Em jogo de volta da 3ª fase da Pré-Libertadores, o Fortaleza voltou a perder para o Cerro Porteño, agora no Paraguai, por 2 a 1, e está fora do torneio. A partida foi disputada nesta quinta-feira (16), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.
Assim como o Atlético Mineiro e equipes de outros países específicos, como o próprio Cerro Porteño, do Paraguai, o Fortaleza entrou logo na segunda fase eliminatória da chamada Pré-Libertadores. No primeiro desafio, os comandados do argentino Juan Pablo Vojvoda conseguiram superar o Deportivo Maldonado ao vencer por 4 a 0 no Castelão na partida de volta, depois de empatar sem gols na ida, no Uruguai. Nesta última fase, porém, o cerco se fechou, restaram equipes muito competitivas no páreo de alcançar a fase de grupos da Libertadores e o Fortaleza poderia até ter o Atlético Minero como adversário, mas foi sorteado para enfrentar o Cerro Porteño, do Paraguai. Apesar de nunca ter vencido uma competição continental, o Cerro Porteño esteve nas oitavas de final da Libertadores nas últimas duas edições, sendo atual vice-campeão das Ligas Apertura e Clausura do Paraguai e segundo maior vencedor nacional, atrás apenas do Olimpia. Era evidente que se tratava de um desafio muito complicado para o Fortaleza, que buscava retornar à fase de grupos neste ano. Só que no ano passado o Leão do Pici não precisou disputar a fase preliminar, que tem um histórico bastante assustador para as equipes brasileiras. E diante de um adversário tão acostumado a disputar partidas decisivas de Libertadores, o Fortaleza precisaria estar em seu melhor nível, mas a equipe vacilou.
Em ano de expectativa alta pelas conquistas de 2022, o Fortaleza vai ter que sonhar com a Copa Sul-Americana:
Além do tricampeonato cearense e do bi da Copa do Nordeste, o Fortaleza chegou pela primeira vez em sua história nas oitavas de final da cobiçada Copa Libertadores da América e, depois de terminar o primeiro turno do Brasileirão na lanterna, conseguiu fazer a 3ª melhor campanha do segundo turno e, assim, terminou na 8ª posição (conseguindo uma vaga nas qualificatórias da fase de grupos da Libertadores neste ano). Todas essas conquistas colocaram o argentino Juan Pablo Vojvoda e toda a sua equipe na história do Fortaleza. Em contrapartida, aumentaram o nível da expectativa dos torcedores para a atual temporada, principalmente pela manutenção da comissão e dos principais jogadores, combinada com o investimento em novos contratados.
No entanto, a resposta do Fortaleza não aconteceu. A equipe de Vojvoda perdeu os dois clássicos que fez com o Ceará, tendo ficado com a segunda melhor campanha da fase de grupos do campeonato estadual e não lidera seu grupo da Copa do Nordeste. O Fortaleza viveu momentos difíceis no ano passado também, mas mostrou força para se recuperar nos momentos decisivos. Era isso o que o torcedor esperava na partida de volta da última fase da Pré-Libertadores, depois que, mesmo tendo feito uma boa partida, foi derrotado por 1 a 0 em casa na ida. No entanto, é importante considerar a força do Cerro Porteño, que está invicto no Campeonato Paraguaio, que já está indo para a 9ª rodada.
Jogando diante da torcida na partida de volta contra o Fortaleza, a experiente equipe do Cerro Porteño sabia que tinha a vantagem da vitória na ida a seu favor e usou disso para controlar o ímpeto da equipe brasileira, que teve a primeira chance de marcar logo nos primeiros minutos, assim como teve a primeira chance na partida de ida, no pênalti desperdiçado por Thiago Galhardo. No entanto, mais uma vez a equipe de Vojvoda desperdiçou: depois que o goleiro Jean fez uma grande defesa em jogada armada pela dupla argentina Tomás Pochettino e Martín Lucero, a bola sobrou na entrada da pequena área para Thiago Galhardo com o gol aberto, mas o atacante acabou chutando em cima de Jean, que conseguiu fazer a defesa antes da defesa tirar. Abalado, pressionado e com dificuldade para criar nos minutos seguintes, o Fortaleza viu o Cerro Porteño tomar o controle da partida até abrir o placar com Federico Carrizo ainda no primeiro tempo. Na etapa complementar o Fortaleza voltou bem, pressionando pelo empate, mas não conseguiu ser efetivo e Claudio Aquino deu fim a qualquer esperança cearense com um golaço em voleio do bico da área sem deixar a bola cair. No fim, Guilherme marcou o gol de honra do Leão depois de jogada de Júnior Santos, e ficou nisso: Cerro Porteño 2 x 1 Fortaleza (3×1 no agregado).
Com a eliminação da Libertadores, o Fortaleza vai disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana, na qual pode chegar com o intuito de alcançar uma vaga nas fases finais e lutar pelo título. Este pode já ser um momento decisivo para todos os clubes do Brasil, mas ainda é um início de temporada e muita coisa ainda pode mudar. Ao menos é isso que os torcedores do Fortaleza esperam, para que o time volte a conquistar coisas importantes nesta temporada.
Atlético-MG confirma favoritismo, vence no Mineirão com show de Paulinho e Hulk e está na fase de grupos da Libertadores.
Depois do empate por 1 a 1 na altitude da capital da Colômbia na partida de ida, o Atlético Mineiro recebeu o Millonarios no Mineirão na última quarta-feira (15) pela volta da 3ª e última fase eliminatória da qualificatória à fase de grupos da Libertadores. Apostando em uma escalação mais ofensiva com o retorno de Matías Zaracho, Eduardo Coudet viu o Galo correr riscos, sim, mas controlar a partida e criar as melhores oportunidades de balançar as redes. Mas foi só no segundo tempo, depois de uma belíssima jogada, que o Atlético conseguiu abrir o placar: Hulk teve espaço na ponta direita, encarou a marcação, limpou pra dentro e cruzou na medida, nas costas da defesa, para Paulinho, que infiltrou na hora certa para ficar na cara do gol e testar firme para marcar. Na reta final a rede ainda balançou mais 3 vezes: Paulinho marcou o segundo de cabeça em outra assistência fantástica, desta vez de Patrick, e Hulk, com uma bicicleta em assistência de Paulinho, também deixou o golaço dele. O Millonarios descontou nos acréscimos com Uribe, e o Atlético-MG venceu por 3 a 1 (4 a 2 no agregado).
O sorteio da fase de grupos acontece no dia 27 deste mês, às 21 horas (de Brasília), na sede da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai. Além de Atlético-MG, estarão no sorteio outros 6 brasileiros: Athletico Paranaense, Palmeiras e Flamengo vão ser cabeça-de-chave, Internacional, Corinthians e Fluminense estão no pote 2 e o Atlético Mineiro aparece no pote 4, o que faz com que haja a possibilidade de um grupo com 3 brasileiros.
Siga o Betmotion nas redes sociais
Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais: