Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 19ª rodada do Brasileirão

Prévia da 19ª rodada do Brasileirão  

Invicto há 6 partidas, Fortaleza enfrenta o Bahia fora de casa podendo terminar o primeiro turno na vice-liderança.

pikachu comemora gol marcado na goleada do fortaleza sobre o inter na segunda rodada da série a de 2021
Pikachu, um dos destaques do Fortaleza, que visita o Bahia neste fim de semana (Foto: Kely Pereira AGIF / reprodução Twitter do Fortaleza)

A 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno da competição, vai ter apenas metade de seus jogos em razão da data Fifa. Para não prejudicar os times que tiveram atletas convocados para defender suas seleções, algumas partidas foram adiadas para um momento oportuno, ainda não definido. Dessa forma, a última rodada do primeiro turno do Brasileirão vai começar às 21 horas deste sábado (4), com duas partidas. No estádio do Pituaçu, em Salvador, com transmissão da TNT para todo o Brasil na TV a cabo (além da HBO Max, do Estádio TNT Sports e do Premiere em pay-per-view), o Bahia recebe o Fortaleza buscando uma recuperação no campeonato, mas deve ter dificuldade para somar pontos diante do atual 3º colocado do Brasileirão. Ainda que tenha a vantagem de jogar em casa, o Tricolor Baiano trocou de técnico recentemente e vem em uma sequência ingrata no campeonato: perdeu 8, empatou 1 e venceu apenas 1 das últimas 10 rodadas que disputou. Como resultado, o Bahia soma os mesmos 18 pontos do América Mineiro (primeiro time dentro da zona de rebaixamento) neste momento e está pressionado para voltar a somar pontos. O técnico Dado Cavalcanti deu lugar para o argentino Diego Dabove, que estreou com derrota diante do Fluminense, ocorrida na última segunda-feira (30). Agora, apesar de ter tido mais tempo para preparar sua equipe, Diego Dabove vai ter mais um grande desafio diante do Fortaleza. Isso porque o Leão do Pici está embalado por uma sequência de 6 partidas sem derrota, tendo perdido apenas uma das últimas 9 rodadas que disputou. Não por acaso a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda ocupa a 3ª posição da tabela neste momento, ostentando o quarto melhor ataque e a quarta melhor defesa do campeonato. O Fortaleza aposta em jogadas de velocidade e conta com a trinca Lucas Crispim, Robson e Yago Pikachu para definir os jogos mais difíceis, mas costuma ter dificuldade quando enfrenta equipes que gostam de jogar fechadas no campo de defesa, como aconteceu nos empates com Cuiabá e Juventude nas duas últimas rodadas. Deve ser nisso que o técnico Diego Dabove vai apostar para tentar arrancar pelo menos um ponto jogando em casa, ou até uma vitória simples.

Santos busca recuperação diante do Cuiabá para não perder vaga na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Também às 21 horas (de Brasília) deste sábado, mas com transmissão exclusiva do canal Premiere em pay-per-view, o Cuiabá recebe o Santos na Arena Pantanal em um confronto direto na busca por um lugar na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana (que abarca do 7º ao 12º colocado neste momento). Apesar de terem objetivos similares neste momento (ficar com um lugar no “G-12” e manter uma boa distância do Z-4), as equipes se encontram em momentos opostos no Brasileirão. O Cuiabá, que vai jogar em casa, está em ascensão no campeonato, tendo perdido apenas duas das últimas 11 rodadas que disputou, das quais venceu quatro e empatou outras cinco. O Santos por outro lado, passa por um momento de instabilidade sob o comando de Fernando Diniz e chega pressionado para se recuperar na competição, pois não vence no Brasileirão há 4 rodadas e vem de duas derrotas consecutivas (na última, diante do Flamengo, foi goleado por 4 a 0). A expectativa do Peixe, portanto, é voltar a vencer no campeonato e, com isso, dar um salto na tabela de classificação. Para tanto, a equipe ainda não conta com Marinho, que segue se recuperando de lesão, mas vai ter um reforço de peso: o atacante Léo Baptistão, que acertou com o Santos no último dia 21, foi relacionado por Fernando Diniz para enfrentar o Cuiabá e afirmou, em entrevista coletiva, estar pronto para jogar até 90 minutos. Ainda não é certo se o atacante de 29 anos, que chegou a atuar no Atlético de Madrid na temporada 2013/14, vai estar entre os titulares, mas é certo que é uma ótima opção para o Santos, que vem se despedaçando nas últimas temporadas e razão da irresponsabilidade da última administração.

Athletico Paranaense tenta se reaproximar da zona de classificação para a próxima Libertadores.

No domingo (5), às 18:15 (do horário de Brasília), o Furacão recebe o Sport na Arena da Baixada, em Curitiba, com transmissão da Jovem Pan Esportes através de seu canal no Youtube. O Athletico Paranaense chega para o confronto abalado por ter perdido as últimas 5 rodadas de forma consecutiva e espera voltar a encontrar o caminho da vitória, diante de um time que está na zona de rebaixamento, para retomar o fôlego no Brasileirão. O Athletico aparece na 9ª posição da tabela neste momento, 4 pontos atrás do Corinthians (6º), que é o primeiro na zona de classificação para a Libertadores, e com apenas 1 ponto de vantagem para o São Paulo (13º), que é o primeiro time fora da zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana. Do outro lado, o Sport aposta na estreia do técnico paraguaio Gustavo Florentín para voltar a vencer no Brasileirão, mas a equipe pernambucana está sem vencer e ter alguma chance de terminar o primeiro turno fora da zona de rebaixamento. No entanto, o Sport está em sequência de 4 rodadas sem vitória e ocupa a penúltima posição da tabela neste momento.

Corinthians e Fluminense entram em campo na terça-feira (7)

Os últimos dois jogos da 19ª rodada do Brasileirão, sem levar em consideração os outros 5 jogos adiados, acontecem na próxima terça-feira, ambos às 21:30 (no horário de Brasília). O Corinthians vai receber o Juventude precisando vencer para garantir sua permanência no G-6 e, consequentemente, colar ainda mais no G-4 (que dá vaga direta para a fase de grupos da próxima Libertadores). O Verdão Gaúcho, por sua vez, está invicto há 4 rodadas e quer surpreender o Timão fora de casa para ter chances de entrar na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana.

A outra partida de terça-feira acontece na Arena Condá, em Santa Catarina, onde a Chapecoense recebe o Fluminense ainda em busca de sua primeira vitória. O Fluminense, que ocupa a 11ª posição neste momento, espera somar os 3 pontos para não ter chances de terminar o primeiro turno do Brasileirão fora da zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

 

Deixe um comentário