Início » Esportes » Mundial: Flamengo é o quarto brasileiro eliminado antes da final

Mundial: Flamengo é o quarto brasileiro eliminado antes da final  

A eliminação do Flamengo para o saudita Al Halil foi a quarta de time brasileiro em uma semifinal de Mundial de Clubes da Fifa. Internacional, Atlético-MG e Palmeiras igualmente já passaram pela dor de sequer ter a chance de disputar a final contra o representante europeu.

Salem Al-Dawsari do Al Hilal comemorando e ao fundo lamentando David Luiz e Ayrton Lucas do Flamengo
Flamengo repete Internacional, Atlético-MG e Palmeiras em queda precoce nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa (Foto: reprodução Twitter do Al Hilal)

Desde 2005, quando o torneio sob a chancela da entidade máxima do futebol passou a ser disputado seguidamente – antes, em 2000, houve uma primeira edição no Brasil, vencida pelo Corinthians -, sempre o campeão da Champions League foi à decisão da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Por outro lado, os vencedores da Copa Libertadores da América vêm protagonizando vexames, como o do Flamengo nesta terça-feira. Além dos brasileiros, Atlético Nacional e River Plate também foram eliminados nas semifinais por equipes consideradas, na teoria, inferiores tecnicamente.

crash games arte site betmotion

Os colombianos foram tirados da final de 2016 pelo japonês Kashima Antlers, que ganhou por 3 a 0, enquanto o gigante argentino caiu precocemente em 2018, perdendo nos pênaltis para o Al Ain, dos Emirados Árabes, por 5 a 4, após empate por 2 a 2 no tempo normal.

Por sinal, o último título mundial de time sul-americano já tem 10 anos. Foi em 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0, no Japão.

Inter foi o primeiro a dar vexame no Mundial da Fifa

Em 2010, na sétima edição do Mundial de Clubes da Fifa, o Internacional, que havia sido campeão mundial em 2006 em cima do forte Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Deco, acabou se tornando o primeiro time brasileiro a protagonizar o vexame de cair nas semifinais, superado pelo africano Mazembe.

kidiaba goleiro do mazembe comemorando durante jogo que eliminou inter do mundial de clubes em 2010
Goleiro Kidiaba, do Mazembe, em 2010, durante marcante comemoração contra o Internacional. Colorado foi o primeiro time brasileiro a amargar eliminação em semifinal de Mundial de Clubes da Fifa (Imagem: reprodução Fifa.com)

O clube gaúcho perdeu por 2 a 0 do time da República Popular do Congo, com direito à comemoração marcante do folclórico goleiro Kidiaba, quicando com o bumbum no chão.

Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, sediou aquela edição, que terminou com conquista da Internazionale de Milão. Os italianos venceram o algoz do Colorado por 3 a 0.

Time da casa elimina Atlético-MG de Ronaldinho nas semifinais

Em 2013, o Atlético-MG, que contava com o craque Ronaldinho Gaúcho, também não passou das semifinais. repetindo o Internacional. O Galo mineiro não conseguiu chegar à final daquela primeira edição disputada no Marrocos, sendo eliminado pelo representante do país-sede, Raja Casablanca, que bateu a equipe então treinada por Cuca, por 3 a 1.

Na decisão daquele Mundial, o alemão Bayern de Munique fez 2 a 0 contra os marroquinos e conquistou o título da competição.

Palmeiras perdeu até a disputa por 3º lugar em 2020

Na edição de 2020, a décima sétima do torneio organizado pela Fifa, sediada no começo de 2021 pelo Catar (que viria a abrigar a última Copa de seleções, em 2022), o Palmeiras não só caiu na semifinal para o Tigres, do México (que fez 1 a 0, com gol do francês Gignac). O Verdão também perdeu o 3º lugar para o Al Ahly, derrotado nos pênaltis, por 3 a 2.

francês Gignac, em destaque, celebrando gol de penal no 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Mundial de Clubes
(Divulgação)

Assim, o Alviverde, que ali buscava o tão desejado título mundial, acabou se tornando o primeiro sul-americano a terminar em quarto lugar. Já o gigante alemão Bayern de Munique faturou mais uma taça, derrotando o Tigres, por 1 a 0.

Saudita Al Hilal acaba com sonho do bi do Flamengo 

E, por fim, nesta terça-feira (7) amarga para a maior torcida do Brasil, o Flamengo perdeu para o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, e foi mais um brasileiro a cair precocemente nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa de 2022, sediado pelo Marrocos, neste início de 2023.

Campeão mundial no antigo formato de Copa Intercontinental/Toyota Cup, no longínquo ano de 1981, o Mengão fracassou pela segunda vez na busca do bicampeonato. Em 2019, ao contrário da edição 2022, o Rubro-Negro chegou à final, mas acabou perdendo por 1 a 0 para o inglês Liverpool.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário