Início » Colunas » Coluna do Verchai » O que esperar do Corinthians na temporada?

O que esperar do Corinthians na temporada?  

Confiante pela campanha no Campeonato Paulista, Vagner Mancini tem um único problemapara estreia na Copa Sul-Ameriana: a escalação.

Corinthians
Corinthians se prepara fase inicial da Copa Sul-Americana (Imagem: reprodução Twitter Corinthians)

Hoje (22), às 21:30 (horário de Brasília), o Corinthians enfrenta o River Plate do Paraguai, fora de casa, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. No domingo passado (18) o Corinthians fez sua última partida antes da estreia na Copa Sul-Americana, que certamente é um grande objetivo do clube na temporada, e deixou a expectativa dos torcedores alta com a confortável vitória por 2 a 0. Na semana anterior, em partida contra  Ferroviária, Vagner Mancini levou a campo a mesma equipe que enfrentou o Ituano no último domingo (a qual é considerada reserva) e sofreu a primeira derrota da temporada: saiu na frente no primeiro tempo, mas levou a virada na etapa final. No entanto, a equipe considerada reserva, que atuou bem apesar da derrota, venceu e convenceu na última partida, contra o Ituano. Antes disso, na sexta-feira (16), o Corinthians foi a campo com a equipe que deve ter preparado para ser titular na estreia da Copa Sul-Americana, mas não encantou. Apesar de não estar se saindo bem no Campeonato Paulista, ostentando a lanterna do grupo B e a segunda pior campanha da classificação geral, o São Bento fez uma ótima partida diante do Corinthians e arrancou o empate em 1 a 1, que preocupa a equipe de Vagner Mancini, mas pode ter servido como uma lição para esta fase de grupos da Copa Sul-Americana. Isso porque, com exceção do tradicional Peñarol (que perdeu espaço para algumas surpresas uruguaias na última temporada, mas não deixou de ser um dos melhores times do continente), o Corinthians vai ter pela frente adversários teoricamente menos qualificados. No entanto, assim como aconteceu na partida contra o São Bento, o Corinthians pode encontrar problemas para criar chances de balançar as redes: depois sair atrás no placar com um dos diversos contra-ataques da equipe do interior paulista, a equipe de Vagner Mancini só conseguiu buscar
o empate na reta final do segundo tempo, com gol de pênalti. A equipe considerada titular, formada por um trio de ataque com apenas um jogador com mais de 20 anos (Gustavo “Mosquito”, de 23 anos) não foi bem. Por conta disso, a expectativa é de que, com o resultado conquistado pelo trio de ataque “reserva” na última partida, contra o Ituano, mudanças devem acontecer no setor ofensivo. Jô certamente deve ser o nome que mais paira na cabeça do treinador corintiano, tendo em vista a capacidade de se apresentar entre os zagueiros e sustentar as descidas da equipe ao ataque. Possivelmente, alguma coisa pode mudar no meio de campo, pois Camacho, Xavier e o já desacreditado, Luan, foram muito bem. No entanto, Gabriel e Víctor Cantillo não devem perder a condição de titular, até por já estarem mais acostumados com partidas tão importantes como uma estreia em competição internacional.

Análise das equipes de Vagner Mancini e possível escalação para a estreia na Sul-Americana

Apesar de não fazer uma campanha sólida no Campeonato Paulista, o Corinthians lidera o grupo A com folga e já está praticamente classificado para as quartas de final, tendo em vista que o Santo André (3º do grupo A), que venceu apenas uma das seis rodadas que disputou, teria de vencer cinco das próximas seis partidas para ultrapassar o Corinthians na tabela de classificação e, consequentemente, tirá-lo do mata-mata. Com cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota nas nove rodadas que disputou pelo Campeonato Paulista, o Corinthians tem a terceira melhor campanha na classificação geral, perdendo apenas para o São Paulo, que soma 19 pontos em 8 rodadas, e RB Bragantino, com 20 pontos somados em 9 rodadas. Mesmo tendo uma sequência exaustiva de jogos, Vagner Mancini rodou o elenco e conseguiu manter um bom nível de competitividade. Na verdade, a equipe considerada reserva encantou mais do que os tidos como titulares, principalmente se levarmos em consideração as duas últimas partidas. Enquanto a equipe principal passou o maior sufoco com o São Bento, os reservas foram amplamente superiores ao Ituano, que está até em situação mais favorável na tabela de classificação, em relação ao São Bento. Os principais nomes do “Corinthians B” certamente foram Jô, que recentemente foi sacado pelo técnico, mas não tem um substituto à altura para o time titular. Além dele, Luan e Otero são dois nomes fortes para aparecerem entre os titulares na partida desta quinta-feira, contra o River Plate, pela estreia da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Vale lembrar que pode ser importante, para a equipe paulista, manter a posse de bola para controlar a partida fora de casa, e os nomes mencionados podem ser de grande ajuda para tanto. Dessa forma, nota-se que opções não faltam a Vagner Mancini, que também conta com o retorno de Ramiro, recuperado de lesão. Portanto, tudo depende do Corinthians: se conseguir se impor dentro de campo, conquista os três pontos; se pelo menos manter o equilíbrio defensivo, arranca o empate; mas, se não conseguir se encontrar dentro de campo, certamente vai ser envolvido pelo River Plate e sairá de campo constrangido pela derrota na estreia. A expectativa é de que o Corinthians arranque pelo
menos um ponto jogando fora de casa e, assim, ganhe um respiro para encontrar o melhor equilíbrio no decorrer do campeonato. No entanto, como a próxima partida já é contra o Peñarol, o Corinthians pode ir até o Paraguai desesperado para somar os primeiros três pontos e, caso isso aconteça, dificilmente vai conseguir um resultado positivo. Assim como o próprio Vagner Mancini ressaltou em sua última entrevista coletiva, é preciso estar em seu melhor equilíbrio e estar determinado a vencer cada dividida para ir bem nas competições sul-americanas, que são historicamente conhecidas pela imposição física e vão muito além do “ombro a ombro”

Deixe um comentário