Início » Colunas » Coluna do Verchai » Primeira fase eliminatória da Copinha tem zebras

Primeira fase eliminatória da Copinha tem zebras

Fernando Verchai

Atlético-MG sofre com surto de Covid e é eliminado na primeira fase eliminatória da Copinha pelo Mirassol, que mantém 100% de aproveitamento.

em destaque o trofeu copinha sao paulo 2022

(Reprodução: Twitter)

Depois de uma temporada histórica no time profissional, com a conquista dos dois títulos mais importantes do Brasil, o Sub-20 do Atlético Mineiro teve uma passagem melancólica pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é a competição mais importante das categorias de base do país. Muito disso tem relação com um surto de Covid que afastou mais de 10 jogadores do Sub-20 do Galo antes mesmo do início da Copinha e, por isso, variou muito o time titular desde a primeira rodada. Ainda assim, o Atlético Mineiro começou bem na competição, vencendo as duas primeiras partidas, mas se classificou para o mata-mata na segunda posição do grupo 4 em razão da derrota para o Linense na última rodada. Com isso, o Galinho (como é chamado o Sub-20 do Galo) acabou caindo contra o Mirassol na primeira fase do mata-mata, equipe do interior de São Paulo que passou pela fase de grupos com 100% de aproveitamento, 11 gols marcados e apenas 2 sofridos. Ainda assim, o Atlético Mineiro começou bem o confronto eliminatório e saiu na frente do placar com gol de cabeça de Daniel Borges em cobrança de escanteio de Matheus Araújo. Na reta final do primeiro tempo, porém, também em uma cobrança de escanteio, Luis Fernando foi mal tentando fazer o corte e acabou testando contra o próprio patrimônio, fazendo o gol de empate do Mirassol. O gol contra acabou desestabilizando o Galinho, que foi acuado pelo Mirassol ainda nos minutos finais do primeiro tempo e sofreu a virada no último minuto dos acréscimos: Pedro Rinaldi aproveitou sobra na entrada da área e acertou uma pancada de canhota para fazer o 2 a 1 para o time do interior paulista. No segundo tempo, apesar de ter conseguido controlar a posse de bola e as ações ofensivas do jogo, o Atlético Mineiro não conseguiu marcar, mas sofreu o terceiro, em cobrança de pênalti de Danilo. O time mineiro até teve uma grande chance de descontar, em cobrança de pênalti, mas Guilherme Santos parou na trave. A partida terminou com vitória por 3 a 1 do Mirassol, que volta a jogar contra o Sport (time que enfrentou na fase de grupo) pela 3ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Tendo se classificado na segunda posição do grupo 3 (o qual foi liderado pelo Mirassol), o Sport passou pelo Linense, com vitória de 2 a 0, nesta segunda fase do torneio.

banner betmotion copa são paulo

Fortaleza e Athletico Paranaense também caem precocemente, e Corinthians, Santos, Fluminense, América Mineiro e Botafogo avançam:

Um dos primeiros a entrar em campo na última quarta-feira (12), pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Fortaleza chegou motivado para enfrentar o Resende depois de ter passado pela fase de grupos com 100% de aproveitamento. E o início de partida foi bastante promissor para os garotos do Leão do Pici, que começaram controlando a posse de bola e, inclusive, criando uma ótima oportunidade de balançar as redes nos primeiros minutos, mas Ryan, livre de marcação na segunda trave, não conseguiu aproveitar o passe açucarado que recebeu de Miguel. Para piorar, o Resende começou a se encontrar na partida. Se defendendo muito bem durante o primeiro tempo, a equipe carioca passou a explorar bem os contra-ataques. No segundo tempo, o Resende contou com João Felipe para abrir o placar: o meia de 19 anos fez uma bela jogada no meio de campo e bateu de muito longe para acertar o ângulo e marcar um golaço. Depois do gol o Fortaleza se lançou para o ataque e pressionou muito pelo empate, que só foi acontecer aos 40 minutos da etapa final, depois que o colombiano Juan Martínez sofreu pênalti e o camisa 10, Sammuel, assumiu a responsabilidade e converteu a cobrança. Apesar da qualidade apresentada pelo Fortaleza na busca pela vitória nos minutos finais do segundo tempo, o Resende segurou o empate e venceu nas penalidades por 4 a 3. Na próxima fase o Resende volta a enfrentar o Corinthians (as equipes duelaram na fase de grupos), que manteve o 100% de aproveitamento na competição ao golear o Ituano por 5 a 0 na segunda fase da Copinha. No primeiro confronto entre as equipes, o Corinthians venceu por 2 a 1 com muita dificuldade, marcando o gol da vitória nos acréscimos do segundo tempo.

Outro time da elite que caiu de forma precoce nesta segunda fase da Copinha foi o Athletico Paranaense, mas não se considera uma grande decepção por ter enfrentado outro time da elite: o América Mineiro, que teve dificuldade na fase de grupos e se classificou para o mata-mata na segunda posição do grupo 11. Contra o Athletico, porém, o América fez uma boa partida e saiu na frente com gol de cabeça de Júlio César em cobrança de escanteio de Matheus Henrique. Os garotos do Furacão até conseguiram empatar na reta final do jogo, com um golaço de Carlos Biro em chute de fora da área, mas acabaram perdendo nos pênaltis. Na terceira fase da Copinha, o América reencontra o Falcon, que terminou na liderança do grupo 11 e passou pelo Velo Clube na segunda fase, com vitória por 3 a 1.

Mas não foram só os azarões que se deram bem nos jogos de quarta-feira (12) da segunda fase da Copinha. Além do Corinthians e do América, Santos, Fluminense e Botafogo, que estão na elite do futebol brasileiro em 2022, também confirmaram a classificação para a 3ª fase da Copinha. O Santos passou pelo Chapadinha com show dos Meninos da Vila e vai enfrentar a Ferroviária na próxima fase. Os garotos de Xerém também passaram com tranquilidade pela segunda fase da Copinha, venceram o Francana por 3 a 1 e são favoritos para passar pela Ponte Preta na próxima fase. Por fim, o Botafogo teve mais dificuldade para passar pelo São José-RS: depois de empatar sem gols no tempo normal, venceu uma disputa eletrizante de pênaltis, que terminou em 9 a 8 para os cariocas. Com a vitória, o Botafogo se classificou para enfrentar o Taubaté na terceira fase. Assim, os primeiros 8 confrontos da terceira fase, que foram definidos na quarta-feira (12) e vão ser disputados nesta sexta-feira (14), foram: Taubaté x Botafogo (às 11 horas), Votuporanguense x Bahia (às 13:15), Ponte Preta x Fluminense (às 15 horas), Mirassol x Sport (às 16 horas), e Grêmio Novorizontino x Grêmio (às 17:15), Falcon x América Mineiro (às 18:30), Ferroviária x Santos (às 19:30) e Corinthians x Resende (às 21:45).

copa africana de nações - banner betmotion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.