Início » Colunas » Coluna do Verchai » Grêmio pode ser oitavo brasileiro nos grupos da Libertadores

Grêmio pode ser oitavo brasileiro nos grupos da Libertadores  

Grêmio busca vitória simples em casa para evitar ficar de fora da fase de grupos pela primeira vez em seis anos

Ferreira em ação, pelo Grêmio, em Quito, contra o Ayacucho, em jogo pela Pré-Libertadores de 2021
Com nova vitória sobre o Ayacucho, fora de casa, Grêmio avança à terceira fase da Libertadores, a última antes dos grupos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Na última sexta-feira (09), o Grêmio enfrentou o Independiente del Valle pela partida de ida da terceira e última fase eliminatória da Copa Libertadores da América em uma situação bastante desconfortável. A equipe gaúcha constatou casos de Covid na delegação, incluindo dois jogadores e o técnico Renato Portaluppi, antes da partida que estava marcada para acontecer na quarta-feira (07), no Equador (casa do Independiente), o confronto foi remarcado para sexta-feira, no Paraguai. Mesmo assim, o Grêmio conseguiu fazer uma boa partida e saiu na frente, com gol do artilheiro Diego Souza. No segundo tempo, porém, o time gaúcho acabou recuando demais suas linhas e sofreu a virada do Independiente, com dois gols de Lorenzo Faravelli. Nesta quarta-feira (14), portanto, o Grêmio recebe o Independiente del Valle em sua Arena, em Porto Alegre (no Rio Grande do Sul), precisando de uma vitória para avançar à fase de grupos da Libertadores e fazer valer todo o planejamento do clube para a temporada. Tanto a manutenção do técnico Renato Portaluppi como o investimento em novas contratações tem a ver com a busca do Grêmio por se tornar o primeiro time brasileiro a conquistar a principal competição sul-americana pela quarta vez (mesma busca de Santos e São Paulo). Para tanto, o tricolor gaúcho aposta todas as suas fichas no experiente artilheiro Diego Souza, e conta com um meio de campo de muita qualidade para servi-lo. O camisa 29 gremista precisa marcar para ajudar o time gaúcho a avançar na Libertadores e, de quebra, alcançar duas marcas importantes: de 50 gols pelo clube e um total de dezesseis gols na Libertadores (mesma marca de nomes como Zico e Jardel). No entanto, nem tudo são flores para o Grêmio. Além de não contar com o técnico, Renato Portaluppi (com Covid), o tricolor também não vai contar com o chileno Cézar Pinares, que vinha dando a dinâmica que o meio de campo precisava para ser mais efetivo no campo de ataque. Com isso, o interino Alexandre Mendes pode optar por dar uma chance para Jean Pyerre tentar reencontrar o seu melhor futebol, ou, como fez no segundo tempo da última partida, entrar com Lucas Silva (ou Darlan Mendes) para dar mais liberdade à Matheus Henrique e Maicon, que deve retornar ao time principal para o jogo de volta. Além dele, Kannemann também foi relacionado para a partida e deve estar entre os titulares (pela necessidade), diferentemente do atacante Pepê, que deve ficar como opção no banco de reservas por conta da ótima fase de Ferreirinha e Léo Chu, além do já consagrado Alisson, que certamente vai estar entre os titulares. Caso avance, o tricolor gaúcho vai para o grupo A da Libertadores, junto com Palmeiras (atual campeão da Libertadores), Defensa y Justicia (campeão da Copa Sul-Americana) e Universitario (vice-campeão peruano).

Santos empata com o San Lorenzo na Vila Belmiro e é primeiro a garantir vaga

Na última terça-feira (13), o Santos recebeu o San Lorenzo no Estádio Urbano Caldeira pela partida de volta da terceira e última fase eliminatória da Libertadores. Na primeira partida, disputada em Buenos Aires, na Argentina, o Santos surpreendeu ao sair para o jogo desde os primeiros minutos, mostrou superioridade técnica e tática e alcançou uma importante vitória por 3 a 1, que lhe permitia ser derrotado por um gol de diferença ou até por 2 a 0 na Vila Belmiro (por conta do gol fora). No entanto, como era de se esperar, o Santos mais uma vez optou por fazer uma partida franca com o San Lorenzo e, mais uma vez, levou a melhor. Talvez por precisar do resultado, a equipe argentina conseguiu ter mais volume ofensivo do que na primeira partida, principalmente através de jogadas em profundidade para colocar a bola na área, mas foi o Santos que conseguiu balançar a rede primeiro, em um lance até improvável: Marcos Leonardo recebeu em profundidade de Pará e carregou até ficar sem ângulo, mas acabou surpreendendo o goleiro com um chute certeiro para o gol. Depois de abrir o placar, a equipe santista acabou recuando e foi bastante pressionada pelos argentinos, mas também conseguiu levar muito perigo através dos rápidos contra-ataques com Soteldo e Marinho. O panorama seguiu o mesmo no segundo tempo, até que, depois de uma chance clara de marcar em cobrança de escanteio, o San Lorenzo viu Marinho disparar livre de marcação desde o campo de defesa e ser derrubado por Gabriel Rojas na entrada da área com um carrinho por trás. O Santos logo se aproveitou do fator numérico, somado à vantagem no placar, para voltar a balançar as redes: Soteldo avançou com a bola dominada e rolou na área para Pará, que abusou da experiência e chegou chapando no canto de primeira, tirando qualquer chance de defesa. Só que o Santos acabou recuando ainda mais depois de abrir 2 a 0 e permitiu que o San Lorenzo chegasse ao empate, com Franco di Santo em bola aérea e com Angel Romero em chute de fora da área. O resultado, de qualquer forma, serviu para o alvinegro praiano garantir seu lugar no grupo C da Libertadores, junto com Boca Juniors (atual campeão argentino), Barcelona de Guayaquil (atual campeão equatoriano) e The Strongest (atual vice-campeão boliviano). E o Santos já retorna à campo pela Libertadores na próxima terça-feira (20), para fazer a abertura da fase de grupo contra o Barcelona (ECU), na Vila Belmiro. No mesmo dia, o Internacional enfrenta o Always Ready na Bolívia, pelo Grupo C; o São Paulo vai até o Peru para enfrentar o Sporting Cristal, pelo grupo E; e o Flamengo joga contra o Vélez Sarsfield na Argentina, pelo grupo G. Antes disso, porém, na próxima sexta-feira (16), o Santos enfrenta a Ponte preta fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, no qual o Peixe aparece na vice-liderança do grupo D.

Deixe um comentário