Início » Colunas » Coluna do Verchai » O melhor dos campeonatos europeus

O melhor dos campeonatos europeus  

Isolado na liderança, Paris Saint-Germain tenta manter 100% de aproveitamento na 8ª rodada do Campeonato Francês

Kylian Mbappé & Neymar - Champions
Kylian Mbappé & Neymar (Imagem: reprodução UEFA)

Com exceção da derrota para o Lille na primeira partida da temporada, válida pelo Trophée des Champions, como é chamada a Supercopa da França, e do empate com o Clubb Brugge na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões, coincidentemente na partida que marcou a estreia de Lionel Messi como titular do Paris Saint-Germain, o time comandado por Mauricio Pochettino está 100% nesta temporada. Significa dizer que o clube da capital francesa venceu todas as 7 primeiras rodadas da Ligue 1 (como é chamada a Primeira Divisão da França), incluindo um clássico com o Lyon no Parque dos Príncipes. Messi estava entre os titulares no confronto, mas não conseguiu fazer muito para ajudar o PSG a vencer de virada, pelo placar de 2 a 1, depois que Lucas Paquetá abriu o placar para o Lyon. Assim como foi na vitória da última rodada, sobre o Metz, Neymar e Mbappé foram decisivos para a vitória (no clássico, Neymar empatou convertendo cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo, e Mbappé deu assistência para Icardi decretar a vitória do PSG, comemorada discretamente por Messi no banco de reservas). O craque argentino, camisa 30 do clube de Paris, foi para o banco por opção de Pochettino no confronto com o Lyon mesmo com o time precisando reverter o placar. Logo depois, em treino, Messi machucou o joelho e desfalcou o PSG na última rodada, devendo seguir afastado para recuperação neste fim de semana, quando o time da capital recebe o Montpellier no Parque dos Príncipes pela 8ª rodada da Ligue 1. O confronto está marcado para acontecer às 16 horas (de Brasília) deste sábado (25), no Parque dos Príncipes, com transmissão exclusiva do “Star+” em streaming. Tendo em vista que Neymar, Mbappé e Di Maria estarão a disposição de Mauricio Pochettino e que o Montpellier não vence no Parque dos Príncipes desde o Campeonato Francês da temporada 2009/10, a expectativa é de que o PSG mantenha o 100% de aproveitamento com direito a espetáculo para os parisienses. E no domingo (26), fechando a 8ª rodada da Ligue 1 às 15:45 (no horário de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada, o vice-líder do Campeonato Francês, o Olympique de Marseille de Jorge Sampaoli e Gerson recebe o Lens, atualmente o 4º colocado da Ligue 1, no Stade Vélodrome. Com uma partida a menos, mas com 4 vitórias e 2 empates em 6 rodadas disputadas, o time de Marseille espera seguir na caça do PSG, na busca de garantir cada vez mais sua classificação para a próxima Liga dos Campeões.

Líder invicto e isolado do Campeonato Espanhol, e dono de um ataque poderoso, Real Madrid tem jogo difícil com o Villarreal pela 7ª rodada

Com um Atlético de Madrid inconstante e um Barcelona “largado às traças” (como diriam Zé Neto e Cristiano), o Real Madrid está dominante em La Liga. O técnico Carlo Ancelotti pode até estar precisando fazer alguns ajustes no setor defensivo da equipe Merengue, mas o setor ofensivo está funcionando tão bem que qualquer problema é um mero detalhe. O único tropeço do Real nesta temporada foi um empate diante do Levante fora de casa, pela segunda rodada de La Liga. Ao todo, além de uma vitória sobre a Internazionale na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Real Madrid computou outras 5 vitórias em La Liga, que lhe garantem a liderança isolada da competição, com 16 pontos somados (dois a mais que o vice-líder, Atlético de Madrid). A equipe comandada por Diego Simeone empatou duas vezes e venceu quatro das seis rodadas que disputou. Neste sábado (25), logo às 9 horas da manhã (no horário de Brasília), o Fox Sports transmite para a TV fechada a partida do Atlético contra o Alavés, o lanterna do campeonato, no estádio de Mendizorroza. Apesar de jogar fora de casa, a equipe da capital não deve ter grandes problemas para somar os 3 pontos diante de uma equipe que perdeu as 5 partidas que disputou até aqui em La Liga. Dessa forma, os colchoneros assumiriam a liderança temporária e a pressão recairia toda sobre o Real Madrid, que entra em campo às 16 horas (de Brasília), também neste sábado, com transmissão da ESPN Brasil. Apesar de jogar ao lado da torcida, no Santiago Bernabéu, o Real vai ter um confronto difícil com o Villarreal, o atual campeão da Liga Europa. Apesar de ser apenas o 12º colocado, o Villarreal tem uma partida a menos e ainda está invicto, com 4 empates e 1 vitória em 5 rodadas disputadas. Ainda assim, com Karim Benzema (líder de gols e de assistências) e Vinícius Júnior (vice-artilheiro) voando, a expectativa é de que o Real Madrid se estabeleça ainda mais como o líder do Campeonato Espanhol. E no domingo (26), às 11:15 da manhã (do horário de Brasília), o Barcelona recebe o Levante no Camp Nou com a expectativa de voltar a vencer para subir um pouco mais na tabela de classificação, pois, apesar de ter uma partida a menos, é apenas o 7º colocado neste momento, estando há 7 pontos de distância do líder, Real Madrid.

Napoli quer seguir líder com 100% de aproveitamento no Campeonato Italiano, que tem Inter de Milão x Atalanta como destaque

Para encerrar os destaques deste fim de semana de campeonatos europeus vamos falar da Série A Tim, a Primeira Divisão da Itália. A competição é liderada pelo Napoli, que venceu as 5 primeiras rodadas e é o único com 100% de aproveitamento até aqui. A equipe comandada pelo italiano Luciano Spalletti vai receber o modesto Cagliari, penúltimo colocado, no tradicional estádio Diego Armando Maradona às 15:45 (do horário de Brasília) do domingo (26). A expectativa é de que o Napoli mantenha o 100% de aproveitamento e a liderança, de forma que a pressão recai toda sobre Internazionale (vice-líder), Milan (3º) e Roma (4º), que são os mais próximos do líder. A Inter de Milão, porém, vai ter um confronto duríssimo com a Atalanta (5ª colocada) no estádio Giuseppe Meazza às 13 horas deste sábado (25), com transmissão do “Star+” por streaming. Um pouco mais cedo, às 10 horas da manhã, a ESPN transmite para a TV fechada a partida do Milan, fora de casa, contra o Spezia (16º colocado). A Roma faz clássico com a Lazio no Estádio Olímpico da capital italiana no domingo (26), às 13 horas (de Brasília), com transmissão do Fox Sports para a TV fechada. Na 12ª posição, com 5 pontos conquistados em 5 rodadas, a Juventus entra em campo às 07:30 da manhã (de Brasília) do domingo, enfrentando a Sampdoria em casa, também com transmissão do Fox Sports.

Deixe um comentário