Início » Colunas » Coluna do Verchai » Novo técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, chega polemizando

Novo técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, chega polemizando  

Flamengo anuncia que Jorge Sampaoli será o seu novo técnico e gera controvérsias na internet, já que ele é um técnico um tanto polêmico. O último técnico, Vitor Pereira, ficou por apenas um período de 3 meses no clube e sua demissão inclusive gerou uma multa de 15milhões de reais, mas mesmo assim o clube ainda optou por demiti-lo.

Vítor Pereira nunca chegou a ser admirado pela torcida, já que as circunstâncias de sua chegada ao clube não foram as melhores, pois entrou no lugar de Dorival Júnior, que era querido pela torcida e pelo time. Outros erros por parte dele foram cometidas e isso acabou gerando um “ranço” pelos torcedores, como nunca admitir quando o time ia mal num jogo; ou quando discutiu com um torcedor; seu comportamento nas coletivas de imprensa e a gota d’água veio após a derrota do Flamengo para o Aucas, na libertadores, onde suas decisões levaram o time a derrota.

Quem é Jorge Sampaoli?

Jorge Sampaoli é um técnico de futebol argentino, nascido em Casilda, em 13 de março de 1960. Sua carreira no futebol começou como jogador, mas ele não teve muito sucesso nessa área, então decidiu se dedicar à carreira de treinador.

Sampaoli iniciou sua carreira como técnico em 1994, no Club Atlético Alumni, uma equipe da quarta divisão argentina. Depois de passar por alguns clubes menores na Argentina, ele teve a grande oportunidade de treinar o Club Atlético Belgrano, equipe da primeira divisão argentina, em 2002. Em seguida, passou a treinar o Club Atlético Olimpo, mas sua grande conquista como técnico aconteceu em 2009, quando levou o Club Universidad de Chile ao título da Copa Sul-Americana.

Após essa conquista, Sampaoli se tornou um dos técnicos mais requisitados da América do Sul, e em 2011 ele assumiu a seleção chilena. Com a seleção, ele levou o Chile à sua primeira Copa do Mundo em 12 anos, na edição de 2014, onde a equipe chegou às oitavas de final. Em 2015, Sampaoli conquistou a Copa América com a seleção chilena, derrotando a Argentina na final.

Em seguida, Sampaoli treinou o Sevilla, da Espanha, onde conquistou a Liga Europa de 2016. Depois, ele treinou a seleção argentina, mas não teve muito sucesso, sendo eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018. Em seguida, ele foi contratado pelo Santos FC, no Brasil, onde permaneceu por apenas uma temporada.

Em 2019, Sampaoli foi contratado pelo Club Atlético Mineiro, também no Brasil, onde conquistou o Campeonato Mineiro em 2020 e chegou às semifinais da Copa do Brasil no mesmo ano. Em 2021, Sampaoli foi contratado pelo Olympique de Marseille, da França. Em 2022 voltou a treinar o Sevilla, onde ficou por uma temporada e agora foi contratado pelo Flamengo. Ele estava desempregado há mais ou menos 1 mês e meio, após ter sido demitido pelo Sevilla.

Sua chegada ao Flamengo está prevista para alguns dias antes do jogo entre Flamengo e Ñublense do Chile, que ocorrerá no dia 19/04 no Maracanã, ou seja, uma estreia em casa, gera uma pressão em cima dele, ainda mais por conta da rápida passagem de Vitor Pereira pelo time.

Fora dos gramados, Sampaoli é conhecido por sua personalidade intensa e apaixonada pelo futebol. Ele é um estudioso do esporte e é conhecido por sua abordagem tática inovadora e ofensiva. Além disso, ele é adepto do futebol de alta intensidade e pressão, e seus times costumam jogar em um ritmo acelerado e agressivo.

Jorge Sampaoli é um treinador de futebol argentino que já se envolveu em algumas brigas durante sua carreira. Algumas das mais notáveis incluem:

Briga com o ex-jogador Marcelo Bielsa: Sampaoli e Bielsa, ambos argentinos, têm uma longa história de desentendimentos. Em 1998, quando Sampaoli trabalhava como treinador de uma equipe de baixo escalão na Argentina, ele criticou publicamente Bielsa, que era então o técnico da seleção nacional. Bielsa retaliou, chamando Sampaoli de “covarde” em uma entrevista coletiva. Desde então, os dois treinadores têm se alfinetado publicamente em várias ocasiões.

Briga com a polícia chilena: Em 2012, quando era treinador da Universidad de Chile, Sampaoli se envolveu em uma briga com a polícia após um jogo contra o O’Higgins. Sampaoli teria se recusado a apresentar sua identificação para um policial que o abordou na saída do estádio, o que resultou em uma discussão acalorada. Sampaoli acabou sendo detido, mas foi liberado pouco tempo depois.

Briga com um jogador do Santos: Em 2020, quando era treinador do Santos, Sampaoli teve uma discussão acalorada com o atacante Eduardo Sasha durante um treino. Segundo relatos, Sampaoli teria xingado Sasha e o ameaçado com um pedaço de pau. O incidente foi filmado e rapidamente se tornou viral nas redes sociais, causando polêmica entre os torcedores do clube.

Briga com o presidente do Atlético Mineiro: Em 2021, Sampaoli se envolveu em uma briga com o presidente do Atlético Mineiro, clube brasileiro onde trabalhava na época. A briga teria começado depois que Sampaoli criticou publicamente a diretoria do clube por não ter contratado jogadores que ele havia pedido. O presidente reagiu às críticas, chamando Sampaoli de “mentiroso” e “irresponsável”. O técnico, por sua vez, respondeu chamando o presidente de “ignorante” e “despreparado”.

Segundo publicações de torcedores nas redes sociais, muitos estão preocupados, já que o técnico tem uma péssima fama de querer muitas contratações e “tem” que ser do jeito que ele quer, se não começa a “causar”, já que não tem muita “trave” na língua. Ainda comentaram que ele tem a fama de afundar times em dívidas com contratação.

Inicialmente, seu contrato vai até dezembro de 2024, mas data de contrato já não significa permanência!

Ele é conhecido por ter treinado vários clubes de sucesso em Portugal, incluindo Benfica, Sporting CP e Porto, bem como pelo seu trabalho como treinador em outros países, como Brasil e Arábia Saudita.

Durante sua carreira, Jorge Jesus conquistou vários títulos importantes, incluindo a Liga Europa da UEFA, a Primeira Liga Portuguesa, a Taça de Portugal e a Supertaça de Portugal. Ele é considerado um dos treinadores mais bem-sucedidos e respeitados em Portugal e é conhecido por sua personalidade forte e sua abordagem tática inovadora.

A torcida espera que essa contratação seja um acerto apesar da má fama que rodeia Jorge Sampaoli, e só o tempo dirá quem realmente está certo.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário