Início » Colunas » Coluna do Verchai » Libertadores: Fortaleza cai e Atlético MG está na fase de grupos

Libertadores: Fortaleza cai e Atlético MG está na fase de grupos  

Em jogo de volta da 3ª fase da Pré-Libertadores, o Fortaleza voltou a perder para o Cerro Porteño, agora no Paraguai, por 2 a 1, e está fora do torneio. A partida foi disputada nesta quinta-feira (16), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.

bola da conmebol libertadores 2023 no gramado da arena castelao em fortaleza, ceara
Arena Castelão, principal estádio de futebol dos clubes cearenses (Divulgação: Twitter Fortaleza EC)

Assim como o Atlético Mineiro e equipes de outros países específicos, como o próprio Cerro Porteño, do Paraguai, o Fortaleza entrou logo na segunda fase eliminatória da chamada Pré-Libertadores. No primeiro desafio, os comandados do argentino Juan Pablo Vojvoda conseguiram superar o Deportivo Maldonado ao vencer por 4 a 0 no Castelão na partida de volta, depois de empatar sem gols na ida, no Uruguai. Nesta última fase, porém, o cerco se fechou, restaram equipes muito competitivas no páreo de alcançar a fase de grupos da Libertadores e o Fortaleza poderia até ter o Atlético Minero como adversário, mas foi sorteado para enfrentar o Cerro Porteño, do Paraguai. Apesar de nunca ter vencido uma competição continental, o Cerro Porteño esteve nas oitavas de final da Libertadores nas últimas duas edições, sendo atual vice-campeão das Ligas Apertura e Clausura do Paraguai e segundo maior vencedor nacional, atrás apenas do Olimpia. Era evidente que se tratava de um desafio muito complicado para o Fortaleza, que buscava retornar à fase de grupos neste ano. Só que no ano passado o Leão do Pici não precisou disputar a fase preliminar, que tem um histórico bastante assustador para as equipes brasileiras. E diante de um adversário tão acostumado a disputar partidas decisivas de Libertadores, o Fortaleza precisaria estar em seu melhor nível, mas a equipe vacilou.

Em ano de expectativa alta pelas conquistas de 2022, o Fortaleza vai ter que sonhar com a Copa Sul-Americana:

Além do tricampeonato cearense e do bi da Copa do Nordeste, o Fortaleza chegou pela primeira vez em sua história nas oitavas de final da cobiçada Copa Libertadores da América e, depois de terminar o primeiro turno do Brasileirão na lanterna, conseguiu fazer a 3ª melhor campanha do segundo turno e, assim, terminou na 8ª posição (conseguindo uma vaga nas qualificatórias da fase de grupos da Libertadores neste ano). Todas essas conquistas colocaram o argentino Juan Pablo Vojvoda e toda a sua equipe na história do Fortaleza. Em contrapartida, aumentaram o nível da expectativa dos torcedores para a atual temporada, principalmente pela manutenção da comissão e dos principais jogadores, combinada com o investimento em novos contratados.

No entanto, a resposta do Fortaleza não aconteceu. A equipe de Vojvoda perdeu os dois clássicos que fez com o Ceará, tendo ficado com a segunda melhor campanha da fase de grupos do campeonato estadual e não lidera seu grupo da Copa do Nordeste. O Fortaleza viveu momentos difíceis no ano passado também, mas mostrou força para se recuperar nos momentos decisivos. Era isso o que o torcedor esperava na partida de volta da última fase da Pré-Libertadores, depois que, mesmo tendo feito uma boa partida, foi derrotado por 1 a 0 em casa na ida. No entanto, é importante considerar a força do Cerro Porteño, que está invicto no Campeonato Paraguaio, que já está indo para a 9ª rodada.

Jogando diante da torcida na partida de volta contra o Fortaleza, a experiente equipe do Cerro Porteño sabia que tinha a vantagem da vitória na ida a seu favor e usou disso para controlar o ímpeto da equipe brasileira, que teve a primeira chance de marcar logo nos primeiros minutos, assim como teve a primeira chance na partida de ida, no pênalti desperdiçado por Thiago Galhardo. No entanto, mais uma vez a equipe de Vojvoda desperdiçou: depois que o goleiro Jean fez uma grande defesa em jogada armada pela dupla argentina Tomás Pochettino e Martín Lucero, a bola sobrou na entrada da pequena área para Thiago Galhardo com o gol aberto, mas o atacante acabou chutando em cima de Jean, que conseguiu fazer a defesa antes da defesa tirar. Abalado, pressionado e com dificuldade para criar nos minutos seguintes, o Fortaleza viu o Cerro Porteño tomar o controle da partida até abrir o placar com Federico Carrizo ainda no primeiro tempo. Na etapa complementar o Fortaleza voltou bem, pressionando pelo empate, mas não conseguiu ser efetivo e Claudio Aquino deu fim a qualquer esperança cearense com um golaço em voleio do bico da área sem deixar a bola cair. No fim, Guilherme marcou o gol de honra do Leão depois de jogada de Júnior Santos, e ficou nisso: Cerro Porteño 2 x 1 Fortaleza (3×1 no agregado).

Com a eliminação da Libertadores, o Fortaleza vai disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana, na qual pode chegar com o intuito de alcançar uma vaga nas fases finais e lutar pelo título. Este pode já ser um momento decisivo para todos os clubes do Brasil, mas ainda é um início de temporada e muita coisa ainda pode mudar. Ao menos é isso que os torcedores do Fortaleza esperam, para que o time volte a conquistar coisas importantes nesta temporada.

Atlético-MG confirma favoritismo, vence no Mineirão com show de Paulinho e Hulk e está na fase de grupos da Libertadores.

Depois do empate por 1 a 1 na altitude da capital da Colômbia na partida de ida, o Atlético Mineiro recebeu o Millonarios no Mineirão na última quarta-feira (15) pela volta da 3ª e última fase eliminatória da qualificatória à fase de grupos da Libertadores. Apostando em uma escalação mais ofensiva com o retorno de Matías Zaracho, Eduardo Coudet viu o Galo correr riscos, sim, mas controlar a partida e criar as melhores oportunidades de balançar as redes. Mas foi só no segundo tempo, depois de uma belíssima jogada, que o Atlético conseguiu abrir o placar: Hulk teve espaço na ponta direita, encarou a marcação, limpou pra dentro e cruzou na medida, nas costas da defesa, para Paulinho, que infiltrou na hora certa para ficar na cara do gol e testar firme para marcar. Na reta final a rede ainda balançou mais 3 vezes: Paulinho marcou o segundo de cabeça em outra assistência fantástica, desta vez de Patrick, e Hulk, com uma bicicleta em assistência de Paulinho, também deixou o golaço dele. O Millonarios descontou nos acréscimos com Uribe, e o Atlético-MG venceu por 3 a 1 (4 a 2 no agregado).

O sorteio da fase de grupos acontece no dia 27 deste mês, às 21 horas (de Brasília), na sede da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai. Além de Atlético-MG, estarão no sorteio outros 6 brasileiros: Athletico Paranaense, Palmeiras e Flamengo vão ser cabeça-de-chave, Internacional, Corinthians e Fluminense estão no pote 2 e o Atlético Mineiro aparece no pote 4, o que faz com que haja a possibilidade de um grupo com 3 brasileiros.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário