Início » Colunas » Coluna do Verchai » Seleção Brasileira inicia novo ciclo ainda sem técnico definitivo

Seleção Brasileira inicia novo ciclo ainda sem técnico definitivo  

Neste sábado (25), às 18 horas (de Brasília), a Band transmite na TV aberta a primeira partida que a Seleção Brasileira faz desde a eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. No início do mês o técnico interino, “puxado” do Sub-23, Ramon Menezes, anunciou os convocados para o amistoso único que a CBF marcou para a seleção nesta data FIFA, que começou no dia 20 e vai até o dia 28 (próxima terça-feira). Há uma intenção aparente da CBF de contar com um técnico estrangeiro pela primeira vez, e os rumores são de que a grande ambição do ente federativo é especificamente o italiano Carlo Ancelotti, atual comandante do Real Madrid e um dos maiores vencedores da Europa, tendo conquistado 3 Mundial de Clubes, 4 UEFA Champions League e pelo menos 1 título de cada uma das 5 principais ligas do Velho Continente: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França. A única passagem do técnico por seleção, porém, foi ainda antes do início de sua carreira, quando trabalhou como auxiliar na Seleção Italiana. Além disso, como ainda está no comando do Real Madrid, classificado às quartas de final da UEFA Champions League, é difícil entender como tudo isso vai funcionar.

Neste primeiro momento, com Ramon Menezes, a convocação para o amistoso deste fim de semana contra o Marrocos não pôde contar com Neymar e Thiago Silva, machucados, e teve que ser mudada depois das lesões de Marquinhos e Richarlison, que estava na lista anunciada pelo técnico interino no início do mês. Com isso, restaram apenas 10 remanescentes dos 26 convocados por Tite para a última Copa do Mundo no elenco atual, sendo eles: Ederson, Weverton, Alex Telles, Bremer, Éder Militão, Casemiro, Lucas Paquetá, Antony, Rodrygo e Vinícius Júnior. Destes, a expectativa é de que apenas o goleiro Weverton não esteja entre os titulares, apesar de que o zagueiro Bremer, que foi chamado para substituir Marquinhos, também deve ficar no banco de reservas. Dessa forma, devemos ter pelo menos 3 novidades na equipe titular de Ramon Menezes para o primeiro compromisso da Seleção Brasileira depois da última Copa do Mundo, sendo 2 na defesa (Emerson Royal na lateral-direita e Ibañez na zaga) e 1 no meio de campo (Andrey deve fazer segundo volante). Além disso, é possível que haja alguma novidade no ataque, onde os remanescentes da Copa do Mundo são Antony, Rodrygo e Vinícius Júnior. Ramon Menezes pode optar por um ataque veloz com este trio, utilizando Rodrygo como um falso 9, mas é possível que Rony cumpra esta função ou, até, atue na ponta direita na vaga de Antony.

Tudo dos convocados de Ramon Menezes:

Defensores:

A maioria (6) dos 13 convocados de Ramon Menezes que não estiveram na lista de Tite na última Copa do Mundo atuam no setor defensivo. Mycael, Arthur, Emerson Royal, Renan Lodi, Ibañez e Robert Renan se juntam a Weverton, Ederson, Alex Telles, Éder Militão e Bremer. Destes, apenas 3 estão sendo convocados pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira, e todos eles estiveram com Ramon Menezes na conquista do título do Campeonato Sul-Americano Sub-20, que também valia vaga na Copa do Mundo de juniores. Sendo eles: o goleiro Mycael, do Athletico Paranaense; o lateral Arthur, do América-MG; e o zagueiro Robert Renan, recentemente contratado pelo Zenit junto ao Corinthians. Os outros 3 que não estiveram na última Copa do Mundo com Tite ao menos foram convocados pelo ex-treinador em algum momento, ainda que não tenham entrado em campo.

Meio-campistas:

Com a permanência de apenas 2 jogadores que estiveram na Copa do Mundo do Catar 2022, sendo eles o volante e agora capitão, Casemiro, e o meia do West Ham Lucas Paquetá, o meio de campo da Seleção Brasileira teve 4 novidades: João Gomes, destaque do Flamengo no ano passado e agora jogador do Wolverhampton; André, um dos principais destaques do Fluminense (atual campeão carioca e 3º lugar no Brasileirão); Andrey, destaque da campanha de acesso do Vasco da Gama no ano passado e campeão do Sul-Americano Sub-20 com Ramon Menezes (recentemente contratado pelo Chelsea); e Raphael Veiga, um dos grandes nomes do Palmeiras de Abel Ferreira, atual campeão do Campeonato Brasileiro.

Atacantes:

No setor ofensivo foram mais 3 novidades, sendo que 1 delas foi chamada de última hora em razão da ausência de Richarlison. Depois de Rony, atacante destaque do Palmeiras ao lado dos agora companheiros de seleção Raphael Veiga e Weverton, e Vitor Roque, jogador do Athletico Paranaense de apenas 18 anos que pode se tornar o mais jovem a estrear pela seleção desde Ronaldo Fenômeno (que o fez aos 17), Yuri Alberto foi surpreendido com sua primeira convocação à Seleção Brasileira depois da lesão de Richarlison, que fazia parte da lista divulgada por Ramon Menezes ainda no início do mês. O atacante formado nas categorias de base do Santos, com passagem de destaque pelo Internacional e depois contratado pelo Zenit, foi a principal razão de o Corinthians ter se “desfeito” do zagueiro Robert Renan, uma das grandes joias do clube (envolvido na negociação do Timão com a equipe russa pela contratação em definitivo de Yuri Alberto).

Marrocos vive êxtase por campanha na Copa do Mundo e chega com moral.

Depois de se tornar a primeira seleção africana (pela localização geográfica) e árabe (por fatores étnicos e de idioma) a chegar nas semifinais de uma Copa do Mundo da FIFA, Marrocos quer manter as expectativas dos torcedores para as próximas competições que virão antes da próxima Copa do Mundo (a ser sediada conjuntamente pelos Estados Unidos, Canadá e México em 2026). Na última Copa do Mundo, Marrocos superou a Bélgica na fase de Grupos, depois passou pela Espanha nas oitavas e por Portugal nas quartas de final, antes de cair para a França nas semifinais e perder a disputa de 3º lugar para a Croácia. A Seleção Marroquina aposta na continuidade do trabalho do técnico Walid Regragui para conseguir mais do que uma conquista isolada, mas siga buscando coisas importantes nos próximos anos.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário