Início » Colunas » Coluna do Verchai » Palmeira leva o Campeonato Paulista de 2023

Palmeira leva o Campeonato Paulista de 2023  

Palmeiras 1
Palmeiras 

No último domingo (9), o Palmeiras arrematou mais um título, somando com esse, são 12 conquistas na última década. Já seus rivais, não chegaram nem perto desse número. O único que talvez chegou mais perto foi o Corinthians com apenas cinco títulos.

O Palmeiras é o atual bicampeão e entrou nessa disputa no jogo da decisão com garra e já colocando a torcida pra cima. O time parecia estar em entrosamento total e o primeiro gol foi marcado por Gabriel Menino. Sem tempo para deixar o adversário crescer em jogo, após 11 minutos do primeiro gol, já veio o segundo de cabeça também feito por Gabriel. O terceiro gol não foi de Gabriel, mas ele participou, e entre a jogada de Igor e Endrick que aproveitou um rebote e fez. Tudo isso aconteceu ainda no primeiro tempo do jogo, deixando o Águas Claras praticamente sem reação. O quarto gol aconteceu aos 27 minutos do segundo tempo, marcado por Flaco.

Um jogo digno de uma final e com uma goleada de 4 x 0, deixando o adversário sem chance de reação. A torcida alviverde gritava a plenos pulmões no fim do jogo “festa no chiqueiro”, comemorando o feito.

O técnico português, Abel Ferreira que está no Palmeiras desde 2020, está muito bem avaliado e seu nome até já está entre os cotados para comandar o Chelsea. Ele é um dos três treinadores a conquistar a tríplice coroa, fora o fato de ser um treinador jovem, que aos seus 44 anos já traz um currículo de impressionar.

O Palmeiras é um dos clubes de futebol mais tradicionais do Brasil, com uma história rica em conquistas e momentos memoráveis. Sua fundação ocorreu em 1914 por um grupo de imigrantes italianos em São Paulo, que se reuniram para formar um clube que representasse sua comunidade. O nome escolhido foi Palestra Itália, uma referência à antiga região da Itália que havia sido colonizada por gregos.

Nos primeiros anos, o Palestra Itália se destacou em competições locais e regionais, e em 1920 conquistou o Campeonato Paulista de forma invicta. Ao longo dos anos 1920 e 1930, o clube seguiu conquistando títulos e consolidando-se como uma das principais forças do futebol paulista.

Em 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial e a consequente proibição do uso de nomes e símbolos de países inimigos, o Palestra Itália foi obrigado a mudar de nome. Após um período de debate, o clube adotou o nome atual de Sociedade Esportiva Palmeiras.

Nos anos 1950 e 1960, o Palmeiras viveu sua época de ouro, com a conquista de vários títulos importantes. Em 1951, o clube venceu a Copa Rio, um torneio internacional considerado à época o equivalente ao atual Mundial de Clubes. Na década seguinte, o Palmeiras conquistou a Taça Brasil por três vezes (1960, 1967 e 1969) e o Campeonato Brasileiro em 1972.

Nos anos 1980 e 1990, o Palmeiras seguiu sendo um clube forte, com a conquista de títulos como a Copa do Brasil (1998 e 2012) e a Libertadores da América (1999). Em 2002, o clube também conquistou seu primeiro título mundial, ao vencer a Copa Toyota.

Entre os principais jogadores que já passaram pelo Palmeiras, destacam-se Ademir da Guia, considerado um dos maiores ídolos do clube, Dudu, Armando Marques, César Maluco, Leão, Edmundo, Marcos, Evair, Alex, Valdivia, Zinho, entre outros.

Ao longo de sua história, o Palmeiras também enfrentou diversos desafios, como crises financeiras, problemas políticos internos, rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, entre outros. No entanto, o clube sempre se reergueu e manteve-se como uma das maiores potências do futebol brasileiro.

O Palmeiras, ao longo de sua história, teve vários técnicos de destaque, cada um com sua contribuição para a história do clube. Abaixo, estão alguns dos melhores técnicos do Palmeiras:

Vanderlei Luxemburgo – foi o técnico do Palmeiras durante a conquista da Copa Libertadores de 1999 e do Campeonato Brasileiro de 1993. Luxemburgo é considerado um dos melhores treinadores da história do futebol brasileiro.

Luiz Felipe Scolari – foi o técnico do Palmeiras durante a conquista da Copa do Brasil de 1998 e do Campeonato Paulista de 2018. Scolari é um treinador experiente e vitorioso, com passagens por diversos clubes do Brasil e do mundo.

Oswaldo Brandão – foi um dos técnicos mais vitoriosos da história do Palmeiras, conquistando vários títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro de 1972 e a Copa Libertadores de 1971.

Telê Santana – foi o técnico do Palmeiras durante a conquista do Campeonato Paulista de 1976. É muito bem conceituado na história do futebol brasileiro, inclusive já foi técnico da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1982.

Ademir da Guia – foi um dos maiores ídolos do Palmeiras, tendo jogado pelo clube por mais de 20 anos. Ademir teve uma breve passagem como técnico do Palmeiras, em 1988, mas é lembrado até hoje como um dos grandes nomes da história do clube.

Alguns outros desafios foram:

Período sem títulos: O Palmeiras passou por um período de quase duas décadas sem conquistar títulos expressivos, entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1990. Durante esse período, o clube passou por dificuldades financeiras e teve que lidar com a saída de jogadores importantes.

Rebaixamento: Em 2002, o Palmeiras foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro, um fato que abalou a torcida e a estrutura do clube. A equipe conseguiu retornar à primeira divisão no ano seguinte, mas a experiência deixou um impacto significativo.

Pressão da torcida: A torcida do Palmeiras é uma das mais exigentes e apaixonadas do Brasil, o que pode gerar uma pressão extra sobre o time. Em momentos de crise, os jogadores e a comissão técnica enfrentam uma enorme pressão para entregar resultados.

Concorrência com outros times: O Palmeiras disputa o mercado de jogadores e patrocinadores com outros grandes clubes do Brasil e do mundo. Para se manter competitivo, o clube precisa se destacar em áreas como estrutura, planejamento e gestão de recursos.

O título traz um ânimo a mais, já que ainda estamos no “começo” do ano, ou seja, o ano de 2023 promete ser um bom ano aos palmeirenses.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

 

 

 

 

Deixe um comentário