Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássico Corinthians e Palmeiras é destaque no retorno do Paulista

Clássico Corinthians e Palmeiras é destaque no retorno do Paulista  

Competição inicia hoje (22) e com regras novas

Jô, comemorando gol da vitória do Corinthians no dérbi pelo Paulista 2017. De volta ao Timão, atacante não conseguiu ser inscrito a tempo de jogar o Dérbi desta quarta (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

Nesta quarta-feira (22), pouco mais de quatro meses após a paralisação por conta da pandemia, os jogos do Campeonato Paulista voltam a ser disputados. No entanto, como aconteceu nas competições europeias e também no Campeonato Carioca, o Paulista será retomado com diversas mudanças, como a ausência de público, a alteração no número de substituições (passam de 3 para 5 permitidas) e a parada técnica para hidratação. Além disso, atualmente todas as equipes do interior vão ter de mandar seus jogos para outros estádios. A primeira partida deste retorno, por exemplo, entre Ituano e Ferroviária, hoje (22), às 16h30, não acontecerá na cidade de Itu, no Estádio Dr. Novelli Júnior, mas no estádio do Canindé, em São Paulo. E assim como o Ituano, diversas equipes não vão poder mandar os jogos em suas casas. Conforme determinação do Governo Estadual, cidades na fase vermelha do plano de retomada não podem sediar partidas de futebol. Desta forma, jogos com mando de Guarani, Ponte Preta, Inter de Limeira, Ituano, Novorizontino, Santo André, Red Bull Bragantino, Mirassol, Oeste, Botafogo-SP e Ferroviária serão disputados em estádios da cidade de São Paulo e da Baixada Santista, como Morumbi, Arena Corinthians, Canindé, Arena Barueri, Estádio Primeiro de Maio, Vila Belmiro e Estádio Prefeito José Liberatti. Ainda nesta quarta-feira, às 19h15, o Santos (líder do grupo A) recebe o Santo André (líder do grupo B) na Vila Belmiro, em partida que pode garantir uma das equipes na fase de “mata-mata” com antecedência. Enquanto, na Arena Barueri, a Ponte Preta (lanterna do grupo A) joga contra o Grêmio Novorizontino (3º colocado do grupo B) precisando da vitória para deixar a última colocação na tabela geral e, assim, chegar na última rodada (12ª) com chance de evitar o rebaixamento. A 12ª rodada está marcada para acontecer no dia 26, com todos os jogos acontecendo ao mesmo tempo, às 16 horas. As fases de quartas de final e semifinal serão disputados em partida única, com exceção da final, que terá ida e volta. De acordo com o anunciado pelo Governador do Estado, João Dória, o segundo jogo da final deve acontecer no dia 8 de agosto. As demais partidas de “mata-mata” ainda não têm data confirmada.

Dérbi Paulista é decisivo

Ainda hoje (22), às 21h30, a Globo transmite a partida entre Corinthians e Palmeiras na Arena Corinthians, e é tudo ou nada para o time da casa. A duas rodadas do fim da fase de grupos da competição estadual, a equipe corintiana tem três pontos a mais do que o Botafogo, o penúltimo colocado na tabela geral do Paulista e já na zona de rebaixamento. Portanto, o Corinthians ainda se preocupa com o rebaixamento e, por outro lado, precisa da vitória diante do Palmeiras para ter alguma chance de avançar às quartas de final, desde que também vença na última rodada, quando enfrenta o Oeste. Por outro lado, uma derrota no dérbi com o Palmeiras já nesta quarta-feira terá duras consequências para a equipe, como a eliminação precoce no Paulista. Os comandados de Tiago Nunes já passaram por uma eliminação precoce antes da paralisação do futebol, na fase qualificatória da Libertadores, e agora, se não vencer o Palmeiras, ficam fora das quartas de final do estadual justamente no ano em que o Corinthians buscava o recorde do tetracampeonato (conquistado apenas uma vez na história da competição, pelo Paulistano, entre os anos de 1916 e 1919).

Tiago Nunes, técnico do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians)

Para piorar, a derrota no dérbi mantém o Corinthians com possibilidade matemática de ser rebaixado na última rodada, apesar de esta chance ser pequena. Isso porque Ponte Preta (7 pontos), Botafogo-SP (8 pontos), Água Santa (10 pontos), Ituano (10 pontos), Oeste (10 pontos), Inter de Limeira (11 pontos) e Ferroviária (11 pontos) estão abaixo do alvinegro paulistano e igualmente ameaçados. Além disso, a 11ª rodada tem alguns confrontos diretos (Ituano x Ferroviária; Inter de Limeira x Oeste; e Ponte Preta x Novorizontino) e impossibilita o Corinthians de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada.

Palmeiras busca, além da classificação, a liderança geral do Paulista

O Palmeiras encerrou a preparação para o clássico contra o Corinthians ontem (21), com o elenco alviverde executando trabalhos táticos sob os olhares e puxões de orelha de Vanderlei Luxemburgo. O comandante pretende, mais uma vez, levar o Palmeiras ao título estadual, e garantiu que quer buscar a liderança geral da competição, para que possa jogar uma possível decisão final em casa.

Willian comemora gol marcado na vitória do Palmeiras sobre o Tigre em estreia na Libertadores (Foto: Cesar Greco/reprodução do site do Palmeiras)

Para isso, uma vitória no dérbi com o Corinthians é fundamental, pois o atual líder, o Santo André, joga fora de casa contra o Santos e pode não somar os três pontos. No entanto, Luxemburgo precisa lidar com desfalques, alguns temporários e outros permanentes.

O atacante Dudu foi emprestado ao futebol do Qatar e não veste mais a camisa do Palmeiras, depois de cinco anos atuando pelo clube. Já o recém-contratado Rony está suspenso pela FIFA e, à princípio, não disputa a partida, mas o clube busca um efeito suspensivo que pode ocorrer até a hora do jogo.

Foto de Dudu assinando contrato com o Al Duhail, do Catar (Reprodução: Twitter)

Portanto, a probabilidade é de que o Palmeira vá a campo com: Wéverton (goleiro); Kayke (ou Gabriel Menino), Felipe Melo, Vitor Hugo e Matías Viña; Bruno Henrique, Ramires e Gustavo Scarpa (ou Lucas Lima); Raphael Veiga (ou Zé Rafael), Willian e Luiz Adriano. Em 10 jogos na competição, o Palmeiras de Luxemburgo soma 5 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota.

Do outro lado, de acordo com informações do Globoesporte.com, Tiago Nunes deve levar a campo um Corinthians com: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos Augusto (ou Sidcley); Gabriel, Camacho e Luan; Ramiro, Everaldo e Boselli. O atacante Jô só poderá estrear na competição se o Corinthians avançar à fase de “mata-mata”. Em 10 jogos a equipe no Paulista, Tiago Nunes soma 5 empates, 3 derrotas e apenas 2 vitórias.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário