Início » Colunas » Coluna do Verchai » Aniversário do Santos Futebol Clube, relembre a sua história

Aniversário do Santos Futebol Clube, relembre a sua história  

Santos 1

O Santos Futebol Clube foi fundado em 14 de abril de 1912 na cidade de Santos, estado de São Paulo, Brasil. Desde então, tornou-se uma das equipes mais tradicionais do país e do mundo, com uma história repleta de títulos e grandes jogadores.

Nos anos 50 e 60, o Santos FC viveu sua era de ouro, sob o comando do lendário jogador Pelé. O clube conquistou inúmeros títulos, incluindo cinco Copas Libertadores da América e duas Copas Intercontinentais. Pelé, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, marcou 643 gols em 656 jogos pelo Santos.

Na década de 70, o clube ainda teve grandes jogadores como Edu e Clodoaldo, mas não conseguiu manter o mesmo nível de sucesso dos anos anteriores. O Santos só voltou a conquistar títulos importantes na década de 90, com a geração liderada por Giovanni e Marcelo Passos, que venceu o Campeonato Brasileiro em 2002.

Desde então, o Santos FC tem alternado entre períodos de sucesso e de dificuldades financeiras. Em 2011, a equipe voltou a conquistar a Copa Libertadores da América, com um time liderado por Neymar. O clube também é conhecido por sua base de jovens jogadores, que já revelou grandes talentos como Robinho, Diego e Gabigol.

Ao longo de sua história, o Santos FC já conquistou oito Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil, uma Supercopa do Brasil, duas Recopas Sul-Americanas e uma Conmebol Sul-Americana, entre outros títulos. O clube também é conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e técnico, que inspirou diversas gerações de jogadores e treinadores.

O Santos Futebol Clube é uma das equipes mais bem-sucedidas do futebol brasileiro e mundial, tendo formado diversos jogadores de destaque ao longo de sua história.

Dentre os maiores jogadores que já fizeram parte do Santos, podemos citar:

Pelé: o maior jogador de futebol de todos os tempos começou sua carreira no Santos, onde jogou por 18 anos e conquistou inúmeros títulos.

Neymar: o talentoso atacante brasileiro surgiu no Santos e foi um dos principais jogadores da equipe entre 2009 e 2013, conquistando diversos títulos e prêmios individuais.

Coutinho: o ex-atacante foi um dos principais companheiros de Pelé no Santos, conquistando diversos títulos e marcando mais de 370 gols pelo clube.

Robinho: o habilidoso atacante também surgiu no Santos e fez sucesso na equipe entre 2002 e 2005, conquistando diversos títulos e sendo vendido para o Real Madrid por uma quantia recorde na época.

Zito: o ex-volante foi um dos pilares do Santos nos anos 60, conquistando inúmeros títulos e sendo um dos líderes da lendária equipe que venceu o Mundial Interclubes em 1962 e 1963.

Carlos Alberto Torres: o ex-lateral-direito foi um dos grandes líderes do Santos na década de 60 e conquistou diversos títulos, além de ter sido capitão da seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1970.

Esses são apenas alguns dos grandes jogadores que já fizeram parte do Santos Futebol Clube ao longo de sua história.

O Estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro, é o estádio do Santos Futebol Clube, localizado na cidade de Santos, litoral de São Paulo, Brasil.

A construção do estádio começou em 1915, no local onde antes havia uma chácara. O projeto original foi idealizado por Arnaldo Silveira, e a construção ficou a cargo de Vicente Matallo. O estádio foi inaugurado em 12 de outubro de 1916, com um jogo entre Santos e São Paulo Athletic Club, com vitória santista por 2 a 1.

Ao longo dos anos, o estádio passou por diversas reformas e ampliações. Em 1933, foi construída a arquibancada de concreto, com capacidade para cerca de 8 mil pessoas. Em 1964, foi inaugurada a arquibancada das cadeiras cativas, com capacidade para mais 4 mil pessoas. Em 1997, foi construída a arquibancada das numeradas, aumentando a capacidade do estádio para 20 mil pessoas.

O estádio já recebeu diversos jogos importantes ao longo de sua história, como a final do Campeonato Paulista de 1968, quando o Santos venceu o Guarani por 2 a 1 e conquistou o título. Também foi palco da final da Libertadores de 2011, quando o Santos venceu o Peñarol por 2 a 1 e conquistou o tricampeonato da competição.

Além de ser a casa do Santos Futebol Clube, a Vila Belmiro também já foi utilizada como palco para shows e outros eventos.

Abaixo estão alguns dos maiores shows que aconteceram no estádio:

Ivete Sangalo – 2009: A cantora baiana realizou um show memorável na Vila Belmiro para mais de 20 mil pessoas, com um repertório repleto de sucessos.

Roberto Carlos – 2001: O “Rei” Roberto Carlos também já se apresentou na Vila Belmiro, com um show que reuniu milhares de fãs.

Ozzy Osbourne – 1995: O lendário roqueiro britânico fez uma apresentação histórica na Vila Belmiro, em uma turnê que marcou a volta do artista aos palcos após um período de afastamento.

Racionais MC’s – 2012: O grupo de rap nacional realizou um show histórico na Vila Belmiro, com um público estimado em mais de 20 mil pessoas.

Skank – 2003: A banda mineira se apresentou na Vila Belmiro em uma turnê de sucesso, com um repertório que incluiu hits como “Vou Deixar” e “É Uma Partida de Futebol”.

Esses são apenas alguns exemplos de shows que já aconteceram na Vila Belmiro, que é um espaço histórico e importante para a cultura e entretenimento da cidade de Santos e região.

Em 2015, o estádio foi tombado como patrimônio histórico do município de Santos, reconhecendo sua importância para a cultura e a história da cidade.

Nesse aniversário de 111 anos do clube, muitos famosos se manifestaram nas redes sociais, como o ex-jogador Falcão, que hoje em dia é coordenador esportivo do Santos. Ele falou de sua amizade com o Pelé e ainda expôs a vontade que sempre teve de jogar na Vila Belmiro, disse ainda que é um prazer trabalhar para um time tão tradicional como o Santos.

O ex-jogador Clodoaldo também “rasgou” muitos elogios e disse que o Santos FC fui muito importante em sua carreira e que se sente gratificado com essa oportunidade que teve em sua carreira.

Dentre os muitos jogadores e ex-jogadores que ainda estão se manifestando nas redes sociais, uma coisa é unânime, o respeito pelo Santos e pela sua história.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário