Início » Colunas » Coluna do Verchai » Igor Paixão: a nova joia do futebol brasileiro

Igor Paixão: a nova joia do futebol brasileiro  

Igor Paixão

Igor Guilherme Barbosa da Paixão, ou apenas Igor Paixão, é uma das novas promessas do futebol brasileiro, jovem atacante de 21 anos que já desponta no futebol nacional, e que tem tudo para ser uma grande estrela do futebol mundial.

O jogador chegou em Curitiba, capital do estado do Paraná, em 2014, de origem Quilombola (remanescentes de um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão no país), o garoto, com então 14 anos, deixou Macapá, no estado do Amapá, com seu pai, em busca do seu sonho de se tornar jogador de futebol profissional. Percorreram então 2.837 quilômetros até a capital paranaense, para então fazer um teste para a base do Coritiba. Seu pai entrou no site do Coritiba, time que tinha parceria com a escolinha que o Igor treinava, e conseguiu assim agendar uma peneira de teste para o seu filho.

O início foi complicado, Igor Paixão teve poucas oportunidades, com apenas 18 anos, teve sua estreia no profissional, no ano de 2019, tendo participado de 11 partidas, e não marcando nenhum gol. Para dar experiência ao jogador, o clube decidiu emprestá-lo para o Londrina, clube do interior do Paraná, e até então na Série C do Campeonato Brasileiro, lá, Igor teve um pouco mais de destaque, fazendo 31 partidas e marcando 4 gols, e ajudando a equipe do Londrina a subir para a Série B do Campeonato Brasileiro de futebol.

No ano seguinte, já de volta de empréstimo, o técnico do Coritiba Gustavo Morínigo estava precisando de um atacante de beirada, com velocidade, e assim passou a dar mais oportunidades ao jovem jogador.

No ano de 2021, o jogador melhorou seu números, e conseguiu se destacar na campanha da Série B do Coritiba, com 47 jogos disputados, e 10 gols marcados, ele ajudou o Coritiba a subir para a elite do futebol nacional, começando a chamar a atenção de clubes nacionais e internacionais.

Neste ano de 2022, tanto o Coritiba, quanto Igor Paixão, tem tido um rendimento de destaque, o clube foi campeão do Campeonato Paranaense, com Igor sendo um dos artilheiros do campeonato, ao lado da sua dupla de ataque, Léo Gamalho, os dois com 7 gols marcados. No Campeonato Brasileiro, Igor já fez 7 partidas, com 3 gols marcados e 2 assistências, no total, no ano, o jogador fez 26 jogos, marcando 10 gols e dando 8 assistências, média de quase 0,7 participações em gols por jogo. Seus números não param de subir, suas médias não param de melhorar, e a tendência é de que cada vez fique melhor, dando muitas esperanças de retorno tanto para a torcida, quanto para os caixas do clube.

A boa fase do atacante Igor Paixão está animando a diretoria do Coritiba, clube que formou o atleta, além da contribuição em campo, o jogador também pode representar um reforço para o caixa do clube. Paixão marcou 10 gols e deu 8 assistências em 26 jogos na temporada, marca importante, e as consultas aumentaram nos últimos meses, mas o clube conta com o jovem pelo menos até o final do Campeonato Brasileiro de 2022.

Existe uma grande expectativa ao redor do menino, no início do ano, o Coritiba, ou Coxa, como é chamado pelos seus torcedores, recusou duas propostas pelo atacante de 21 anos. A expectativa é de que ele possa chegar a um valor de mercado de 10 milhões de euros, cerda de mais de 50 milhões de reais, mas esse valor pode ainda melhorar, caso o jogador se destaque no campeonato brasileiro, jogue até o final do ano e consiga ajudar sua equipe a fazer uma boa campanha, coisa que já vem acontecendo, hoje, o Coritiba é o 4º colocado no brasileirão, e muito disso se deve às boas apresentações do atacante. Em 2022, Igor Paixão vem evoluindo cada vez mais e sendo atualmente o atleta em números com o melhor rendimento ofensivo da equipe, além de ser o principal jogador do Coritiba e com grande potencial de venda para fora do país. Algumas equipes já fizeram sondagens pelo atleta, como Flamengo, do Brasil, e outras equipes da Inglaterra, por enquanto, só especulação, mas em breve, certamente choverão propostas altas pelo jogador.

O contrato do jogador foi renovado recentemente até o final de 2024, e caso um negócio aconteça nesses termos, ele superaria o lateral Yan Couto, a maior venda do clube: 6 milhões de euros, em 2019. A multa rescisória do jogador está na casa dos 100 milhões de reais para o mercado nacional, e 50 milhões de euros para o mercado internacional, cerca de 260 milhões de reais.

Estrela mundial? No mundo do futebol tudo é possível, mas em se tratando de qualidade, podemos afirmar que esse menino tem de sobra, se vai dar certo ou não no exterior, só o futuro nos dirá, mas se bem trabalhado, pode sim se tornar um craque do futebol mundial, mas pra isso é preciso ser lapidado. Temos um exemplo recente, Vinícius Jr., jogador que saiu muito cedo do futebol brasileiro, com 18 anos, direto para o maior time do mundo, o Real Madrid, e passou 3 temporadas sendo criticado, virou chacota, mas nunca abaixou a cabeça e seguiu se aperfeiçoando, aprendendo, treinando, e o resultado está aí, gol do título na final da Champions League, a 14º do Real Madrid. Além disso, Vini Jr. foi eleito a revelação desta Champions League, e foi o 5º jogador mais jovem da história a marcar  numa final de Champions League, feito histórico, e que pode servir de inspiração para a nova joia brasileira, Igor Paixão.

Deixe um comentário