Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da decisão entre Atlético-MG x Palmeiras

Prévia da decisão entre Atlético-MG x Palmeiras  

Após empate sem gols na partida de ida, Galo e Porco definem vaga na final da Libertadores

estádio do mineirão com fogos
Estádio do Mineirão receberá torcedores para duelo com Palmeiras, valendo vaga na final da Libertadores (Divulgação/Atlético)

Às 21:30 (de Brasília) desta terça-feira (28), o Atlético Mineiro recebe o Palmeiras no Mineirão pela partida de volta da semifinal da Libertadores 2021, com transmissão do SBT para a TV aberta. O confronto define o primeiro finalista da competição mais importante do continente, e este fato é somente a cereja de um bolo recheado de atratividades. A partida entre Atlético Mineiro e Palmeiras envolve a rivalidade de dois dos mais fortes times do Brasil na atualidade, os quais duelam para tirar a coroa do Flamengo e faturar o título do Brasileirão. Neste momento, o Galo Mineiro ocupa o topo da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro com folga de 8 pontos em relação ao vice-líder, o Verdão Paulista. Um dos fatores que causaram tal diferença entre as equipes na tabela foi exatamente uma vitória do Atlético em um confronto direto com o Palmeiras, no Mineirão, disputado na 16ª rodada. Este, o primeiro confronto entre Galo e Porco na temporada, acabou com vitória tranquila dos mineiros, pelo placar de 2 a 0, mas não foi muito bem aceita pelos palmeirenses em razão de uma expulsão polêmica de Patrick de Paula ainda no primeiro tempo do jogo, quando o zero ainda predominava no placar. Talvez até em razão do resultado ruim no Brasileirão, a estratégia do técnico Abel Ferreira foi diferente na primeira partida desta semifinal da Copa Libertadores da América. O atual campeão da principal competição do continente foi cauteloso mesmo jogando em casa, até porque não contou com o apoio da torcida (em razão das medidas de restrição do estado), e acabou sendo de certa forma dominado pelo adversário. O Atlético Mineiro criou as melhores chances no Allianz Parque e só não tirou o zero do placar porque Hulk perdeu um pênalti sofrido por Diego Costa no fim do primeiro tempo. Ainda assim, a expectativa é de que o Palmeiras mantenha uma postura mais defensiva na partida da volta, em Minas Gerais, devendo, é claro, explorar ainda mais os contra-ataques para tentar se valer do critério do gol marcado fora de casa, até porque, vale lembrar, qualquer empate com gols coloca o Palmeiras na final. Não à toa, porém, o Atlético é tido como favorito pelos sites de aposta, com odd de 1.88 para vitória do time mineiro aqui na “Betmotion!”, contra odd de 4.5 para vitória do Palmeiras.

Atlético Mineiro precisa lidar com favoritismo antes de partida decisiva, mas conta com o apoio da torcida para voltar a disputar uma final de Libertadores

De acordo com uma enquete realizada pelo site “Superesportes”, a torcida do Atlético Mineiro tem o título do Campeonato Brasileiro, o qual não conquista há 50 anos, como maior objetivo da temporada. O Galo lidera o Brasileirão com larga vantagem em relação aos seus principais concorrentes (8 pontos de vantagem para o vice-líder, Palmeiras, e 11 em relação ao Flamengo, que atualmente ocupa a 4ª posição, mas tendo 2 partidas a menos). A equipe comandada por Cuca está invicta no Brasileirão há 14 rodadas, tendo perdido pela última vez na partida de volta as oitavas de final da Copa do Brasil, 12 partidas atrás (levando em consideração todas as competições). Como se não bastasse, o Atlético Mineiro também está classificado para as semifinais da Copa do Brasil, onde enfrenta o Fortaleza e, evidentemente, é amplo favorito para avançar à decisão. Na semifinal da Libertadores o Galo também ostenta o favoritismo diante do Palmeiras, pois depende de uma vitória simples, em casa, ao lado da torcida (17 mil ingressos foram colocados à venda, cerca de 30% da capacidade total do estádio). O favoritismo, porém, é um grande perigo para o Atlético, pois do outro lado está o atual campeão da Libertadores, que é muito bem comandado por Abel Ferreira desde a temporada passada. Além disso, o técnico Cuca não deve contar com o atacante Diego Costa, que se machucou na partida de ida, e tampouco com Jefferson Savarino, que ainda se recupera de lesão. Assim, Cuca deve levar a campo o time com: Everson (goleiro); Guilherme Arana (lateral-esquerdo), Júnior Alonso e Nathan (zagueiros) e Mariano (lateral-direito); Allan e Jair (volantes), Zaracho e Nacho Fernández (meias); Hulk e Eduardo Vargas. Portanto, o Galo vai precisar de concentração total e mais uma partida acima da média para voltar a disputar a final da Libertadores.

Eliminação para o Atlético Mineiro pode esfriar ânimo dos palmeirenses com Abel Ferreira

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras passa por um momento difícil nesta temporada. A badalada equipe de Abel Ferreira, técnico português que foi responsável por um salto no nível de competitividade do clube na última temporada, perdeu os 3 títulos que já disputou nesta temporada e ainda amargou uma eliminação precoce na Copa do Brasil, diante do CRB (equipe que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro). Vale destacar, é claro, que o Palmeiras seguiu intacto na busca pelo bi da Libertadores: foram 8 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota (lá na fase de grupos, quando o Verdão Paulista já estava garantido na liderança do grupo A). Pesa, ainda, porém, a campanha oscilante no Brasileirão, que permitiu que o líder, Atlético Mineiro, abrisse 8 pontos de vantagem. Na última rodada, o Galo apenas empatou, mas o Palmeiras acabou perdendo no clássico contra o Corinthians, o que certamente não aumenta a confiança dos comandados de Abel Ferreira para a decisão com o Atlético Mineiro. “É o jogo da temporada para o Palmeiras” diz o jornal português “A Bola”, que vê Abel pressionado no comando alviverde. A expectativa é de que o Palmeiras entre em campo com: Weverton (goleiro), Piquerez (lateral-esquerdo), Gustavo Gómez e Luan (zagueiros), e Marcos Rocha (lateral-direito); Felipe Melo (ou Danilo) e Zé Rafael (volantes), e Raphael Veiga (meia); Dudu e Rony (pontas), e Luiz Adriano (atacante). Como Abel costuma surpreender em algumas partidas e pela própria qualidade do elenco, é possível que tenhamos alguma novidade entre os titulares, como é bastante possível que Wesley seja escolhido para a vaga de Luiz Adriano para os contra-ataques, ou que sejamos surpreendidos com 3 volantes, por exemplo.

 

Deixe um comentário