Início » Colunas » Coluna do Verchai » Inter pode garantir marca inédita na Libertadores

Inter pode garantir marca inédita na Libertadores  

Fluminense x Cerro Porteño e Internacional x Olimpia definem últimos classificados para as quartas de final

taça da libertadores da américa
Noite de Copa Libertadores da América para Inter x Olimpia (Divulgação: Conmebol Libertadores)

Dois jogos que envolvem clubes brasileiros vão definir as últimas duas vagas nas quartas de final da Copa Libertadores da América. O Fluminense, que tem a classificação encaminhada depois da vitória por 2 a 0 fora de casa, teve a partida de volta das oitavas de final, marcada para acontecer no Maracanã, adiada para o início do mês que vem em razão da morte recente do filho de Francisco Arce, técnico do Cerro Porteño (adversário do Tricolor Carioca). Dessa forma, a missão de garantir 5 clubes brasileiros nas quartas de final da Libertadores pela primeira vez na história está nas mãos do Internacional, que faz a partida de volta destas oitavas, contra o Olimpia, às 21:30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22). Na verdade, nenhum país jamais conseguiu chegar com cinco representantes nesta altura da competição, e o Brasil tem a chance de ser o primeiro a alcançar o feito (o recorde, de levar 4 representantes às quartas de final, já foi alcançado tanto pelo Brasil como pela Argentina). Atlético Mineiro e São Paulo confirmaram classificação na terça-feira e, ontem (21), Palmeiras e Flamengo também confirmaram vaga na próxima fase da Libertadores. Agora, restando, ainda, dois clubes brasileiros para definirem classificação, o Brasil está muito próximo de ser o primeiro país a confirmar cinco ou até seis clubes nas quartas de final. Tudo depende, porém, de uma vitória do Internacional nesta quinta-feira, contra o Olimpia, no Beira-Rio. Caso a equipe gaúcha não consiga se classificar, o Fluminense, que pode até perder por 1 a 0 para o Cerro Porteño no Maracanã, deve garantir a marca inédita ao Brasil. Além disso, se o Brasil garantir seis representantes nas quartas de final da Libertadores, esta vai ser a primeira vez que o número vai ser seis vezes maior que o número de representantes da Argentina (apenas o River Plate se classificou pelo lado dos hermanos). 

Prévia de Inter x Olimpia:

Jogadores do Inter no Beira-Rio
Inter busca classificação nesta noite no Beira-Rio (Divulgação: SC Internacional)

Os colorados chegaram a golear este mesmo Olimpia na fase de grupos desta mesma edição da Libertadores, aplicando 6 a 1 sobre os paraguaios, mas não conseguiram sair do zero na partida de ida destas oitavas de final. O resultado, porém, não chegou a ser uma grande surpresa, tendo em vista que as equipes paraguaias parecem se transformar dentro de campo quando a partida vale vaga na próxima fase da principal competição sul-americana. O confronto com o Inter na semana passada, no Paraguai, foi a prova disso. É verdade que o desgaste dos jogadores de Diego Aguirre também pesaram no empate sem gols, mas o Olimpia não só conseguiu se defender na base da superação como ficaram muito próximos de conseguir a vitória. A equipe paraguaia só não saiu de casa com vantagem no placar por causa do goleiro Daniel. O jogador de 27 anos pensou em desistir da carreira como jogador em razão das dificuldades que enfrentou quando era menor: “muitas vezes meu pai me deixava na rodoviária e eu ia embora chorando. Chegou uma hora que eu não quis mais jogar” contou o goleiro ao ESPN.com.br. No entanto, Daniel conseguiu uma oportunidade como profissional, defendendo o Rondonópolis-MT, se destacou, e acertou sua ida para o Internacional aos 18 anos. Mas foi só agora, aos 27 anos, que Daniel ganhou a primeira chance de ser titular absoluto da meta do time colorado, e não pretende sair tão cedo. O goleiro renovou seu contrato até 2023 e já está escalado como titular para o confronto de volta com o Olimpia. Sendo assim, a expectativa é de que o Internacional consiga fazer a lição de casa contra os paraguaios, vencendo por qualquer placar para avançar às quartas de final.

Clássico paulista e duelo de gigantes fazem crescer expectativa sobre as quartas de final da Libertadores

Internacional e Fluminense, que ainda vão fazer suas partidas de volta das oitavas de final, tentam se unir aos já classificados Atlético Mineiro, São Paulo, Palmeiras e Flamengo. Neste caso, seis dos oito classificados para as quartas de final seriam clubes brasileiros e dois confrontos inevitavelmente envolveriam dois rivais do Brasil. Um deles, inclusive, já está definido: classificados, São Paulo e Palmeiras fazem clássico paulista nas quartas de final desta Libertadores. Trata-se do atual campeão estadual e o maior vencedor brasileiro de mundiais, São Paulo, contra o atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, Palmeiras, o qual também ostenta a liderança do Brasileirão 2021. Além da rivalidade histórica, o confronto entre São Paulo e Palmeiras reserva muitos outros fatores que o tornam tão interessante, como a capacidade de seus jogadores e de seus treinadores gringos. O Tricolor Paulista aposta na elegância e experiência do multicampeão (como jogador) Hernán Crespo, enquanto o Palmeiras faz valer, desde o ano passado, a sabedoria de um jovem técnico português, que certamente estudou muito para chegar ao Verdão e, no mesmo ano, já levá-lo a conquistar títulos importantes.

O outro possível duelo entre brasileiros depende da classificação do Internacional: caso passe pelo Olimpia, enfrenta o Flamengo nas quartas de final. O atual bicampeão brasileiro, Flamengo, não demorou para se adaptar ao estilo do novo técnico, Renato Portaluppi, e certamente se coloca como um time a ser batido nesta Libertadores. Cabe ao Internacional, primeiramente, passar pelo tradicional Olimpia, para que, aí sim, passe a se preocupar com o gigante Flamengo, que já espera tranquilo o seu adversário nas quartas de final. Também já classificado está o Atlético Mineiro, que passou pelo Boca Juniors nos pênaltis e, agora, nas quartas de final, vai desafiar mais um gigante da Argentina: o River Plate. Por fim, se confirmar a classificação sobre o Cerro Porteño, o Fluminense vai ter de enfrentar o surpreendente Barcelona de Guayaquil nas quartas de final. Vale destacar que a equipe equatoriana liderou com folga um grupo com os gigantes Santos e Boca Juniors, e conseguiu passar pelo Vélez nas oitavas de final vencendo por 3 a 1 a partida de volta, em casa, depois de ter perdido por 1 a 0 na Argentina.

Deixe um comentário