boas chances de terminar levantando o caneco, mesmo em meio a tantos problemas que o clube teve que enfrentar. O time catarinense passou por problemas financeiros durante a atual temporada, atrasou os salários e teve problemas para manter uma equipe competitiva, mas o elenco não deixou o ritmo diminuir e segue sonhando com a chance de título. E uma vitória na última rodada, nesta sexta-feira, deixa a equipe muito próxima da conquista, pois obriga o adversário na busca pelo título a vencer também e, teoricamente, o América vai ter um confronto mais complicado. Isso porque a Chapecoense enfrenta o Confiança, que lutou contra o rebaixamento durante parte da temporada e, agora, livre das chances de queda para a Série C, na 14ª colocação, já não tem qualquer pretensão no campeonato. Ainda que os jogadores da equipe sergipana garantam que não vão fazer corpo mole, mas, pelo contrário, vão em busca de um resultado positivo, não vai ter algo forte para motivá-los durante os 90 minutos de bola rolando. Diferentemente do que acontece com a Chape e com o América, que buscam o título e o prêmio dado ao campeão. No entanto, o adversário do time mineiro nesta última rodada também está motivado para conquistar uma vitória. O Avaí vai até o Mineirão pensando em nada além da vitória para ter uma chance de alcançar o acesso para a Série A. Atualmente na 6ª posição da tabela, o Avaí está três pontos atrás do Juventude (primeiro na zona de acesso para a Série A), mas pode ultrapassar o rival por conta do número de vitórias. Por conta disso, é certo que o América vai ter um grande desafio nesta última rodada, até porque, na última vez em que enfrentou o Avaí, terminou derrotado por 1 a 0 (fora de casa, na 19ª rodada). E vale lembrar que o Avaí vive uma sequência de cinco jogos sem perder, tendo vencido nas últimas duas rodadas.

Avaí e CSA ainda sonham com vaga na Série A, mas Juventude depende apenas de si para subir

Depois de muita luta e muita mudança entre as equipes que lutavam por um lugar entre os quatro melhores colocados, quase tudo está definido nesta última rodada. Além de América e Chape, que lutam pelo título da Série B, o Cuiabá, 3º colocado, também já garantiu seu acesso para a elite do futebol brasileiro. A equipe mato-grossense enfrenta o CRB fora de casa nesta última rodada, mas não tem chance de título e tampouco de perder a vaga para a Série A. A indefinição, neste quesito, está na 4ª colocação (a última a garantir o acesso). Neste momento, quem ocupa a última vaga para a Série A é o Juventude, que joga fora de casa contra o desinteressado Guarani (13º), mas precisa da vitória para se confirmar em 4º. Isso porque o CSA, na 5ª posição, soma apenas um ponto a menos e enfrenta o Náutico, que já não luta por mais nada no campeonato por ter escapado do rebaixamento na rodada anterior. Caso o CSA empate e o Juventude perca, o CSA iguala o time gaúcho no número de pontos e fica com a última vaga para a Série A por ter um melhor saldo de gols. No entanto, se isso acontecer e o Avaí vencer o América Mineiro, quem fica com a 4ª posição e a última vaga para a Série A é o Avaí, que alcançaria um número maior de vitórias, que é utilizado como primeiro critério de desempate.

Deixe um comentário