Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 10ª rodada do Campeonato Alemão

Prévia da 10ª rodada do Campeonato Alemão  

Após vexame e eliminação precoce da Copa da Alemanha, Bayern de Munique defende a liderança do Campeonato Alemão.

O Bayern de Munique entrou em campo na última quarta-feira (27), em partida única da segunda fase eliminatória da Copa da Alemanha, embalado por uma sequência de vitórias e liderando o Campeonato Alemão (a Bundesliga) e o grupo E da Liga dos Campeões com 100% de aproveitamento, mas o Borussia Mönchengladbach não tomou conhecimento do Gigante da Baviera. Os alvinegros da Alemanha receberam os bávaros no Borussia Park possivelmente com a expectativa de dar trabalho para os atuais eneacampeões nacionais, ou, pelo menos, deve ter sido isso que o Bayern de Munique imaginou. No entanto, logo que a bola começou a rolar, ficou evidente que o Borussia estava com sede de vitória e classificação. Kouadio Koné abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, aproveitando vacilo da defesa do Bayern na saída de bola. Aproveitando o apoio da torcida, o Borussia M’gladbach não teve receio de se lançar ao ataque, pressionou e muito por mais gols e, quando o ponteiro marcava 20 minutos, a partida já estava 3 a 0 (Ramy Bensebaini foi o responsável pelos outros dois gols). Depois do intervalo, Breel Embolo marcou mais duas vezes e decretou a goleada história: Borussia M’gladbach 5 x 0 Bayern de Munique, placar pelo qual o Gigante da Baviera não perdia desde 1978. De quebra, este foi o primeiro jogo do Bayern sem marcar depois de 85 partidas balançando as redes pelo menos uma vez. Agora, resta aos comandados voltar o foco para o Campeonato Alemão, o qual lidera com 1 ponto de vantagem para o Borussia Dortmund, 2º colocado. A equipe comandada pelo jovem alemão Julian Nagelsmann vai ter um confronto difícil neste sábado (30), às 10:30 (no horário de Brasília), fora de casa, contra o Union Berlin, pela 10ª rodada da Bundesliga, com transmissão da “Onefootball” por streaming. Não se questiona o Favoritismo do Bayern, mas é preciso atenção com o atual 5º colocado, que perdeu apenas uma (para o Borussia Dortmund) das 9 partidas que disputou no campeonato.

Na caça ao líder, Borussia Dortmund busca quarta vitória consecutiva na Bundesliga

Haaland, o mais jovem jogador a fazer 20 gols na Champions
Goleador norueguês Haaland, esperança de gols do Borussia Dortmund (Divulgação)

Apesar de instável, o Borussia Dortmund está firme e forte em todas as competições que disputa: segue vivo na Copa da Alemanha tendo passado com tranquilidade pelo Ingolstadt em partida que aconteceu na última terça-feira (26), está na vice-liderança de seu grupo da Liga dos Campeões e ocupa a vice-liderança do Campeonato Alemão com apenas um ponto de desvantagem para o Bayern de Munique. Neste sábado (30), às 10:30 (de Brasília), o Dortmund vai receber o Colônia no Signal Iduna Park, com transmissão da “Onefootball”. Os comandados de Marco Rose chegam motivados por uma sequência de três vitórias na Bundesliga e espera voltar a somar 3 pontos jogando em casa para seguir na cola do Bayern ou até, dependendo de um tropeço do rival, terminar a 10ª rodada no topo da tabela de classificação. Apesar, porém, do favoritismo e do fator caso contarem a seu favor, o Borussia Dortmund tem um grande problema: não conta com Erling Haaland. O atacante norueguês, que balançou as redes 13 vezes nas 10 partidas que disputou nesta temporada, está com um problema no quadril e pode desfalcar o clube e a seleção até 2022. Além disso, é importante lembrar que o Colônia perdeu apenas uma das últimas oito partidas que disputou, vem de classificação sobre o Stuttgart na Copa da Alemanha, com vitória por 2 a 0 fora de casa, e aparece na 8ª posição da tabela da Bundesliga neste momento.

Outros jogos da rodada:

A 10ª rodada da Bundesliga começa nesta sexta-feira (29), às 15:30 (de Brasília), com a partida entre Hoffenheim e Hertha Berlim na Rhein-Neckar-Arena. As equipes estão separadas por apenas 1 ponto, no meio da tabela de classificação, e buscam somar pontos para se aproximar da zona de classificação para competições europeias. Por jogar em casa e por ter um elenco teoricamente mais qualificado, o Hoffenheim é favorito para vencer o confronto direto e se apega à recente classificação na Copa da Alemanha para mudar sua situação na Bundesliga.

No mesmo dia e horário das partidas do líder, Bayern de Munique, e do vice-líder, Borussia Dortmund, acontecem outros 3 jogos, entre eles o do atual terceiro colocado, Freiburg, contra o lanterna do campeonato, o Spielvereinigung Greuther Fürth. A expectativa para esta partida, evidentemente, é de vitória do Freiburg, que vai jogar ao lado de sua torcida, no Europa-Park Stadion. Neste momento o Freiburg tem 3 pontos de vantagem para o 5º colocado, que é o primeiro fora da zona de classificação para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, e outros 3 atrás do líder, Bayern de Munique. O Greuther Fürth, por sua vez, perdeu 8 das 9 partidas que disputou, tendo empatado a outra, e não apresenta ameaça ao Freiburg, que é o único time invicto da Bundesliga até aqui, tendo vencido 5 e empatado 4 das 9 rodadas disputadas.

Também às 10:30 de sábado e com transmissão exclusiva da “Onefootball” entra em campo o 4º colocado da Bundesliga, o Bayer Leverkusen, que recebe o Wolfsburg na BayArena precisando vencer para seguir no G-4 da competição. No entanto, a equipe comandada por Gerardo Seoane vem em uma sequência de 4 partidas sem vitória, sendo a última uma derrota para o Karlsruher, da segunda divisão da Alemanha, em plena BayArena. Por outro lado, o Wolfsburg também chega para o confronto em péssimo momento: vem de 4 derrotas consecutivas e não vence há 8 partidas (desde a 4ª rodada da Bundesliga).

No outro jogo das 10:30 de sábado, o Mainz (7º) visita o Arminia Bielefeld (penúltimo colocado) na Schüco Arena.

Encerrando as partidas de sábado, o Eintracht Frankfurt recebe o RB Leipzig no Deutsche Bank Park (mais conhecido como Waldstadion), localizado em Frankfurt. A equipe mandante somou apenas 8 pontos nas 9 rodadas disputadas até aqui e precisa de um resultado positivo diante da equipe da Red Bull para ganhar confiança dentro da competição e deixar de lutar, apenas, contra a parte mais baixa da tabela. No entanto, apesar da instabilidade do Leipzig desde a perda de jogadores fundamentais e, inclusive, do técnico Julian Nagelsmann, ao fim da última temporada, é amplamente favorito para vencer e seguir próximo do G-4 da Bundesliga. Neste momento o Leipzig é o 6º colocado, 8 pontos atrás do líder e há 3 de distância do Leverkusen (4º). Esta partida vai ser transmitida pela Band na TV aberta às 13:30 (de Brasília).

Deixe um comentário