Início » Colunas » Coluna do Verchai » Portugal chega forte às quartas após goleada sobre a Suíça

Portugal chega forte às quartas após goleada sobre a Suíça  

Mesmo tendo uma das melhores seleções do mundo no papel, Portugal nunca foi colocado entre os grandes favoritos ao título. No máximo, Portugal era colocado ao lado da Inglaterra nas possibilidades de conquistar a Copa do Mundo do Catar 2022, mas, certamente, atrás de Brasil, Argentina e França, mesmo que, no papel, a Seleção Portuguesa se equipare a todas elas. E isso não aconteceu por acaso. É que, já a algum tempo, Portugal tem decepcionado, e não só em Copa do Mundo.

A última grande conquista da Seleção Portuguesa foi a Eurocopa de 2016, disputada na França. Mesmo assim, muitas questões foram levantadas sobre a equipe que já era comandada pelo atual técnico, Fernando Santos, naquela oportunidade. Primeiro que Portugal se classificou às oitavas de final daquela Euro na 3ª posição de um grupo que tinha Hungria, Islândia e Áustria. E depois que passou pela Croácia nas oitavas, na prorrogação, enfrentou a Polônia nas quartas (tendo vencido nos pênaltis) e o País de Gales na semifinal, ou seja, teve um caminho razoavelmente tranquilo até a final, quando enfrentou a anfitriã e favorita daquela Euro, a França. Ali sim, com muito mérito, mesmo sem Cristiano Ronaldo, que saiu ainda no primeiro tempo da final por uma lesão, Portugal superou a França e se sagrou campeão da Euro 2016.

A conquista daquela Euro gerou muita expectativa sobre a Seleção Portuguesa na Copa do Mundo da Rússia de 2018. Principalmente depois da frustração da Copa do Mundo do Brasil de 2014, quando Portugal caiu para a Costa Rica nas oitavas de final, os portugueses esperavam um grande feito na Rússia. No entanto, com praticamente o mesmo time que havia vencido a Eurocopa, Portugal caiu para o Uruguai na Copa de 2018, mais uma vez nas oitavas de final.

Por isso, o mundo praticamente ignorou o título de Portugal que veio em 2019, pela UEFA Nations League. Mas, na verdade, com uma equipe muito semelhante com a que está disputando a Copa do Mundo do Catar (com Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Dias e companhia), Portugal sobrou e permaneceu invicto nos 4 jogos da fase de grupos, enfrentando Itália e Polônia em jogos de ida e volta; depois superou a Suíça na semifinal, que havia deixado a Bélgica de fora, e; finalmente, venceu a Holanda na decisão.

Só que a conquista da UEFA Nations League 2018/19, assim como a conquista da Eurocopa de 2016, foi ofuscada pelas decepções que se sucederam nos anos seguintes. Primeiro, Portugal ficou de fora das semifinais da UEFA Nations League 2020/21 ao perder em casa para a França, ainda pela fase de grupos. Depois, na última Eurocopa, disputada em 2021 na Inglaterra, Portugal mais uma vez avançou às oitavas de final como 3º colocado de seu grupo, que, desta vez, tinha França (com a qual empatou), Alemanha (para a qual perdeu) e Hungria (da qual venceu). Mas, tendo enfrentado a Bélgica nas oitavas, Portugal foi derrotado por 1 a 0 e eliminado bem mais cedo do que se previa. E o desempenho ruim nas Eliminatórias da UEFA fez com que a Seleção Portuguesa saísse de vez do rol das favoritas para conquistar a Copa do Catar neste ano. Isso porque Portugal ficou atrás da Sérvia no Grupo A das Eliminatórias e só conseguiu vaga na Copa do Mundo na disputa da repescagem, tendo vencido a Turquia e, depois, a Macedônia do Norte, em confrontos diretos. E o desempenho na fase de grupos da UEFA Nations League 2022/23 não convenceu, ainda que não tenha sido ruim: Portugal ficou na vice-liderança do Grupo 2, atrás da Espanha, com a qual empatou fora, mas perdeu em casa.

Com ou sem Cristiano Ronaldo, Portugal volta a se colocar entre os favoritos ao título da Copa do Mundo do Catar

em destaque cr7 pela seleção de portugal
(Divulgação/Portugal)

Mesmo tendo chegado em baixa para a Copa do Mundo, Portugal fez o que precisava fazer, sobrou na fase de grupos, aplicou a maior goleada das oitavas de final diante de uma adversária qualificada (a Suíça), e agora está entre as 8 melhores seleções do mundo, com uma grande expectativa de que fique pelo menos entre as 4 melhores. E nem se diga que o caminho até aqui foi fácil para Portugal, e tampouco que vai ser fácil agora, nas quartas de final. Isso porque Portugal teve uma estreia difícil diante de Gana e logo na sequência enfrentou o Uruguai, e venceu ambos. Assim como outras seleções que venceram nas duas primeiras rodadas, como a França e o Brasil, Portugal pôde se dar ao luxo de poupar alguns de seus titulares na última rodada e, assim como França e Brasil, acabou perdendo (para a Coreia do Sul). Mas isso não abalou os comandados de Fernando Santos. A Suíça que o diga!

Foi exatamente nas oitavas de final, diante da boa Seleção da Suíça, que Portugal fez a sua melhor partida em toda a Copa do Mundo do Catar, ao menos até aqui. Uma Suíça que competiu em grande nível com o Brasil, apesar da derrota magra por 1 a 0, e que venceu a boa Seleção da Sérvia, além do Camarões, ruiu diante de Portugal. Mesmo com Cristiano Ronaldo no banco de reservas por conta de um desentendimento com o técnico Fernando Santos, ou por uma opção tática, como afirmou o comandante em entrevista após a partida, Portugal passeou diante da Suíça. E o destaque foi, simplesmente, um jovem que teve a dura missão de substituir a fera, Cristiano Ronaldo. Gonçalo Ramos, de apenas 21 anos, foi autor da metade dos gols de Portugal na goleada por 6 a 1 sobre a Suíça, e ainda deu uma assistência. Sem Ronaldo, Portugal mostrou que é um time completo: com uma defesa muito sólida, formada pelo capitão Pepe, de 39 anos, e o homem de confiança de Pep Guardiola no Manchester City, Rúben Dias, e um meio de campo cheio de qualidade, orquestrado por outro homem de confiança de Guardiola, o camisa 10 de Portugal, Bernardo Silva.

Agora, os adversários pensam: imagina com Cristiano Ronaldo!

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário