Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro

Resumo da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro  

Fluminense encerrou rodada com goleada sobre o Coritiba e colou no G6.

Nesta segunda-feira (28), o Fluminense encerrou a 12ª rodada do Brasileiro em grande estilo, goleando o Coritiba por 4 a 0 no Maracanã, com direito a gol de Paulo Henrique Ganso, que não acontecia há mais de 1 ano.

https://www.instagram.com/p/CFuEMXShw-J/

Mas isso foi só no segundo tempo, quando a vitória já estava construída. Tudo começou aos 8 minutos do primeiro tempo, quando o uruguaio Michel Araújo, que completou 24 anos neste dia 28, acertou um belo chute da intermediária, no ângulo, sem qualquer chance de defesa para Wilson, e ganhou mais um bom motivo para comemorar a data especial. E mesmo depois de abrir o placar o Fluminense seguiu pressionando o Coritiba, tendo criado pelo menos mais duas chances de marcar. O Coritiba só foi começar a criar suas primeiras oportunidades depois dos 20 minutos da etapa inicial, mas, quando chegou, levou muito perigo à meta de Muriel. Na melhor oportunidade, em escapada de William Matheus na ponta esquerda, o lateral bateu rasteira pro meio da área e Robson ficou cara a cara com o goleiro na pequena área, mas mandou para longe. Depois do intervalo, o alviverde paranaense entrou em campo buscando o empate e foi pra cima do tricolor carioca. Logo nos primeiros minutos, Robson tentou se redimir com jogada individual no meio, passando por baixo das pernas do adversário antes de bater firme de fora da área, mas a bola caprichosamente parou na trave. Só que a resposta do Fluminense veio logo na sequência, e foi cirúrgica: Igor Julião esticou para Felippe Cardoso, que escapou nas costas de Sabino (zagueiro coxa-branca), limpou Wilson na saída do goleiro e, esbanjando tranquilidade, tocou para o fundo da rede. O Coritiba acabou sentindo o golpe e levou o 3º pouco depois, em bola parada: Nenê jogou na segunda trave, onde Matheus Ferraz, sozinho, ajeitou para a chegada de Nino, que, também livre de marcação, só teve o trabalho de empurrar pro gol. E nos minutos finais, quando o Coxa se lançou todo para o ataque em busca de uma possível reação, acabou levando o contra-ataque. Em cobrança de escanteio, Danilo Barcelos fez o corte e Yago Felipe partiu em arrancada desde o campo de defesa, até ser derrubado por Natanael na área do Coritiba. Como Nenê já tinha sido substituído, Paulo Henrique Ganso se encarregou da cobrança, e não perdoou. Placar final: Fluminense 4 x 0 Coritiba. Com o resultado, o Fluminense saltou da 9ª para a 7ª colocação e ficou há apenas 1 ponto da zona de classificação para a Libertadores, mas tem 1 jogo a mais que a maioria dos times que estão na frente (à exceção do Inter, vice-líder, que também disputou as 12 rodadas). Já o Coritiba, que chegou à sétima derrota na competição, ocupa a 16ª posição da tabela, sendo o primeiro fora da zona de rebaixamento. No próximo domingo (04/10), pela 13ª rodada, o alviverde do Paraná enfrenta o São Paulo no Couto Pereira, enquanto o Fluminense faz clássico com o Botafogo no Nilton Santos.

No sábado (26), o Atlético Mineiro bateu o Grêmio e se isolou na liderança.

A 12ª rodada do Campeonato Brasileiro teve um jogo adiantado, entre Sport e Corinthians, que aconteceu na última quarta-feira (23). A partida marcou a estreia de Thiago Neves pelo clube recifense, que venceu por 1 a 0 com gol de pênalti do zagueiro e capitão Iago Maidana. O resultado levou o Sport aos 17 pontos (mesma pontuação do Fluminense e do Santos), ocupando atualmente a 8ª posição da tabela. O Corinthians, porém, segue na parte de baixo da tabela, sendo o 15º colocado, 1 ponto na frente do primeiro time na zona de rebaixamento.

No sábado, o Internacional recebeu o São Paulo no Beira-Rio para uma das partidas mais esperadas da rodada, pois envolvia o 2º e o 3º colocado, respectivamente. Dentro de campo, apesar de a partida ter ficado muito presa no meio, foi bastante disputada e com oportunidades para os dois lados. O colorado foi quem começou melhor e saiu na frente com um belo gol de cabeça de Thiago Galhardo, completando cruzamento de Moisés, e o atacante chegou ao 9º tento pelo Brasileiro, se isolando ainda mais na artilharia (seguido por Germán Cano e Marinho, ambos com 7). Só que o São Paulo foi pra cima depois de sair atrás no placar e deixou tudo igual ainda no primeiro tempo, com o seu artilheiro: Luciano, que marcou pela 5ª vez em 9 partidas com o tricolor paulista. Depois do empate, porém, a partida perdeu o ritmo. Foi só no segundo tempo que o São Paulo retomou o ritmo forte e ficou muito perto de marcar, mas Marcelo Lomba não permitiu que os visitantes saíssem com a vitória. Mesmo com o Inter jogando com 1 a menos durante a maior parte da etapa final, após expulsão de Zé Gabriel em falta dura e totalmente desnecessária, Lomba garantiu a igualdade no placar, que acabou sendo motivo de comemoração para os colorados, que seguem na vice-liderança, com 21 pontos em 12 jogos. Com 19 pontos, o São Paulo se manteve na 3ª posição, mas com 11 partidas disputadas, 1 a menos em relação ao Inter, mas não em relação ao Atlético Mineiro (líder com 24 pontos). A equipe de Jorge Sampaoli abriu 3 de vantagem para o Internacional (com 1 jogo a menos) depois de vencer o Grêmio por 3 a 1, com show e hat-trick de Keno. Com o resultado no Mineirão, o Grêmio caiu para a 14ª posição da tabela, com apenas 13 pontos somados em 11 rodadas (2 vitórias, 2 derrotas e 7 empates).

No domingo, outras 5 partidas movimentaram a 12ª rodada do Brasileiro. O confronto entre Palmeiras e Flamengo, que a anulação e a confirmação, acabou acontecendo mesmo com 20 atletas do rubro-negro testados positivo para o Covid. Inclusive sem o técnico Domènec Torrent, o Flamengo foi a campo com apenas 3 jogadores titulares e, mesmo assim, conseguiu arrancar um empate com o Palmeiras em pleno Allianz Parque. No mesmo dia, o Vasco (5º colocado) empatou em 1 a 1 com o RB Bragantino (17º e primeiro time na zona de rebaixamento); mesmo placar da partida entre Atlético-GO (13º) x Botafogo e, também, entre Santos x Fortaleza; o Ceará (12º) empatou em casa, por 2 a 2, com o Goiás (penúltimo colocado, mas com apenas 9 partidas disputadas).

Deixe um comentário