Início » Colunas » Coluna do Verchai » Luís Castro é o culpado

Luís Castro é o culpado  

Foto: Fogão Net

O Botafogo vive um grande momento na temporada.  Vem muito bem na liderança do Campeonato Brasileiro, disputa as oitavas de final da Copa do Brasil e não deve ter grande dificuldade para se classificar para próxima fase da Copa Sul-Americana.  No entanto, a torcida botafoguense precisou ser paciente com o início de temporada ruim, mas colhe os frutos de um bom trabalho agora.

Nesta temporada o Botafogo sofreu para conquistar uma solidez que há muito tempo se fazia necessária. Com o início ruim no carioca se pensava que o clube viria para mais um ano difícil onde iria lutar para conquistar bons resultados ao longo do ano. Mas não é o que o time demonstra sob o comando do técnico Luís Castro.
O treinador trouxe uma filosofia vencedora para o time, resgatou o clube num momento difícil e deu motivação para os jogadores e não à toa que vem conquistando os resultados neste recomeço na temporada. Algo que o Botafogo, podemos dizer, não estava cogitando após o desempenho no começo do ano.

Filosofia vencedora

Luís Castro implantou uma filosofia vencedora no Botafogo, algo que não se via há muito tempo no clube. Após a vitória em casa sobre o Corinthians por 3 a 0 pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador expressou o seu sentimento em relação ao clube e ao trabalho que vem sendo realizado junto aos atletas.

“Nós já tínhamos dado sinais, na temporada passada, que éramos um time a ficar de olho nos campeonatos. Mas o ser humano esquece muito rápido. Por conta de um estadual, que nem fizemos pré-temporada, nos jogaram no lixo. Isso mexe com os brios das pessoas. Esse momento diz que o tempo é precioso, muito mais do que as palavras, e carrega de colocar as coisas no lugar. Não é preciso dizer nada.” Disse o treinador.

Esse momento diz que o tempo é precioso, muito mais do que as palavras, e se encarrega de colocar as coisas no lugar. Não é preciso dizer nada. Vamos continuar o trabalho, seguir humildes, e fazer aquilo que é obrigação do treinador, fazer a torcida feliz, a administração feliz e os jogadores felizes.”  Completou Luís Castro.

E isso é fato, o Botafogo está representando a filosofia adotada pelo técnico e os resultados estão revelando o quanto esse trabalho é necessário para ter sucesso no futebol brasileiro.

Retorno do prestígio

O Botafogo é um time de muita história no futebol brasileiro, é o time que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira e faz parte da história pentacampeã do Brasil. Essa história foi construída principalmente na década de 1960, onde o clube cedeu 47 jogadores vestindo a camisa do Brasil em Copas do Mundo. Além disso, grandes nomes como Garrincha, Nilton Santos, Didi e outros grandes craques lendários do futebol brasileiro fazem parte desse grupo.

No entanto, ao longo do tempo o clube perdeu notoriedade e protagonismo com o desempenho obtido principalmente com má administração. Há muito considerado a quarta força do futebol carioca, o clube está renascendo com o novo trabalho realizado, o que projeta um futuro diferente para o Botafogo.

Em entrevista, Luís Castro falou sobre o resgate do Botafogo e na intenção de repaginar a rica história do clube.

“O prestígio dos clubes caminha ao longo dos tempos e não precisa de vitórias, precisa de dignidade. Mas o que nos preocupou foi dignidade. E fomos sempre dignos. Trabalhamos muito. A derrota é só uma derrota, só que a derrota às vezes apagam toda a dignidade que levamos a campo. E tem pessoas desonestas intelectualmente, que colocam em pauta os seres humanos nesse momento.

O Botafogo realmente está de volta, mas é pelo seu prestígio ao longo dos tempos e fica mais vivo. Não é pelo resultado.” Disse o técnico.

Ambição na temporada

Diante do bom momento, o clube quer alcançar o melhor resultado possível em todas as competições que disputa e Luís Castro já demonstrou que não vai priorizar competições, pois quer manter o clube bem em todas.

No futebol brasileiro é comum ver um clube, de certa forma, abrindo mão de partidas no Campeonato Brasileiro, por exemplo, para disputar uma partida decisiva na Copa do Brasil ou numa competição continental com a Libertadores e a Sul-Americana, por exemplo, mas Luís Castro já falou que essa não é a intenção no comando da equipe.

“Quando olhamos para as competições não menosprezamos nenhuma. Preciso encontrar um equilíbrio e de todos os jogadores no mesmo nível, o que é algo complexo. Procuramos que seja o mais perfeito possível. É isso que procuro. Não quero deixar a Sul-Americana e Copa do Brasil pra trás, nem perder gás no Campeonato Brasileiro. Não quero deixar nada para trás. Quero ir atrás de tudo e minha equipe quer caminhar em cima das três.” Disse o técnico ao ser questionado sobre o assunto.

Para obter sucesso em todas as competições o gerenciamento do elenco terá que ser eficiente, pois o calendário do futebol brasileiro é pesado e os atletas terão dificuldades ao longo do ano. Um problema que Luís Castro terá que resolver.

A grande culpa

O clube está buscando reestruturação com a SAF e esse é um projeto que vai levar tempo, mas fica fora das quatro linhas. Dentro de campo e no dia a dia quem mostra evolução e realiza um trabalho árduo em busca de resultados são os jogadores.
A equipe se mostra motivada, guerreira e passou a acreditar que pode conquistar títulos nesta temporada, o que é um fato. No entanto, a culpa por essa recuperação tem nome, Luís Castro. O técnico não só conseguiu recomeçar no comando da equipe após a pressão sofrida no início do ano, mas também deu aos jogadores uma nova perspectiva em relação ao trabalho realizado.

No momento o Botafogo segue forte na briga por seus objetivos e com um treinador que acredita nos seus jogadores e assume a responsabilidade sobre os resultados. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas o Botafogo possui agora uma mente capaz de levar o clube para o topo do futebol nacional.

Siga o Betmotion nas redes sociais

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário