Início » Colunas » Coluna do Verchai » Com muito a ser definido, Paulista chega à última rodada no domingo

Com muito a ser definido, Paulista chega à última rodada no domingo  

Competição estadual retornou na quarta-feira (22) e teve surpresas

Artur, marcou o terceiro da vitória do Red Bull Bragantino sobre o São Paulo, em pleno estádio do Morumbi (Reprodução: Twitter)

Depois de pouco mais de 4 meses paralisado, o Campeonato Paulista retornou esta semana e já está em fase decisiva. A penúltima (11ª) rodada iniciou na quarta-feira, com um empate sem gols entre Ituano e Ferroviária, que manteve ambas na última colocação de seus grupos (C e D, respectivamente). O Ituano soma 11 pontos, 1 a menos que a Ferroviária.

Na sequência, a Ponte Preta jogou contra o Grêmio Novorizontino na Arena Barueri e conquistou a vitória que tanto precisava: Bruno Rodrigues e João Paulo, cada um em um tempo, marcaram os dois gols da partida. Com os três pontos a Ponte Preta deixou a última colocação na classificação geral, apesar de somar os mesmos dez pontos do atual lanterna, o Oeste. A Macaca ainda está na zona de rebaixamento, mas chega para a última rodada apenas 1 ponto atrás de Água Santa, Botafogo-SP e Ituano. Portanto, se conquistar mais três pontos na última rodada, fora de casa, diante do Mirassol, tem boas chances de permanecer na Série A do Paulista. Para o Grêmio Novorizontino, a derrota significou a ausência de chances matemáticas de classificação ao “mata-mata” na última rodada. Apesar de estar 3 pontos atrás do Palmeiras (2º colocado no grupo B), ficaria atrás na tabela no critério de desempate (o número de vitórias).

Na mesma hora de Ponte Preta x Grêmio Novorizontino, Santos e Santo André se enfrentaram na Vila Belmiro em partida que poderia valer vaga garantida nas quartas de final do Campeonato Paulista. E valeu. Rodrigo abriu o placar para o Santo André aproveitando sobra de bola em cruzamento na área, mas Yeferson Soteldo deixou tudo igual em bela jogada individual. A partida terminou empatada em 1 a 1 e o ponto somado pelas equipes acabou servindo para garantir ambas no “mata-mata” da competição. O Santos também já tem garantida a liderança do grupo A. O Santo André lidera o grupo B até o momento, com 20 pontos, mas pode perder a posição na última rodada, para o Palmeiras, 2º colocado com 19 pontos. No entanto, como está há 4 pontos do Grêmio Novorizontino (3º colocado do grupo B), não pode mais perder sua vaga nas quartas de final.

Encerrando os jogos da quarta-feira (22), às 21h30, Corinthians e Palmeiras travaram o Dérbi Paulista na Arena, em Itaquera. Mesmo jogando fora de casa, o alviverde de Vanderlei Luxemburgo era visto com certo favoritismo na partida, e começou tentando impor seu ritmo de jogo. Mas o Corinthians de Tiago Nunes não se intimidou, também foi para cima do adversário e conseguiu abrir o placar logo aos 15 minutos do primeiro tempo: em cobrança de escanteio de Fagner, Gil cabeceou fraco, mas um desvio em Felipe Melo no meio do caminho tirou da jogada o goleiro Weverton, que não conseguiu se recuperar a tempo de fazer a defesa. Mas se Weverton não conseguiu evitar o gol corintiano, o goleiro Cássio fez completamente o oposto e impediu várias oportunidades do Palmeiras. A equipe alviverde pressionou muito o Corinthians, que mesmo com Tiago Nunes se apegou à antiga retranca para conseguir a vitória necessária. Com os 3 pontos, o Corinthians chegou à 14 e ainda tem chances de classificação no grupo D, pois está 2 pontos atrás do Guarani (2º colocado). Tudo depende, no entanto, de uma vitória na última rodada, fora de casa, diante do Oeste (lanterna na classificação geral). Se o Guarani empatar com o São Paulo na última rodada, o Corinthians precisará marcar dois gols a mais do que o Bugre para se classificar no critério de desempate. Ou seja, se o Guarani empatar em 0 a 0 com o tricolor, o Corinthians avança com vitória por 2 a 0 ou mesmo 2 a 1 sobre o Oeste.

Pouco se definiu com os jogos de quinta-feira

Água Santa e Mirassol abriram as partidas de quinta-feira com empate sem gols no Estádio José Batista Pereira Fernandes. O resultado mantém o Água Santa na 2ª colocação do grupo A, mas apenas 1 ponto fora da zona de rebaixamento, onde se encontram Ponte Preta (3º do grupo A) e Oeste (4º do grupo A). No entanto, o risco de a equipe cair de colocação e, também, de divisão, é bastante grande, pois o Água Santa joga fora de casa contra o Palmeiras na última rodada. Já para o Mirassol, 2º colocado do grupo C, o resultado deixou a equipe há 1 ponto de se garantir nas quartas de final da competição. Basta um empate em casa contra a Ponte Preta.

E o Mirassol só não garantiu a classificação antecipada porque a Inter de Limeira venceu o Oeste por 2 a 1. O resultado manteve a equipe de Elano com chances de ficar com a vaga na próxima fase, mas para isso, além de ter de vencer a Ferroviária fora de casa, a Inter de Limeira tem de esperar que o Mirassol não some pontos diante da Ponte Preta. Para o Oeste, no entanto, a derrota resultou na queda para a última colocação na tabela geral do Paulista. Se quiser escapar do rebaixamento, o Oeste terá de cumprir a árdua missão de vencer o Corinthians na última rodada.

Além da Ponte Preta, que ainda está na zona de rebaixamento, o Botafogo-SP foi a outra equipe que conquistou 3 pontos na rodada e deu um salto na tabela. A equipe venceu o Guarani em casa, deu adeus à zona de rebaixamento e, de quebra, ajudou o Corinthians. Agora, para garantir sua classificação, o Guarani (2º do grupo D) precisa vencer o São Paulo na última rodada.

O tricolor foi o último a jogar nesta quinta-feira, no Morumbi, diante do RB Bragantino, que venceu fora de casa, assumiu a ponta da classificação geral (e do seu grupo D), com os mesmos 20 pontos do Santo André (líder do grupo B), e já garantiu vaga nas quartas de final. O São Paulo segue na liderança do grupo C, garantido na próxima fase, mas podendo perder a primeira posição para o Mirassol.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário