Início » Colunas » Coluna do Verchai » Grêmio se torna Hexacampeão e o título repercute fora do Brasil

Grêmio se torna Hexacampeão e o título repercute fora do Brasil  

E este é o sexto título consecutivo conquistado pelo Grêmio, se tornando hexacampeão gaúcho. No último sábado (8) foi a decisão e a vitória veio com um gol de Suárez.

Luiz Suárez já estava sendo muito falado nas mídias desde que veio pro tricolor, mas fazer o gol da decisão do campeonato gaúcho e levar o sexto troféu consecutivo, feito esse que não acontecia desde 1990, o exaltou internacionalmente e não somente na Argentina, mas no Uruguai e na Espanha, só se fala nele e no enriquecimento que ele trouxe para o time gaúcho.

Fora o gol feito por ele, também tem a assistência dada por ele já quase no final para o Lucas Silva, que chegou a marcar o gol, mas infelizmente foi anulado pelo VAR.

Quando ele chegou ao time, prometeu que vinha para trazer títulos e pra somar e assim tem sido desde a sua chegada.

O “El pistolero” como é chamado e conhecido também, foi manchete em quase todos os jornais e sites do gênero. Em um deles sendo chamado de “faro goleador inesgotável”.

A ótima fase de Suárez fez diferença no clube gaúcho que está mais animado do que nunca para continuar avançando mais e mais.

História do clube

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi fundado em 15 de setembro de 1903, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. O clube é um dos mais tradicionais do futebol brasileiro e tem como sua principal rivalidade o clássico Gre-Nal, contra o Internacional.

Ao longo de sua história, o Grêmio conquistou diversos títulos regionais, nacionais e internacionais, sendo um dos clubes mais vencedores do país. Entre seus maiores títulos, destacam-se:

  • Campeonato Brasileiro: 2 vezes (1981 e 1996)
  • Copa Libertadores da América: 3 vezes (1983, 1995 e 2017)
  • Copa do Brasil: 6 vezes (1989, 1994, 1997, 2001, 2016 e 2021)
  • Recopa Sul-Americana: 2 vezes (1996 e 2018)
  • Campeonato Sul-Americano de Campeões: 1 vez (1982)
  • Mundial Interclubes: 1 vez (1983)

O Grêmio também é conhecido por ter revelado grandes jogadores ao longo de sua história. Alguns dos maiores ídolos do clube são:

Renato Portaluppi: ex-jogador e atual técnico do Grêmio, é considerado um dos maiores ídolos da história do clube. Como jogador, conquistou diversos títulos, incluindo a Libertadores e o Mundial em 1983. Como técnico, levou o time à conquista da Libertadores e da Recopa Sul-Americana em 2017.

Ronaldinho Gaúcho: revelado pelo Grêmio em 1998, o craque foi um dos principais jogadores do clube na conquista da Libertadores e do Mundial em 1995. Depois, brilhou em grandes clubes da Europa como Barcelona e Milan, além de ter sido campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002.

Danrlei: goleiro que defendeu o Grêmio entre 1993 e 2004, conquistando diversos títulos, incluindo a Libertadores e o Mundial em 1995. Foi um dos principais jogadores da história do clube na posição.

Mário Sérgio: ex-jogador e técnico do Grêmio, foi um dos principais jogadores da conquista da Libertadores e do Mundial em 1983. Como técnico, também conquistou a Libertadores com o clube em 1995.

Paulo César Caju: meia-atacante que jogou pelo Grêmio na década de 1970, foi um dos principais jogadores do clube na conquista do Campeonato Brasileiro de 1981.

Eurico Lara: foi goleiro do time e marcou tanto que é citado no hino do clube como “craque imortal”.

Esses são apenas alguns dos grandes jogadores que passaram pelo Grêmio ao longo de sua história. O clube continua sendo um dos mais tradicionais e vitoriosos do futebol brasileiro, com uma torcida apaixonada e fiel.

A torcida

A torcida do Grêmio é conhecida como “Torcida Tricolor”, e é considerada uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do Brasil. Fundada em 1969, a torcida organizada “Geral do Grêmio” é uma das mais tradicionais e reconhecidas do país, sendo famosa pelo seu fervor e pela criação de inúmeras músicas e cantos que embalam o estádio durante as partidas.

Além disso, o Grêmio conta com outras torcidas organizadas, como a “Torcida Jovem” e a “Torcida Geral do Grêmio”, que também são bastante atuantes e participativas nos jogos do time.

A torcida do Grêmio é conhecida por sua fidelidade e apoio incondicional ao clube, independentemente dos resultados em campo, e por sua rivalidade histórica com o Internacional, o maior rival da equipe na cidade de Porto Alegre.

Técnico

Renato Gaúcho é um dos grandes ídolos do Grêmio, tendo conquistado vários títulos como jogador e técnico do clube. Sua carreira no futebol começou em 1980, quando estreou pelo Flamengo-RS. Depois disso, jogou por outros clubes do Brasil, como o Grêmio, o Flamengo, o Botafogo e o Fluminense.

Como jogador, Renato foi um dos grandes destaques do Grêmio na década de 1980, tendo conquistado vários títulos pelo clube, como a Libertadores e o Mundial em 1983, além de cinco campeonatos gaúchos. Ele também jogou pela seleção brasileira, tendo participado da campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1986, no México.

Em 1993, Renato começou sua carreira como técnico, treinando o próprio Grêmio. Em sua primeira passagem pelo clube, ele conquistou a Copa do Brasil de 1994, além de dois campeonatos gaúchos. Depois disso, Renato treinou outros clubes brasileiros, como o Flamengo, o Vasco, o Fluminense e o Botafogo.

Em 2010, Renato voltou ao Grêmio como técnico e levou o clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2016, ele conquistou sua primeira Copa do Brasil como técnico, vencendo o Atlético Mineiro na final. No ano seguinte, Renato levou o Grêmio ao título da Libertadores da América, vencendo o Lanús, da Argentina, na final.

Em 2018, Renato Gaúcho entrou para a história do Grêmio ao conquistar o tricampeonato gaúcho como técnico do clube, superando o recorde de Felipão, que havia vencido o campeonato duas vezes seguidas.

Em 2021 voltou para o Flamengo, ficando apenas nessa temporada e retornando em 2022 para o Grêmio novamente em sua quarta “passagem” pelo time e agora em 2023 trazendo o título de Hexacampeão Gaúcho para o Grêmio mais uma vez, fazendo história no clube que tanto ama.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

 

 

 

Deixe um comentário