Início » Colunas » Coluna do Verchai » Já no primeiro jogo da Copa, o anfitrião perde

Já no primeiro jogo da Copa, o anfitrião perde  

jogadores do equador comemorando durante vitória sobre catar na anertura da copa de 2022
(Reprodução: Twitter Fifa World Cup)

Essa é a primeira vez na história das Copas do Mundo que o país anfitrião perde no primeiro jogo.

Estava claro o nervosismo e a falta de entrosamento do Catar. Havia uma expectativa em cima deles, já que esse time está treinando junto há cinco meses. É claro que devemos levar em conta o fato de nunca terem participado de uma Copa antes. 

O goleiro do Catar Saad Al-Sheeb, teve um péssimo desempenho durante o jogo que aconteceu no Estádio Al Bayt. Já nos primeiros minutos de jogo, o Equador fez três gols, sendo que um foi anulado por meia coxa de impedimento.

A Seleção Catariana de Futebol  é bem nova e representa o Catar nas competições de futebol da FIFA. Nessa Copa do Mundo, o Catar será a sede e esta também será a sua primeira participação numa Copa do Mundo . Foi em 2019, que o Catar conseguiu conquistar seu título mais importante até aqui, já que é uma seleção bem “jovem”.

Em 2019 participou da Copa da Ásia, que aconteceu um Dubai e venceu o Japão de 3×1.

O futebol chegou no Catar em 1940, mas o primeiro jogo oficial aconteceu somente em 1948, com um time composto por petroleiros expatriados. 

Em 1960, foi fundada a  Associação de Futebol do Catar  e entro para a FIFA em 1970. No mesmo ano, a Associação de Futebol de Bahrein estava em pleno planejamento para uma competição regional de futebol no Conselho de Cooperação do Golfo e os funcionários do Catar estavam juntos nessa elaboração. Acabou dando tudo certo e em 1970, no mês de março foi inaugurada a Arabian Gulf Cup ( Copa das nações do Golfo).

Mesmo após a sua entrada para FIFA, não conseguiu se classificar para nenhuma Copa desde lá. Em algumas ficou no “quase”, mas não conseguiu.

A Seleção catariana já contou com 5 jogadores brasileiros em sua equipe, um deles foi o jogador Emerson Sheik, que é naturalizado Catari. Jogou apenas 3 partidas pela Seleção Catariana; o jogador Fábio César Montezine, que foi descoberto pelo São Paulo Futebol Clube, ficou mais que o Emerson e jogos em 28 jogos chegando a ser o capitão da equipe;  Rodrigo Tabata, Araújo e Renan Oliveira também já passaram por lá.

A Seleção é comandada por Félix Sánchez Bas, que é espanhol, natural da cidade de Barcelona. Ele entrou como treinador da equipe sub-19 do Catar em 2013, mas mora  no Catar desde 2006. Em 2017, Sánchez que já havia treinado a seleção sub-20 e sub-23 entrou para substituir Jorge Fossati, um uruguaio que treinava o time principal. 

No jogo entre Catar e Equador, pudemos sentir a facilidade dos equatorianos nos passes e nas finalizações, já que se compararmos os dois durante o jogo de estreia, o Catar só conseguiu finalizar uma jogada no último minuto do 1º tempo, enquanto o Equador já havia feitos três gols, mas um foi anulado, como já falei antes. 

A Seleção Equatoriana de futebol é mantida pela Federación Ecuatoriana de Fútbol ( que é a entidade máxima do futebol  no país). Essa equipe vem evoluindo muito bem nos últimos anos e aparecendo cada vez mais, com a disputa de Mundiais em 2002 e 2006.

Nunca ganhou uma Copa do Mundo, mas em 1959 ficou em quarto lugar no Sul-americano e em 1993 também ficou em quarto lugar na Copa.

Sua melhor colocação em uma Copa do Mundo foi na Copa da Alemanha, em que chegaram às oitavas de final e acabaram eliminados pela Inglaterra.

Começaram sua participação em Copas do Mundo no ano de 2002, na Copa do Japão e nas seguintes só não se classificou para a Copa de 2010 e 2018.

Na sua história nas Copas do Mundo, essa é a sua 4ª participação, e sem contar com a Copa em andamento, disputou 9 jogos e teve 4 vitórias, 5 derrotas.

camisa 13 do equador enner valencia destaque vitoria sobre catar abertura copa 2022
Atacante Enner Valencia foi o grande destaque da vitória do Equador sobre o Catar no jogo de abertura da Copa do Mundo de 2022 (Reprodução: Twitter Fifa World Cup)

A estrela do jogo de estreia foi o jogador Enner Valencia, que é o autor dos dois gols e se mostrou muito centrado no jogo e muito controlado emocionalmente, ao contrário dos jogadores catarianos.

Enner Remberto Valencia Lastra, ou apenas Enner Valencia é equatoriano e além de jogar pela Seleção do Equator, joga atualmente no  Fenerbahçe, que é um clube de futebol turco. Estreou na Seleção Equatoriana em fevereiro de 2012, durante um jogo amistoso contra Honduras.

É um ótimo atacante e alguns o chamam de “motor de arranque”, já que corre muito e parece estar no lugar certo na hora certa, pelo menos foi o que pareceu no jogo de abertura da Copa do Catar. Também teve destaque na Copa de 2014 no jogo de abertura onde marcou de cabeça, mas a Suiça acabou vencendo esse jogo que foi de 2×1.

Entrou para o futebol no time do Caribe Junior em 2005 e passou por vários clubes, sempre na posição de atacante. Chegou ao Fenerbahçe em 2020 onde está até o momento.

No ano de 2017 ganhou um prêmio individual como melhor jogador do Campeonato Mexicano e como artilheiro acabou levando três prêmios, na Copa Sul-Americana em 2013, onde fez 5 gols; no Campeonato Mexicano Clausura no ano de 2014 onde fez 18 gols e na Liga dos Campeões da CONCACAF em 2019 onde marcou 7 gols.

Apesar de seu sobrenome ser o mesmo do jogador Antonio Valencia do Manchester United eles não tem nenhum grau de parentesco, é somente uma coincidência.

Aos 33 anos de idade, Enner Remerto é casado e pai de um menino fruto desse relacionamento, mas tem mais uma filha.

No ano de 2016, passou por uma situação no mínimo interessante, pois enquanto jogava contra o Chile, simulou uma lesão, que nunca existiu e saiu do estádio numa maca e com oxigênio, parecendo que tinha sido “feio” o que estava sentindo. Mas o que ninguém sabia é que tudo isso era uma encenação para fugir de uma ordem de prisão por falta de pagamento de pensão dessa outra filha. No final, ele chegou ao hospital e conseguiu não ir preso chegou num acordo juntamente com seu advogado e tudo ficou bem e sua ordem de prisão foi anulada.

Essa copa já teve um início diferente, vamos acompanhar “as cenas dos próximos capítulos”.

Deixe um comentário