Início » Colunas » Coluna do Verchai » Palmeiras arranca empate após Galo abrir 2 a 0 no Mineirão

Palmeiras arranca empate após Galo abrir 2 a 0 no Mineirão  

Em outro grande confronto entre brasileiros na Libertadores, o Atlético-MG começou ganhando por 2 a 0, mas Palmeiras reage e arranca empate no Mineirão. Foi mais uma prova de força mental e eficiência do consistente time muito bem treinado pelo português Abel Ferreira.

abel ferreira em destaque e cica ao fundo durante galo x palmeiras pela libertadores 2022
Palmeiras de Abel Ferreira esbanja eficiência e força mental e busca um empate por 2 a 2 com o Galo mineiro no Mineirão. Volta será no Allianz Parque, valendo vaga nas semifinais da Libertadores 2022 (Foto: Cesar Greco/SEP)

As equipes se enfrentaram na noite desta quarta-feira (03) no Mineirão pela partida de ida das quartas de finais da Copa Libertadores da América.

Melhor para o Palmeiras, que decidirá em casa na próxima quarta-feira (10), num Allianz Parque lotado de torcedores alviverdes. Quem vencer, se classifica e se houver novo empate, a decisão da vaga nas semifinais se dará por meio de disputa por pênaltis. 

Jogo movimentado

O equilíbrio prevaleceu no início da partida, os primeiros minutos foram de forte marcação e muita movimentação tática, ambos mostraram seu poder de estudo do jogo cautela com o adversário num jogo onde qualquer erro poderia ser fatal. Com o passar da tensão dos primeiros minutos o Atlético começou a impor seu jogo diante do apoio da sua torcida que lotou o Mineirão, foi para cima do seu rival, conseguiu boas jogadas de ataque e ótimas chances principalmente com Keno e também com Ademir acertando a trave. O clube paulista pouco conseguiu incomodar no primeiro tempo, sem conseguir realizar com efetividade as características jogadas de contra-ataque da equipe, fato que tem muito mérito de Cuca na armação defensiva do seu time, mas nos minutos finais, num dos únicos lances bem executados pela equipe, Piquerez conseguiu marcar para o alviverde, mas o gol foi anulado após o bandeira sinalizar impedimento no lance. Com a partida já indo para os acréscimos, Jair foi derrubado por Marcos Rocha dentro da área, assim o Galo conseguiu seu primeiro gol com Hulk em cobrança de pênalti fechando a primeira etapa. 

No segundo tempo o Atlético manteve sua pressão e se aproveitou da desorganização do seu adversário para marcar seu segundo gol aos dois minutos, Keno se infiltrou na defesa palmeirense após tabela com Jair e fez o cruzamento que terminou no gol contra do zagueiro Murilo, deixando a noite ainda melhor para os atleticanos.

Após fazer dois gols e jogando diante da sua torcida era esperado que o Atlético mantivesse sua intensidade buscando um resultado ainda melhor em cima de um Palmeiras em tese desmotivado, mas não foi o que ocorreu. O alviverde se organizou durante o segundo tempo e começou a tomar conta da partida diante do agora recuado time de Cuca, dominando as ações defensivas o clube paulista começou a levar perigo à meta adversária chegando ao seu primeiro gol no duelo aos 30 minutos com o zagueiro Murilo pegando uma sobra depois de Gustavo Scarpa cobrar falta na trave, decretando assim sua redenção. Seguindo na pressão para conquistar o empate, os paulistas continuaram encurralando o clube mineiro, chegando a uma chance incrível que foi perdida por Dudu finalizando para fora. Sem desistir de alcançar seu objetivo, Palmeiras deixou tudo igual no placar já nos acréscimos com Danilo, decretando assim o empate, deixando os torcedores atleticanos incrédulos e frustrados no Mineirão.

Personagem do jogo

A noite tinha tudo para ser desastrosa para Murilo após marcar um gol contra logo no início do segundo tempo, mas o zagueiro conseguiu se redimir marcando o gol que abriu caminho para o empate palmeirense, sendo o primeiro jogador da história palmeirense a marcar um gol contra e outro a favor num jogo de Libertadores. O atleta de 25 anos é um dos destaques positivos do Palmeiras na temporada com 7 gols marcados, números expressivos para sua posição. Murilo chegou ao clube no início da temporada vindo do Locomotiv Moscou e tem contrato de 4 anos com o clube.

Os técnicos

Mesmo vendo a vitória escapar em casa após um placar de 2×0, o comandante atleticano procurou mostrar que na sua visão o duelo ainda está aberto e que a sua torcida deve levar em conta a entrega dos jogadores em campo. 

Tomamos um gol no acréscimo, que dói o dobro, e o torcedor acabou o jogo vaiando. Ele tem razão, ele tinha o 2 a 0 e tomou 2 a 2, mas ele indo pra casa ele vai refletir e dizer ‘vaiei, mas os caras não mereceram a vaia’. Mereceram pelo resultado, mas não pelo que apresentaram. Eles deixaram tudo no campo. E é isso que a gente cobra. Só que não tem como deixar tudo 90 minutos na mesma intensidade.” Disse. 

Cuca fez questão de declarar que a classificação ainda está em aberto e minimizou o placar.

“O 2 a 1 e 2 a 2 são muito próximos e eu tenho comigo que tudo que Deus faz é bom. Quarta-feira a gente vai fazer de tudo pra buscar a classificação lá dentro do Allianz Parque. Tá em aberto, quarta-feira que vem, vamos ver o que acontece.” Declarou o técnico.

Abel Ferreira parabenizou a equipe adversária pelo jogo e destacou a mentalidade da sua equipe para encarar jogos decisivos.

É fruto de muito trabalho dos nossos jogadores, que têm uma crença e mentalidade competitiva muito forte. É uma equipe que tem sucesso porque sabe que se der o máximo nos treinos e jogos, o treinador aceita qualquer resultado. Tem que dar em cada lance o melhor de si. Jogamos contra uma equipe muito qualificada, muito bem treinada, nos pressionou muito, nos reduziu espaço, e foi melhor que o Palmeiras na primeira parte.” Disse Abel.

O comandante alviverde ainda completou e deu tom de justiça ao resultado conquistado pela sua equipe.

Na segunda parte, após o gol, fomos muito melhores, fizemos dois gols, tivemos ainda uma grande oportunidade pelo Dudu. (…) Nós no segundo tempo jogamos da nossa maneira, e quando é da nossa maneira, esta equipe é capaz de tudo. Nunca devemos desistir, acho que o empate acaba por ser o resultado justo e deixa tudo aberto para a segunda mão.” Completou o treinador.

A grande decisão da vaga para a semifinal entre Atlético-MG e Palmeiras está marcada para a próxima quarta-feira na Allianz Arena às 21h30 (Brasília).

Deixe um comentário